![]() |
| Elias foi relacionado pelo América-RN em três jogos do Campeonato Potiguar (Foto: Augusto César Gomes) |
Dois clubes do futebol potiguar receberam punições por parte da Federação Norte-Riograndense de Futebol. América-RN e Potyguar Seridoense tiveram pontos retirados da classificação por conta de denúncias de seis clubes que disputam o campeonato estadual.
Os times teriam utilizado atletas de maneira irregular em jogos do Potiguar 2026. Dois jogadores do Potyguar e um do América teriam sido inscritos em partidas da competição sem contrato profissional vigente, apenas contratos na categoria Amador, o que fere as regras da competição.
Segundo o regulamento do certame, um atleta não pode disputar a competição com um contrato na categoria amador a partir do momento que complete 20 anos de idade.
Com isso, ABC, Globo, Laguna, QFC, Potiguar e Santa Cruz encaminharam à FNF uma notícia de infração, denunciando o caso. A Federação remeteu o documento ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte, que vai analisar a situação.
Até que o caso tenha um veredito final, a Federação puniu os dois clubes: o Potyguar Seridoense perdeu 15 pontos, e o América-RN teve 18 pontos retirados, de acordo com o Artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
Com a punição, a classificação do Campeonato Potiguar 2026 está da seguinte maneira, após quatro rodadas disputadas:
O que dizem os clubes?
Em nota nas redes sociais, o América-RN afirmou que é inocente, alegando que “a situação envolve, no máximo, uma discussão de natureza interpretativa sobre dispositivos regulamentares, tema que está sendo tratado com responsabilidade e serenidade pelas instâncias competentes” e que o departamento jurídico do clube está tomando as providências necessárias para esclarecer os fatos.
Já o Potyguar Seridoense afirmou que recebeu com surpresa a punição aplicada pela FNF. Nas redes sociais, o Leão do Seridó disse que “reafirma seu compromisso com a legalidade, com o respeito às normas do futebol e com a lisura das competições, confiando que a Justiça Desportiva saberá restabelecer o equilíbrio, a segurança jurídica e o pleno respeito aos direitos das entidades participantes”.





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador