Botafogo-PB será a 61ª SAF do Brasil (Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB) |
Botafogo-PB e Portuguesa estão próximos de oficializarem as transições para Sociedade Anônima do Futebol (SAF) . Serão mais dois clubes a adotarem esse modelo desde a sanção da Lei da SAF, em 2021. Com a medida, os clubes buscam garantir sustentabilidade financeira e competitividade esportiva. No caso do Belo, o processo de formalização da SAF será concluído em assembleia ao final do mês, no qual investidores, já em atividade no clube, vão detalhar a implementação do projeto.
A adesão à SAF, impulsionada pelo sucesso de grandes clubes, como Botafogo e Cruzeiro, tem sido adotada por equipes de diversas regiões do país, com destaque para Minas Gerais, Paraná e São Paulo, que concentram o maior número de clubes nessa modalidade. No Nordeste, Bahia e Fortaleza estão entre as agremiações que já contam com esse modelo, enquanto, no Norte, também há representantes.
Em 2024, o Brasil conta com oito SAFs na Série A, seis na Série B, cinco na Série C e oito na Série D. No caso do Botafogo-PB, que disputou a Terceirona, os investimentos iniciais já permitiram um avanço significativo, com o clube obtendo a melhor campanha na primeira fase da história da 3ª divisão. A partir da oficialização da SAF, os novos gestores projetam investimentos de cerca de R$ 300 milhões ao longo dos próximos 15 anos.
No entanto, a implementação da SAF no futebol brasileiro não garante sucesso imediato. O Coritiba, tradicional equipe que também aderiu ao modelo, é exemplo das dificuldades enfrentadas, ocupando atualmente posição de meio de tabela na Série B, com chances remotas de acesso.
Confira a lista completa dos clubes brasileiros que já se tornaram SAF e participam de divisões nacionais ou competições estaduais de relevância:
Por Matheus Aquino
ge João Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador