VOCÊ SE LEMBRA DO CENTRAL OVÍDIO?, por Serpa Di Lorenzo - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 15 de fevereiro de 2025

VOCÊ SE LEMBRA DO CENTRAL OVÍDIO?, por Serpa Di Lorenzo

Ele nasceu na então pacata e arborizada cidade de João Pessoa-PB, precisamente no dia 12 de março do ano de 1952, foi registrado por seus país com o nome de OVÍDIO CARLOS CORREIA DE LIMA, mas para o mundo da bola pesada ele ficou conhecido como o seguro e eficiente central “OVÍDIO”.
Aos 13 anos de idade ele teve o privilégio de começar a jogar futebol de campo e salão no Estrela do Mar Esporte Clube, agremiação também denominada de “Cruzada”, idealizada e comandada pelo saudoso Frei alemão Albino Kleine. Nos gramados, o nosso homenageado jogava na lateral esquerda, chegando a disputar as categorias infantil, juvenil e amador das competições organizadas pela Federação Paraibana de Futebol FPF. Nas quadras, OVÍDIO jogava de central  fixo, marcando com precisão, porém sempre com lealdade e sabendo sair jogando. E foi com a bola pesada nos pés que ele passou a jogar nas boas equipes do Estrela do Mar Esporte Clube, na Escola Técnica Federal da Paraíba e no Banco Comércio e Indústria da Paraíba.
Na antiga Escola Técnica Federal da Paraíba, hoje IFPB, ele estudou de 1968 até o ano de 1975, participando de várias competições internas, na Paraíba e em outros estados, podemos aqui destacar os saudosos Jogos da Primavera, no então Clube Astréa e os campeonatos brasileiros nas cidades de Belém-PA e Curitiba-PR nos famosos e disputados JEBEMs.
Em 1973, com a camisa do Banco do Comércio e Indústria da Paraíba, OVÍDIO disputou o antigo campeonato de futebol de salão dos Bancários, evento anualmente realizado no lotado ginásio do SESC – Serviço Social do Comércio. Em 1975, ele precisou trabalhar em outro estado da federação e foi obrigado a parar as atividades esportivas em ritmo de competição, passando apenas a jogar por lazer.
Todavia, o que ele jamais esqueceu foi o fato de ter participado em 1974, no estado do Rio de Janeiro dos VIII JEBEMs, Jogos Estudantis Brasileiros do Ensino Médio com um excelente elenco de atletas paraibanos, utilizando o uniforme da Escola Técnica Federal da Paraíba, que viajou de ônibus até a cidade maravilhosa para participar e ser campeão daquela competição. Foi o primeiro título brasileiro, de futebol de salão, categoria adulto, conquistado pelo estado da Paraíba.  O saudoso treinador Walter Castro convocou Ademar, Joel, Quinca, Rosalvo, Tito, OVÍDIO, Jorge e Moreira. A decisão da competição foi justamente contra os donos da casa e a Paraíba não decepcionou vencendo os cariocas pelo placar de 6 x 4.  Esse heroico marco no nosso futebol de salão, vem sendo comemorado periodicamente, quando os atletas se reúnem para lembrar aquela saudosa conquista.
OVÍDIO concluiu o curso de Educação Física e retornou à Escola Técnica Federal da Paraíba, em 1992, com muito orgulho, já na condição de professor. No mês de dezembro do ano passado, ele esteve na associação de classe daquela instituição, hoje denominada de IFPB, juntamente com os campeões brasileiros de 1974 e com bastante alegria e saudosismo recordaram aquela historica viagem.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o senhor OVÍDIO CARLOS CORREIA DE LIMA, o popular central “OVÍDIO”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol de salão paraibano.

Serpa Di Lorenzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui