ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA CAUSOS & LENDAS: Você se Lembra do Ala Paulo Neguinho? - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 16 de dezembro de 2023

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA CAUSOS & LENDAS: Você se Lembra do Ala Paulo Neguinho?

O nosso homenageado da semana, nasceu no dia 08 de maio do ano de 1951 na então pacata e arborizada João Pessoa PB, cidade que possuía quadra e campo de futebol em todos os bairros; foi por seus pais registrado e batizado com o nome de PAULO FERREIRA DOS SANTOS, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como “PAULO NEGUINHO”.
Desde cedo ele mostrou aptidão com a bola, tanto a de futebol de campo como a então bola pesada de futebol de salão. Aliás, dentro da sua própria casa, ele tinha em quem se espelhar, pois o seu irmão Raimundo foi um excelente atleta profissional com passagem nos grandes times de nosso estado. O outro irmão, Pedro, já falecido, foi atleta de voleibol em vários clubes e colégios da época.
PAULO NEGUINHO começou a jogar futebol de salão em 1966, no extinto Clube Astréa, jogando de ala esquerda. No clube azul e branco de Tambiá, ele e outros meninos eram treinados pelo competente técnico Inaldo Bezerra. Em 1969 ele deixou o Astrea.  No futebol de campo, ele jogou em várias equipes amadoras, porém foi no Santos Futebol Clube onde ele teve uma participação maior e foi destaque jogando na lateral direita. Mas o destino de PAULO NEGUINHO era as quadras e ginásios de futebol de salão. Ele participou por vários anos dos festejados Jogos da Primavera, com destaque com a camisa azul e branca do então Colégio Comercial Getúlio Vargas, do saudoso professor Wanderlei.
PAULO NEGUINHO defendeu as cores da ASUFEP, Associação dos Servidores da Universidade Federal da Paraíba, equipe que tinha, dentre outros, os excelentes jogadores Vanildo, Saulo Caldas, Gama, Mazinho, Garrinchinha, Saulo Nóbrega e o comando do competente treinador Babá.  Como era praxe naquela época, ele também foi requisitado para trabalhar e jogar pelo BRADESCO, equipe que investiu muito para ganhar o então disputado campeonato dos bancários. Ele teve a felicidade de colocar as faixas de campeão nos ombros com a camisa do Bradesco. Seu desempenho o levou a vestir a disputada camisa rubro-negra da seleção paraibana de futebol de salão, em vários amistosos e nos campeonatos brasileiros realizados nas cidades de Natal e Fortaleza. O nosso homenageado também foi enfaixado como campeão paraibano, jogando com as cores alvirrubras do tradicional Esporte Clube Cabo Branco. Na equipe do bairro de Miramar, sob o comando do saudoso e competente Walter Castelo Branco, PAULO NEGUINHO jogou ao lado de Babá, Zé Rui, Bosco, Carmelo, Tito, Marcos Medeiros, Saulo Rapa Coco, Alemão e tantos outros que ajudaram com as suas habilidades a encher as arquibancadas de torcedores.  Na década de 80, residindo em João Pessoa, ele resolveu encerrar a sua vitoriosa carreira.
Para nós torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o senhor PAULO FERREIRA DOS SANTOS, o popular “PAULO NEGUINHO, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol de salão paraibano.

SERPA DI LORENZO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui