![]() |
| Ecossistema “Fun to Fan (F2F)” será apresentado oficialmente na CONFUT Sudamericana 2025 (Foto: Divulgação) |
A tecnologia ganha cada vez mais espaço no esporte, e agora promete mudar também a forma como clubes e torcedores se relacionam. A End to End, agência referência em marketing esportivo e responsável pela co-gestão de três dos cinco maiores programas de sócio-torcedor do país (Atlético-MG, Grêmio e Palmeiras), anunciou o lançamento da Fun to Fan (F2F), um ecossistema de soluções tecnológicas criado para aproximar marcas, clubes e fãs por meio de dados, personalização e agilidade.
Um dos serviços do ecossistema é o Fan Manager, voltado para gestão de sócios e que já está funcionando no Grêmio. A ferramenta permite que o próprio clube tenha autonomia para aplicar descontos especiais, criar novos planos ou até reduzir preços de forma momentânea — tudo em tempo real e com muito mais agilidade do que os sistemas tradicionais. Além disso, abre espaço para cross-sell com patrocinadores e parceiros, ampliando as oportunidades de receita.
Outro destaque é o Fan Arena, a primeira plataforma completa de gestão de hospitalidade do tipo no Brasil — e uma das únicas no mundo. O sistema concentra todas as etapas da experiência, da assinatura de contratos ao cadastramento de biometria facial, além de gerar um data lake para clubes e proprietários das arenas. O Allianz Parque é a primeira venue a utilizar a solução, que estará em outros estádios em breve.
“O projeto nasce da ideia de que ferramentas transformam a experiência e de que o relacionamento entre fãs e esporte pode ser direto, escalável e personalizado”, afirma Reginaldo Diniz, CEO da End to End.
O pacote de soluções ainda conta com o Fan Talk, ferramenta de atendimento ao consumidor baseada em inteligência artificial, que combina curadoria de conteúdo e redução significativa de custos operacionais. A tecnologia já está em funcionamento no Botafogo.
“O grande diferencial da Fun to Fan é ser um ecossistema integrado de soluções tecnológicas, que oferece agilidade, escalabilidade e personalização para clubes e marcas. Nossa proposta é transformar dados em relacionamento e relacionamento em valor, com ferramentas que ampliam a experiência do fã e otimizam a gestão dos clubes”, explica Renan Borges, CTO da Fun to Fan.
O ecossistema será apresentado oficialmente na CONFUT Sudamericana 2025, entre 2 e 4 de setembro, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo, e já estreia com produtos em operação em grandes clubes e arenas.
Com a novidade, a End to End aposta em consolidar um novo modelo de conexão entre clubes, patrocinadores e torcedores, unindo tecnologia, emoção e proximidade em um só ambiente. Além da apresentação da Fun to Fan, a agência também participará da CONFUT com painéis estratégicos sobre o impacto do futebol em outros esportes e sobre programas de sócio-torcedor, com representantes de Flamengo, Atlético-MG, Grêmio e Palmeiras. A agência ainda concorre em três categorias do Prêmio CONFUT 2025: “Melhor ação social” com a campanha “Patrocínio que ninguém viu”; “Melhor agência de marketing esportivo”; e “Profissional de publicidade desportiva”, com Bruno Brum, CMO da End to End.
Sobre a End to End
Desde 2017 no mercado, a End to End apresenta soluções com expertise em engajamento de fãs. Nesse sentido, desenvolveu em 2020, junto ao Atlético-MG, o concurso Manto da Massa, em que torcedores desenham e escolhem o novo uniforme da equipe. A iniciativa já rendeu mais de R$30 milhões de lucro líquido para o clube. Internacionalmente, a empresa ganhou projeção com o case “Pelé no Dicionário”, que oficializou, em abril, a entrada do verbete ‘Pelé’ no dicionário da Língua Portuguesa. Outra ação que ganhou notoriedade foi a campanha “Palmeiras Not Found”, realizada para alertar sobre o desaparecimento de crianças.
A agência já conquistou mais de 30 prêmios ao redor do mundo por suas ações com os times e realizou grandes projetos com instituições esportivas, como o Manto da Massa, do Atlético-MG; Zap do Canarinho, da Seleção Brasileira; Palmeiras Pay; Suporte nas campanhas e comunicação da operação do MorumBIS junto à Mondelez; Trabalho com o COB durante os Jogos Olímpicos de 2024, que fez o comitê ser o mais seguido do mundo; Season Ticket do Allianz Parque, que esgotou as vendas de cadeiras; Gestão de comunicação e ativações dos canais Premiere e Combate; Parceria com a Reserva para a confecção de camisas para clubes do Brasil. Além disso, a companhia também realiza a gestão de camarotes no MorumBIS, São Januário, Neo Química Arena e o Lounge do BMG na Arena MRV.
Rodrigo Bauso

.jpeg)



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador