No dia 31 de janeiro de 1954 nasceu na nossa querida cidade de João Pessoa – PB, terra onde o sol surge primeiro, o nosso homenageado da semana: Jorge Luiz Leite Ramalho. Ele, que no mundo da bola pesada, ficou conhecido como o seguro e eficiente central “JORJÃO”.
Como vários garotos da época, ele jogou no infantil do Botafogo Futebol Clube em 1969 e na boa equipe do Colégio Marista Pio X, sempre na posição de volante. Depois jogou no Tiradentes Futebol Clube e no São Gonçalo Futebol Clube, ambos do Bairro da Torre.
Ele também jogou e conquistou seguidos títulos no voleibol em vários clubes e colégios de nossa capital, como o Iate Clube da Paraíba, o Clube Astréa e a Escola Técnica Federal da Paraíba. Chegou a disputar campeonatos brasileiros de clubes. Jogou voleibol pela antiga Saelpa – Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba disputando vários campeonatos Norte/Nordeste pela antiga empresa de luz. Teve o prazer de disputar competições de vôlei nas cidades de Belo Horizonte - MG, Recife - PE, Salvador - BA, Aracajú - SE e Natal - RN.
Mas o destino desse polivalente atleta estava traçado para se destacar com a bola pesada. Primeiro foi no América Futebol Clube, equipe que era comandada pelo saudoso desportista Ubiracy Barros. Ali ele iniciou a sua vitoriosa carreira de central de futebol de salão. Depois veio a equipe do São Gonçalo Futebol Clube, onde teve o privilégio de jogar de 1974 ao ano de 1980, integrando uma geração privilegiada do alvirrubro do Bairro da Torre. Em 1974, defendendo as cores da antiga Escola Técnica Federal da Paraíba, Jorjão foi campeão brasileiro de futebol de salão ao participar dos VIII Jebem disputados na cidade de Campos - RJ, em uma equipe que tinha Ademar, Quinca, Tito, Moreira, Ovídio, Rosalvo e Joel como companheiros e sob o comando do competente treinador Walter Castro.
Jorjão também disputou os Jogos da Primavera defendendo a boa equipe da Escola Técnica Federal da Paraíba. Defendeu as cores da Paraíba nos jogos universitários realizados nas cidades de Curitiba – PR, Maceió – AL e em João Pessoa – PB. Disputou campeonatos brasileiros de clubes em 1978, em Londrina – PR e brasileiro de seleção em 1980 na cidade de Fortaleza – CE. Em 1975, Jorjão foi campeão paraibano por duas vezes, a primeira no voleibol com a camisa do Clube Astréa, ao lado de Mano Delgado, Edésio, Juarez, Geovane, Potengi, Pedrinho e Marcos. A segunda no futebol de salão, com o manto alvirrubro do São Gonçalo Futebol Clube, ao lado de Betinho, Naldinho, Geraldo Magela, Josenildo, Badê, Marquinhos e Tito.
Em 1981, jogando com a camisa do tradicional alvirrubro Esporte Clube Cabo Branco, o nosso homenageado resolveu pendurar o seu disputado tênis e abandonar as competições oficiais de futebol de salão, passando a jogar apenas por lazer. Para a nossa alegria, ele compareceu ao 5º Encontro da Associação Cultural e Desportiva Causos e Lendas do Nosso Futebol, oportunidade ímpar para rever e abraçar os antigos companheiros de quadra.
Hoje, aposentado, ele lembra com bastante saudade dos ginásios lotados para aplaudir a sua inesquecível geração. Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o senhor Jorge Luiz Leite Ramalho, o popular central “JORJÃO”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história da bola pesada paraibana.
Serpa Di Lorenzo




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador