Saiba como Guarani pretende reverter situação após perder vaga na Copa do Brasil em sorteio - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Saiba como Guarani pretende reverter situação após perder vaga na Copa do Brasil em sorteio

Ricardo Moisés, presidente do Guarani (Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC)
O Guarani se movimenta para tentar reverter situação da perda de vaga na Copa do Brasil. Nesta segunda-feira, em sorteio realizado na sede da CBF, o Criciúma levou a melhor sobre o Bugre.
O departamento jurídico do clube já havia entrado com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a CBF, antes do sorteio, para tentar garantir a vaga. O STJD ainda não deu um parecer sobre o processo.
Agora, o Guarani prepara outra ação, desta vez contra a Federação Paulista de Futebol (FPF), junto do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP). O presidente Ricardo Moisés marcou uma entrevista coletiva para esta terça-feira, às 12h, para tratar da Copa do Brasil.
Fontes ligadas ao departamento jurídico do clube explicaram o teor das ações. O Bugre questiona o critério adotado pela FPF e pleteia a vaga via Campeonato Paulista do ano passado.
A argumentação é de que a FPF redirecionou uma vaga de forma equivocada, não prevista em regulamento, ao Botafogo-SP, vice-campeão do Torneio do Interior. Eram quatro vagas pelo estadual (três pela colocação no Paulista e uma para o campeão do interior).
Palmeiras (campeão Paulista) e Corinthians (terceiro no estadual), por jogadores a Libertadores, e o São Paulo (vice-campeão estadual), nono colocado no Brasileirão de 2022, asseguraram lugar na Copa do Brasil.
Desta forma, Bragantino (quatro melhor no estadual), Ituano (quinto melhor) e São Bernardo (sexto melhor) ficam, pelo regulamento, contemplados com as indicações para a Copa do Brasil deste ano.
O Troféu do Interior também dava ao campeão um lugar no torneio nacional e foi vencido pelo Ituano.
O Guarani contesta que, nesta situação, a vaga não deveria ter sido repassada ao vice, no caso o Botafogo-SP, e sim ao próximo melhor colocado do Paulistão, que foi o Bugre.
Ainda de acordo com fontes ligadas ao departamento jurídico do Guarani, o clube enviou ofícios à CBF e à FPF sobre a situação antes das ações.
O ge entrou em contato com a FPF, mas até a publicação desta reportagem não foi enviado um posicionamento da entidade. Logo que isto acontecer, o texto será atualizado.
Por quê houve sorteio?
O motivo do impasse é que os clubes terminaram empatados na disputa pela décima vaga via Ranking Nacional de Clubes (RNC).
Após a Série B do Brasileiro do ano passado, os times ficaram empatados na 33ª colocação do ranking, com 4.128 pontos.
Na última edição da Série B, o Criciúma terminou em oitavo lugar, enquanto o Guarani ficou na décima colocação.
Segundo a CBF, o sorteio foi necessário por não haver um critério de desempate definido no regulamento. Veja abaixo a posição da entidade quando anunciou a situação:
Foto: Reprodução/CBF
Diante da polêmica, a CBF anunciou que irá extinguir as vagas para a Copa do Brasil via ranking a partir de 2024.
A medida visa fortalecer as federações estaduais, uma vez que 80 das 92 equipes se classificarão pelas competições locais.
A Copa do Brasil de 2023 tem previsão para início no dia 22 de fevereiro.

Por Diego Alves 
ge Campinas, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui