´
![]() |
| Jogadores do Noroeste se revoltam com árbitro nas oitavas de final da Copa Paulista (Foto: Federação Paulista de Futebol) |
Uma confusão da arbitragem marcou o duelo de volta das oitavas de final da Copa Paulista entre União São João e Noroeste na noite desta sexta-feira, no Hermínio Ometto, em Araras (SP). Os mandantes avançaram de fase e o quarteto de árbitros foi afastado pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
O jogou ficou parado por 48 minutos no primeiro tempo após um pênalti ter sido marcado para o União aos 14 minutos, com expulsão do goleiro do Noroeste. No entanto, os lances chegaram a ser anulados após conversas entre o árbitro Rodrigo Gomes Paes Domingues e o assistente Alex Alexandrino, que voltaram atrás mais uma vez e mantiveram a decisão inicial. Não há VAR nesta fase da Copa Paulista, somente a partir das quartas.
O jogo começou às 19h e o primeiro tempo, para se ter uma ideia, acabou às 20h40. O apito final foi dado às 21h52. Para entender melhor a situação, o ge separou a confusão em tópicos:
Aos 14 minutos, o pênalti foi marcado para o União São João, que já vencia o confronto por 1 a 0 desde os oito minutos, quando Bruno Miguel fez de cabeça.
O atacante Luan, ex-Palmeiras e Cruzeiro, foi derrubado pelo goleiro Jefferson Romário na área. O arqueiro foi expulso e Wendell, reserva, entrou no lugar de Hygor Ribeiro, escolhido para sair após o cartão vermelho.
O assistente chegou a correr para linha de fundo, na ponta da área, em posição característica para cobrança da penalidade. O Noroeste ficou na bronca.
Depois de muita reclamação, o assistente sinalizou ao árbitro um possível impedimento no lance. Diante disso, o pênalti foi anulado, assim como a expulsão, o que causou revolta do União. O time da casa chegou a ameaçar deixar o jogo. Houve intervenção da Polícia Militar e membros da comissão técnica do União foram vistos com celulares no gramado.
Depois de mais conversa, a arbitragem voltou atrás e remarcou o pênalti, mantendo a expulsão do goleiro. Dessa vez, quem ameaçou W.O foi o Noroeste.
Aos 59 minutos, os times foram para o aquecimento e, aos 62, a partida foi retomada. Na cobrança, Rafael Tanque converteu e deixou o União com 2 a 0 no placar, revertendo a desvantagem no confronto. Na ida, o Noroeste venceu por 1 a 0, em Bauru (SP).
O primeiro tempo terminou aos 97 minutos.
União classificado
O segundo tempo foi aberto. O Noroeste se lançou ao ataque e quase conseguiu o gol que levaria a decisãso para os pênaltis. Já o União se defendeu bem e apostou nos contra-ataques. Nos acréscimos, aos 47 minutos, Léo Machado, em um chute forte, fez 3 a 0 e selou a classificação do time da casa.
Logo após o gol, em uma falta marcada contra o Noroeste, jogadores e comissão técnica do time de Bauru (SP) partiram para cima da arbitragem, que precisou de apoio de policiais militares. O jogo ficou novamente parado e foi encerrado aos 102 minutos (45 do tempo regulamentar e 12 de acréscimos).
Desta forma, o União está garantido nas quartas de final (3 a 1 no agregado) da competição, que dá calendário nacional no ano seguinte aos finalistas. O campeão escolhe entre Série D e Copa do Brasil. O vice fica com o que sobrar.
Mata-mata
Além de União x Noroeste, as oitavas de final seguem com os seguintes duelos (placar da ida entre parênteses):
Sábado, 30, 15h: Portuguesa Santista x Oeste (1x0)
Sábado, 30, 16h: São José x São Bento (1x1)
Sábado, 30, 16h: Grêmio Prudente x São Caetano (0x0)
Sábado, 30, 18h: XV de Piracicaba x Araçatuba (0x1)
Domingo, 31, 10h: Monte Azul x Francana (1x1)
Domingo, 31, 15h: Primavera x Paulista (0x1)
Terça, 2, 20h: Comercial x Inter de Limeira (0x1)
FPF se desculpa e afasta quarteto
Em nota logo após a partida, a Federação Paulista de Futebol (FPF) informou que o quarteto foi afastado das atividades. A entidade também se desculpou. Leia a íntegra:
"A Federação Paulista de Futebol vem a público lamentar profundamente a atuação da equipe de arbitragem na partida desta sexta-feira (29), entre União São João e Noroeste, válida pela Copa Paulista Sicredi 2025.
Em respeito aos dois clubes envolvidos no jogo, atletas, comissões técnicas, diretorias e torcedores, a FPF se desculpa publicamente pela confusão gerada pela arbitragem no jogo.
A FPF informa que o quarteto de arbitragem da partida foi afastado de suas atividades e que já foi iniciada apuração dos fatos em Araras, para elucidar o ocorrido, diante da inconcebível atuação e falta de procedimento da equipe escalada para a partida."
Por Vinícius Alves, João Fagiolo e César Santana
ge Araras, SP




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador