Causos & Lendas do Nosso Futebol: VOCÊ SE LEMBRA DO CENTRAL BOSCO? - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 4 de março de 2023

Causos & Lendas do Nosso Futebol: VOCÊ SE LEMBRA DO CENTRAL BOSCO?

 
Nascido na belíssima cidade de João Pessoa – PB, precisamente no dia 27 de fevereiro do ano de 1955, foi registrado por seus pais com o nome de JOÃO BOSCO DE MENEZES CRISPIM, mas para o mundo da bola pesada, ele ficou conhecido como o seguro e eficiente central BOSCO.  Tudo começou no ano de 1972, nas categorias de base do saudoso Estrela do Mar Esporte Clube, agremiação esportiva, de cunho religioso, com sede no bairro de Jaguaribe que servia para a formação física e intelectual de muitos jovens. Foi com as cores azul e branca daquela agremiação, que BOSCO surgiu para alegrar os torcedores e amantes da bola pesada. Ele era muito seguro na função defensiva, mas também participava da armação das jogadas ofensivas, trocando passes e assistências com os alas e os pivôs.
BOSCO também teve uma passagem pelos gramados de nossa capital, jogando de volante ele defendeu as cores do Estrela do Mar Esporte Clube e do Santos de Tereré Futebol Clube. Nos disputados jogos escolares da primavera, BOSCO vestiu a camisa do Colégio Afonso Pereira, onde foi tri campeão. Aquele educandário sempre formava bons times na antiga modalidade de futebol de salão. No famoso time de Jaguaribe, onde morou, ele teve a oportunidade de integrar uma geração que possuía atletas do nível de Quincas, Josias, Nildo, Aldanir, Almir, Joélio, Ito, Toinho e tantos outros que assimilaram a filosofia do Frei Alemão Albino Kleine, que dedicou décadas para aquela agremiação.
Quando ele saiu do clube do seu coração, teve a oportunidade de defender as cores do Esporte Clube Cabo Branco e do Irineu Joffily, equipes tradicionais em nosso estado. Foram onze anos defendendo essas três equipes, sendo campeão paraibano seis vezes pelo Cabo Branco, duas pelo Irineu Joffily e uma pelo Estrela do Mar Esporte Clube. Foram nove títulos de campeão e dois de vice. Paralelamente ao seu futebol desenvolvido nos clubes, BOSCO também defendeu a seleção paraibana e a universitária, jogando ao lado de atletas como Babá, Ivenaldo, Tito, Marquinhos, Carmelo, Zé Rui, Luiz da Banda, Gama, Saulo Caldas, Marcos Medeiros e tantos outros atletas de uma época de destaque do nosso salonismo. Em 1983, ele resolveu pendurar o seu tênis e levar toda aquela experiência adquirida para a função de treinador, de clubes e também de nossas seleções; a universitária e a paraibana. Em ambas desenvolveu excelente trabalho, que foi coroado com o título mundial treinando a seleção brasileira universitária, ao vencer a seleção da Itália por 6 X 2, competição realizada no ano de 2000 na cidade de João Pessoa.
Aposentado como professor, hoje preside a Federação Paraibana de Futsal e a Associação das Federações Amadoras da Paraíba. Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o senhor JOÃO BOSCO DE MENEZES CRISPIM, o popular central BOSCO, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futsal paraibano

SERPA DI LORENZO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui