Ele nasceu na então pacata e arborizada cidade de João Pessoa –PB, precisamente no dia 17/02/1946, foi batizado por seus pais com o nome de RAIMUNDO ORLANDO FERREIRA DOS SANTOS, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o eficiente lateral direito RAIMUNDO.
Como várias crianças daquela época, RAIMUNDO iniciou a sua vitoriosa carreira nas categorias de base do alvinegro Santos Futebol Tereré Clube, que na época treinava no antigo campo da Colônia, no bairro de Jaguaribe. Era o início da década de 60, ele logo subiu para a equipe amadora, depois ao quadro principal e posteriormente foi jogar uma temporada no então espantalho do brejo Guarabira Esporte Clube, onde passou cerca de ano e meio como titular.
Ao término de seu contrato na belíssima cidade de Guarabira, RAIMUNDO retornou para o Santos Futebol Clube, a sua casa, e depois de pouco tempo foi defender as cores rubro-negra do Campinense Clube, onde teve o prazer de jogar com aquela geração que conquistou o famoso hexacampeonato paraibano, ao lado de atletas como Elias, Zé Preta, Zé Luís, Janca, Ticarlos, Ruiter, Debinha, Coca-Cola, Zé Ireno e outros que marcaram a nossa história. Na Rainha da Borborema, o nosso homenageado permaneceu por uma temporada completa. Ao final do contrato, voltou para o alvinegro de José Walter Marinho Marsicano, o popular Tereré.
RAIMUNDO também esteve por uma temporada vestindo a tradicional camisa alvinegra do Botafogo Futebol Clube no final da década de sessenta, chegando a participar da vitoriosa campanha de 1968, período que recorda com muito orgulho e satisfação. Mas ao encerrar o seu contrato com a equipe do saudoso presidente Heder de Paula Henrique, ele regressou ao Santos Futebol Clube.
No início da década de 70, RAIMUNDO foi emprestado ao Sport Clube do Recife, onde passou uma curta temporada na famosa Ilha do Retiro e também disputou várias partidas amistosas com a camisa rubro-negra do extinto União Esporte Clube, time do abnegado “Seu Costeira”.
Raimundo jogou toda a década de 70 pelo seu querido Santos Futebol Clube, ao lado de atletas como: Givaldo, Vuca, Leonardo, Chico Ramalho, Zé Rui, Solon, Regis Guru e tantos outros abnegados que vestiram aquela camisa que servia de início e término para a carreira de muitos atletas. Quando foi no início da década de 80, aquele seguro lateral direito, que jogava duro sem ser desleal e que apoiava o ataque quando necessário, pendurou as suas famosas e disputadas chuteiras.
Hoje, aposentado e enfrentando problemas de saúde, ele recorda com os seus familiares e amigos aquela época em que não se ganhava dinheiro, onde o gramado, o uniforme, a chuteira e a bola não possuíam as qualidades da atualidade, mas o futebol era jogado bonito e sempre para frente.
Para nós, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o Sr. RAIMUNDO ORLANDO FERREIRA DOS SANTOS, o popular lateral RAIMUNDO, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.
Por Serpa Di Lorenzo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador