VOCÊ SE LEMBRA DO POLIVALENTE ZÉ HUGO? - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 13 de dezembro de 2025

VOCÊ SE LEMBRA DO POLIVALENTE ZÉ HUGO?

No dia 20 de julho de 1951, na próspera cidade de Sapé-PB, terra do abacaxi e do nosso poeta maior Augusto dos Anjos, nasceu José Hugo Falcão Coelho, atleta polivalente que ficou conhecido popularmente como Zé Hugo.
Tudo começou em 1963, quando ele passou a jogar futebol de campo na posição de goleiro no infantil do Botafogo Futebol Clube, seguindo depois pelo infantojuvenil, juvenil, amador e profissional. Na época, a base do clube era comandada pelos abnegados Seu Luís, Aluísio Ventola e Prince. No Botafogo — então apenas alvinegro — Zé Hugo, ao lado de muitos adolescentes, conquistou vários títulos e ainda disputou algumas partidas pelo profissional entre 1970 e 1971.
De 1960 a 1966, o nosso homenageado estudou no Colégio Marista Pio X, participando dos jogos internos, o Maristão, e dos Jogos da Primavera. Em 1968, ele passou a estudar no Colégio Lins de Vasconcelos, instituição que valorizava intensamente o esporte amador e reunia alguns dos melhores atletas para defender suas cores. Em 1973, Zé Hugo concluiu o curso de Educação Física na Universidade Unipê. Por todas essas instituições de ensino, disputou diversas competições como atleta de basquete e handebol.
Paralelamente ao futebol de campo, Zé Hugo iniciou-se nas quadras praticando basquete e handebol, atuando como armador e armador central, respectivamente. Dentro dos ginásios, construiu um nome que enche de orgulho os paraibanos, seja como atleta, treinador ou dirigente. Desde 1969, quando disputou os Jogos Estudantis Brasileiros em Niterói-RJ ao lado de Joelson, Maurição, Flávio Augusto, Fábio Alberto, Ivison, Rommel, Vladimir e Ademar, até os dias atuais, Zé Hugo vem defendendo e honrando as cores preto e vermelho do nosso estado. São décadas de dedicação e exemplos para as gerações seguintes, com títulos conquistados em competições estudantis, universitárias, estaduais, brasileiras e sul-americanas.
Quando a Paraíba foi heroicamente campeã brasileira de handebol nos JUBs — Jogos Universitários Brasileiros — em 1975, na cidade de Maceió-AL, Zé Hugo foi um dos destaques da equipe. No ano seguinte, em 1976, quando a Paraíba conquistou os JEBs — Jogos Estudantis Brasileiros — em Brasília-DF, ele era o treinador. Como Assistente Técnico da Seleção Brasileira de Handebol, entre 1986 e 1988, teve a oportunidade de ser campeão sul-americano. Também participou de vários eventos esportivos no exterior, com destaque nos Estados Unidos.
Por diversas vezes, o desportista Zé Hugo chefiou a delegação paraibana nos JEBs e nos Jogos da Juventude. Foi Oficial da delegação do Brasil nos Jogos Sul-Americanos realizados em Assunção, no Paraguai, em 2025. Durante trinta anos consecutivos, foi treinador do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, as Lourdinas, tradicional instituição de ensino religiosa que sempre investiu no conhecimento e no esporte. Também treinou, por muitos anos, as seleções paraibanas e universitárias.
Sua dedicação ao esporte é tão intensa e dinâmica que ele é o idealizador e organizador dos Jogos Indígenas e dos Jogos da Comunidade Cigana da Paraíba. E tudo isso, caro leitor, com a maior simplicidade e alegria. Zé Hugo — um dos ídolos do nosso handebol, com história internacional é frequentemente visto com sua tradicional bermuda, sorriso largo no rosto, abraçando e cumprimentando a todos.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, fica a certeza de que José Hugo Falcão Coelho, o popular Zé Hugo, escreveu seu nome com tintas douradas e perpétuas na história brilhante do esporte paraibano.

SERPA DI LORENZO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui