Causos & Lendas do Nosso Futebol: VOCÊ SE LEMBRA DO GOLEIRO IVENALDO? - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 29 de abril de 2023

Causos & Lendas do Nosso Futebol: VOCÊ SE LEMBRA DO GOLEIRO IVENALDO?

 
Ele nasceu e cresceu na então pacata e ordeira cidade de João Pessoa, precisamente no dia 08/07/1961, foi por seus pais registrado com o nome de IVENALDO DA SILVA CAMILO, mas para o mundo da bola pesada, ele ficou conhecido como o paredão goleiro “IVENALDO”.
Tudo começou no ano de 1972, no saudoso ginásio de esportes da Assex – Associação dos Subtenentes e Sargentos do Exército, que por vários anos serviu para a juventude do bairro de Jaguaribe e demais logradouros da nossa capital. Ali, vários campeonatos e torneios serviram para movimentar o então denominado futebol de salão. IVENALDO, também disputou os jogos da Primavera, evento que movimentava a capital e anualmente ocorria no Clube Astréa, vestindo as cores dos colégios Afonso Pereira e o Pré-Universitário União, este último do saudoso professor Antônio Augusto Arroxelas.
A sua segurança e frieza debaixo da trave, aliado a precisão na reposição de bola logo chamaram a atenção dos principais clubes de nossa capital, passando ele a ser nome certo nas escalações do Esporte Clube Cabo Branco, do Clube Astréa e do Irineu Jofilly. E quando a indústria São Braz de Campina Grande formou um excelente plantel para ganhar títulos no estado e no Nordeste, levou o nosso homenageado para ser o seu goleiro titular.
IVENALDO, desde os quinze anos de idade, passou a ser convocado pela Federação Paraibana de Futebol de Salão para defender as nossas cores em campeonatos nordestinos e brasileiros. Também defendeu a nossa seleção universitária, naquele acirrado e disputado JUBS de 1979 em que a Paraíba ficou com o vice-campeonato ao ser derrotada pelo escrete de São Paulo. Quem não se lembra daquele time com Ivenaldo, Babá, Luís da Banda, Bosco, Marquinhos, Tito, Marcos Medeiros, Zé Rui e outras feras?
Como era praxe na época, ele disputou vários campeonatos bancários, industriais e comerciais na Paraíba, sendo campeão pela Indestil, Máquina Famosa, Bradesco, Banorte e Itaú. A poderosa equipe do Santa Cruz Futebol Clube do Recife, não pensou duas vezes e levou o nosso goleiro para defender as suas cores. No vizinho estado, IVENALDO também defendeu a seleção pernambucana e conquistou o vice-campeonato brasileiro. Quando foi no ano de 1987, com a camisa do tricolor do Arruda, ele resolveu encerrar a sua brilhante e vitoriosa carreira nas quadras de esportes. Hoje, funcionário público estadual com lotação no Detran, IVENALDO recorda com saudade daquela época em que entrava nas quadras de esporte lotadas, e junto de atletas do nível de Tito, Gama, Bosco, Zé Rui, Marquinhos, Vanildo, Ronaldão e tantos outros levava alegria ao torcedor. Para nós torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o Sr. IVENALDO DA SILVA CAMILO, o popular goleiro “IVENALDO”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol de salão paraibano.

SERPA DI LORENZO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui