FPF suspende Campeonato Paraense horas antes do início das quartas de final após 2 clubes serem punidos com perda de pontos - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 7 de março de 2025

FPF suspende Campeonato Paraense horas antes do início das quartas de final após 2 clubes serem punidos com perda de pontos

Taça Estrela do Norte, Campeonato Paraense, Parazão (Foto: Camila Lima/Portal Cultura)
A Federação Paraense de Futebol (FPF) anunciou na tarde desta sexta-feira, dia 7, a suspensão do Campeonato Paraense de 2025. A decisão ocorre um dia após o Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) punir Capitão Poço e Tuna Luso com a perda de pontos e multas.
O início das quartas de final do Parazão estava previsto para essa sexta-feira, dia 7, às 20h, no jogo entre Remo e Santa Rosa, no Mangueirão. Contudo, com as punições de Capitão Poço e Tuna Luso, a classificação geral sofreu uma alteração e, consequentemente, o chaveamento acabou mudando também.
A terceira comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará determinou a suspensão da competição. No entanto, a FPF, alegando que a logística da rodada estava em andamento, entrou com um efeito suspensivo da decisão do órgão de justiça, mas o TJD indeferiu o pedido.
A maioria dos clubes do Parazão, oito dos 12 participantes, enviaram um documento assinado pedindo a suspensão do estadual, seguindo a decisão do TJD-PA.
Diante deste cenário, a FPF não viu outra alternativa que suspender a competição "até a questão seja resolvida definitivamente".
Entenda o caso
Caeté e Independente-PA, rebaixados para Série B1 do Paraense, são responsáveis pela ação. As equipes denunciadas, Capitão Poço e Tuna Luso, teriam escalados atletas que completaram ou vão completar 20 anos em 2025 e que estavam ainda com contrato amador. O regulamento da competição prevê que jogadores nessa idade só podem atuar com contrato profissional.
No último dia 28, o TJD-PA negou um pedido de paralisação do torneio feito pelos denunciantes, alegando que o deferimento “acarretaria prejuízos a outros clubes e à organização da competição como um todo, comprometendo a previsibilidade e estabilidade do certame, sem que haja, neste momento processual, elementos suficientes para justificar tamanha interferência".
Na condenação em primeira instância, o Capitão Poço perdeu 18 pontos e foi multado em R$ 30 mil, enquanto a Tuna perdeu sete pontos e recebeu multa de R$ 10 mil. Nessa decisão, o CAP estaria rebaixado na última colocação, com -7 pontos. Já a Lusa ficaria com quatro pontos, saindo da zona de classificação e terminando a competição na 10ª posição, ainda sim, livre do rebaixamento.
Com isso, o Cametá entraria no G8 e estaria classificado ao mata-mata do Campeonato Paraense. A equipe do Mapará, que até então está eliminada, segue a rotina normal de treinos aguardando uma definição. Outro clube que herdaria vaga nas quartas seria o São Francisco-PA, que assumiria a 7ª colocação.
Capitão Poço e Tuna Luso recorreram da decisão. A procuradoria do TJD-PA entrou com pedido para a suspensão na noite de quinta-feira, dia 06, além de denunciar Remo e Bragantino também por escalação irregular de atletas. O julgamento deste caso está marcado para quinta-feira, dia 13.

Por Redação do ge 
Belém, PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui