VOCÊ SE LEMBRA DO POLIVALENTE PINTO?, Por Serpa Di Lorenzo - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 3 de agosto de 2024

VOCÊ SE LEMBRA DO POLIVALENTE PINTO?, Por Serpa Di Lorenzo

 
O homenageado da semana, nasceu na então pacata e arborizada cidade de João Pessoa-PB, precisamente no dia 25 de julho do ano de 1954, foi por seus pais registrado e batizado com o nome de ORLANDO MIRANDA DE GUSMÃO FILHO, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o irreverente craque “PINTO”.
Tudo começou quando ele tinha apenas 12 anos de idade no infantil do tradicional Santos Futebol Clube de Tereré, jogando futebol de campo e de salão. Nas quadras, ele jogava de central, ala esquerda e de pivô. Nos gramados, PINTO jogava no meio de campo, de volante ou meia esquerda. A sua intimidade com a bola desde cedo era visível e observada pelos treinadores. Era prazeroso assisti-lo jogando.
PINTO conquistou vários títulos nas quadras e nos gramados. Em 1967, ainda infantil, foi campeão nas duas modalidades vestindo as cores preto e branco do Santos Futebol Clube. Foi bicampeão amador de futebol de campo, jogando pelo tradicional Esporte Clube Cabo Branco. Foi campeão adulto de futebol de salão com as cores vermelho e branco do Cabo Branco, campeão de futebol de salão jogando pela Escola de Engenharia da UFPB. Campeão de futebol de salão veterano pelo Esporte Clube Cabo Branco.
A sua habilidade com a bola e visão de jogo o levou a integrar a lista de várias seleções paraibanas, do infantil ao adulto, para defender as cores da Paraíba. Ele jogou na seleção paraibana de futebol de salão adulto e na seleção paraibana universitária – FPDA. Também teve oportunidade de disputar os acirrados e saudosos Jogos da Primavera jogando pela forte equipe do Liceu Paraibano e os Jogos Universitários pela Escola de Engenharia. Ao lado dos atletas Clisaldo e Clidenor, Renato, Babau Serpa, Almir, Claudio, Otonildo, China, Marquinhos e Noan, PINTO completou a excelente seleção de futebol de campo do tradicional Colégio Estadual Liceu Paraibano.
Todavia, PINTO chamou a atenção da imprensa e do torcedor paraibano quando disputou, no início da década de 70 no Estádio Leonardo Vinagre da Silveira, a popular Graça, o histórico Torneio Carlos Pereira de Carvalho e Silva jogando pelo Esporte Clube Cabo Branco em um time que tinha como base o goleiro Fernando, ex-Botafogo, Teomar, Messias e Pistola, os três do Nacional de Patos, Vuca, do Santos de Tereré, Luisão, de Campina Grande, Zé Rui, do Santos de Tereré,  Mildo, do Santos de Tereré, Edgar, ex-Campinense e Tito, craque do Íbis da Torre e do futebol de salão. O treinador era o competente professor Narcilvo Cardoso da Silva e o diretor de esportes era Marcos Souto Maior.
Quando foi no ano de 1976, PINTO resolveu encerrar a sua carreira de atleta, passando a jogar apenas por lazer e dedicar-se a concluir o curso de Engenharia Mecânica. Hoje, aposentado, ele participou e abrilhantou o 4º Encontro dos Desportistas Paraibanos, evento promovido pela Associação Cultural e Desportiva Causos e Lendas do Nosso Futebol.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o senhor ORLANDO MIRANDA DE GUSMÃO FILHO, o popular “PINTO”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do esporte paraibano!

SERPA DI LORENZO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui