O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou na manhã desta sexta-feira (16) o novo formato do Mundial de Clubes, previsto para iniciar apenas em 2025. Ele contará com 32 times, divididos em oito grupos, similar ao que ocorre atualmente com a Copa do Mundo.
Esse novo formato de Mundial de Clubes foi idealizado em 2019 e teria inÃcio em 2021, mas, por conta da pandemia da Covid-19, teve de ser postergado. Antes, eram "apenas" 24 equipes, tendo agora o acréscimo de mais oito no torneio.
Ainda não se sabe como será a divisão de vagas por continente, mas a tendência é que a Uefa tenha o maior número de participantes. Isso dificultaria ainda mais a chance de um clube brasileiro ou sul-americano voltar a ganhar o campeonato, o que não ocorre desde 2012, com o Corinthians.
Mundial de 2022 no Marrocos
Além do novo formato de Mundial de Clubes, a Fifa confirmou que o torneio referente a 2022, que terá a participação do Flamengo, campeão da Libertadores, e do Real Madrid, ganhador da Uefa Champions League, será disputado entre os dias 1 e 11 de fevereiro, no Marrocos.
Com isso, a Conmebol terá de alterar as datas previamente confirmadas para a Recopa Sul-Americana, que terá o próprio Flamengo e o Independiente del Valle disputando o tÃtulo.
Além do Rubro-Negro e do Real, o torneio contará com a presença do Seattle Sounders (dos EUA e campeão da Concachampions), do Auckland City (da Nova Zelândia e campeão da Oceania) e Wydad Casablanca (do Marrocos e campeão da Champions africana). O Al-Ahly, do Egito, vice-campeão africano, também tem uma vaga, já que não pode ter dois clubes do mesmo paÃs na competição.
TNT Sports
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador