VOCÊ SE LEMBRA DO COMPETENTE ÁRBITRO JOSÉ CLIZALDO? - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 29 de novembro de 2025

VOCÊ SE LEMBRA DO COMPETENTE ÁRBITRO JOSÉ CLIZALDO?

 
JOSÉ CLIZALDO DA SILVA FRANÇA nasceu na pequena cidade de Rancharia, interior do estado de São Paulo - SP, precisamente no dia 10 de agosto do ano de 1953 e ainda criança veio morar no Nordeste. Dos 13 aos 15 anos de idade estudou no Ginásio Agrícola da cidade de Currais Novos-RN em regime interno onde começou a praticar futebol de campo e salão.
Com excelente preparo físico, boa estatura e colocação dentro das quatro linhas, foi ele jogar de quarto zagueiro na equipe do Grêmio Futebol Clube da cidade de Nova Floresta – PB. Quando completou 17 anos, os seus pais se mudaram para a cidade de João Pessoa-PB e ele foi encaminhado para treinar no juvenil do Botafogo Futebol Clube ao lado de Zé Rui, Zé Hugo, Eudes, Marcos Medeiros, Psiu, Macau, Tênio, Valdir, Dido, Babau, Mazinho, Marcos Silva, Cabelinho, Américo e tantos outros adolescentes sob o comando dos abnegados Seu Luís e Aluísio Ventola. Eles alegravam o torcedor paraibano nas saudosas e acirradas preliminares do campinho da Graça enfrentando as fortes equipes do Santos de Tereré, do Ibis de Dimas Medeiros, da Portuguesa de Baza e do Estrela do Mar de Frei Albino. Clizaldo sagrou-se tricampeão paraibano juvenil.
Paralelamente ao compromisso com o futebol praticado em clubes, Clizaldo jogou na seleção do Colégio Lyceu Paraibano, disputou os Jogos da Primavera, Jogos Universitários Paraibanos e os Jogos Universitários Brasileiros, neste último na modalidade de atletismo.
Logo cedo Clizaldo passou a ser aproveitado no plantel profissional do Botafogo Futebol Clube e permaneceu na agremiação de 1971 até 1974, jogando ao lado de Chico Matemático, Jorge Flávio, Hindemburgo, Serginho, Leone, Vavá e Lúcio Mauro. Em 1975, o nosso zagueiro foi reforçar o Santos Futebol Clube de Tereré, equipe que ajudou a custear a mensalidade de sua faculdade. E por indicação de Jose Walter Tereré Marsicano, ele iniciou o curso de arbitragem da FPF. Concluiu o curso em 1975, porém só passou a atuar profissionalmente como árbitro no ano de 1979. Ele também foi preparador físico da equipe da Maravilha do Contorno, auxiliando o treinador Miruca.
Em 1979 Clizaldo levou toda a sua experiência de atleta, o conhecimento científico da faculdade e um excelente condicionamento físico para a arbitragem paraibana. Surgia mais um árbitro preparado em todos os aspectos para comandar jogos importantes e decisivos na Paraíba. Em 1982, para nosso orgulho, ele passou a integrar o quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol – CBF e comandar partidas importantes em vários estados do país. Destacamos a semifinal disputada entre Cruzeiro Esporte Clube e o Clube de Regatas Vasco da Gama e a Seleção Brasileira contra a seleção do Uruguai, este último ocorrido na cidade de Campina Grande-PB.
Hoje, aposentado, graduado em Educação Física, Psicologia e em Direito, ex-professor das redes municipal e estadual de ensino, do Colégio Marista Pio X e da Faculdade Unipê, Clizaldo lembra com detalhes e minúcias daquele saudoso tempo em que não se ganhava dinheiro com futebol, mas se fazia amigos de verdade e o futebol era bonito de se jogar e assistir.
Para nós torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o senhor JOSÉ CLIZALDO DA SILVA FRANÇA, o popular árbitro “JOSÉ CLIZALDO”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

SERPA DI LORENZO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui