A equipe do Sabugy de Santa Luzia está completando 100 anos de existência nesta domingo, 09 de abril, a equipe tem como atual presidente Malakias Filho que está a vários anos a frente do clube, é filiado a Federação Paraibana de Futebol representando Santa Luzia e o Vale do Sabugi nas competições oficiais promovidas pela Federação Paraibana de Futebol, confira o histórico do clube que foi extraído do site Wikipédia:
"O Sabugy foi fundado em 9 de abril de 1923. Seu primeiro presidente foi Manoel Bianor de Freitas. Em 7 de setembro de 1923, realizou sua primeira partida, com vitória sobre o São Mamede Esporte Clube, pelo escore de 1 x 0. O time estava escalado com: Gil Gonçalves, Manoel Medeiros, Solon Machado, Chico Graciano, Manoel Pequeno, Aderbal Vilar, Chico Soares, Moacir Medeiros, Manoel Bianor de Freitas, M8anoel Benício e Noberto Baracuy.
Até os meados de 1960, Luís Marinho destaca as vitórias obtidas em Caicó e São José do Seridó (Rio Grande do Norte), inclusive vencendo por duas vezes o selecionado de Caicó. Obteve um troféu em disputa com um quadro da cidade de Patos, e por fim foi campeão do certame organizado por equipes de São Mamede, Juazeirinho, Santa Luzia e Soledade".
O Sabugy disputou o Campeonato Paraibano 2ª Divisão por oito temporadas, inclusive na primeira participação que foi em 2005 mandou seus jogos no Estádio Domingão em São José do Sabugi, nas outras participações mandou seus jogos no estádio José Cavalcanti em Patos, Amigão em Campina Grande e Carneirão em Cruz do Espírito Santo, confira as colocações do clube em cada edição que participou da divisão de acesso do estadual da Paraíba:
2005: 7ª Posição
2014: 8ª Posição
2015: 11ª Posição
2016: 8ª Posição
2018: 10ª Posição
2019: 10ª Posição
2020: Não houve disputa
2021: 9ª Posição
2022: 6ª Posição
A equipe tem títulos em competições amadoras locais e regionais, já no profissional segue sem conquistar nenhum, nas competições profissionais juntando da base ao adulto, sua melhor colocação foi ter chegado as semifinais do Campeonato Paraibano Sub-19 de 2019 quando a equipe estava sendo comandada pela empresa do Gestor Sabino, nas demais competições que disputou chegou no máximo nas quartas de finais e a maioria acabou eliminada na fase de grupos, neste ano do centenário fica a expectativa de campanhas melhores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador