Max Verstappen vence GP do México da F1 2022 (Foto: Chris Graythen/Getty Images) |
A altitude de 2 mil metros no Circuito Hermanos Rodríguez, casa do GP do México, casou bem com o carro da Mercedes - que contou com atualizações em seu assoalho e asa dianteira. Mas não foi suficiente para fazer frente à pentacampeã RBR, que venceu com Max Verstappen neste domingo. Lewis Hamilton e Sergio Pérez completam o pódio.
Se serve de consolo para o time alemão, o time despontou à frente da vice-líder Ferrari e repetiu o cenário da corrida passada, nos Estados Unidos, que também teve Hamilton incomodando Verstappen pela vitória. A escuderia italiana ficou pelo pelotão intermediário com Charles Leclerc e Carlos Sainz, melhor colocado da equipe e que ainda sofreu com um erro em seu pit stop.
O triunfo foi o de número 14 para o holandês. Com isso, ele supera os multicampeões Michael Schumacher (2004) e Sebastian Vettel (2013) na quantidade de vitórias em uma única temporada. A dupla de alemães estava empatada em 13 conquistas.
Hamilton chegou a pressionar Verstappen nas voltas iniciais da corrida latina, enquanto o holandês tinha dificuldade para abrir uma margem segura pro rival. Mas as trocas iniciais de pneus e a escolha da RBR - optando pelos médios, contra os duros da Mercedes - favoreceram o bicampeão, que pôde recuperar a liderança na volta 35 e chegar a ter 14s de diferença para o britânico.
Russell, que largou ao lado do holandês, virou alvo fácil de Hamilton na largada. O jovem da Mercedes ainda perdeu a vaga no top 3 para Pérez, que superou um deslize da RBR em seu pit stop para faturar o oitavo pódio de 2022.
O GP de São Paulo, no Autódromo de Interlagos, será em 14 de novembro. Restam duas corridas para o fim da temporada.
A largada
Enquanto Verstappen desfrutava da imensidão da reta à sua frente para largar tranquilamente, a disputa ficou quente nas posições subsequentes: Hamilton começou a pressão sob Russell, que se defendeu nos primeiros metros mas não pôde impedir a manobra do colega da Mercedes.
O heptacampeão passou por fora, na entrada da curva 2 - e o piloto do carro 63 chegou a sair da pista antes de ser ultrapassado. Russell ainda foi superado por Sergio Pérez, ficando à mercê de Carlos Sainz e Charles Leclerc, lado a lado, embora mantendo-se em quarto lugar.
Destaque para a boa largada de Stroll, que partiu em 20º após perder três posições como sanção à batida que provocou com Fernando Alonso no GP dos EUA. O canadense da Aston Martin ganhou cinco colocações na primeira volta deste domingo, pulando pra 15º.
Como nos velhos tempos
Os fãs puderam matar a saudade do jogo de xadrez dominical entre RBR e Mercedes, que marcou 2021. No começo da prova, Verstappen teve dificuldade em ampliar a vantagem para Hamilton acima de 2s nos dez primeiros giros. O britânico começou a anotar as voltas mais rápidas até Max respondê-lo com um tempo roxo em sua última volta no giro 16.
A dupla inaugurou as paradas na volta 26, quando Hamilton diminuiu em meio segundo a diferença para um Verstappen que sofria com os pneus dianteiros. Primeiro foi o holandês, cedendo a liderança provisória ao rival e trocando os pneus macios pelos médios. Já o heptacampeão esperou até ter 17s de vantagem e visitou os boxes no 30º giro, adotando os pneus duros e retornando em terceiro lugar.
Max conseguiu voltar à liderança com a parada de Russell, no giro 35. Com os médios, apesar da degradação mais rápida, Verstappen conseguiu enfim dar espaço para Hamilton, chegando a ter 10s de vantagem sobre o rival a pouco mais de 20 voltas pro fim da corrida. O heptacampeão ainda sofreu com a pressão de Pérez, a 1s5 dele no mesmo momento, mas conseguiu distanciar-se.
Passou despercebida?
A Ferrari assumiu o papel de coadjuvante neste fim de semana; atrás das duas Mercedes e RBRs, a equipe chegou a 7s de diferença para o líder (Verstappen) após 17 voltas.
Mas se a escuderia pouco interferiu no duelo pela vitória, chamou atenção - negativamente - ao errar no pit stop de Sainz, na volta 30: o pneu dianteiro esquerdo do espanhol demorou a ser afixado, o que o mandou para o sétimo lugar.
Não saiu ilesa
Nem a pentacampeã RBR escapou de problemas na corrida. Na volta 24, os mecânicos de Pérez tiveram complicações ao afixar o composto traseiro esquerdo do mexicano, que perdeu 5s em seu pit stop.
Apesar do problema, o mexicano conseguiu se recuperar e entrar na zona do pódio na metade final da prova, distanciando-se de Russell, quarto colocado, e pressionando Hamilton.
Contatos na pista
Gasly foi o primeiro a entrar na mira dos comissários por uma manobra sobre Stroll na volta 13: o francês da AlphaTauri foi punido com 5s por empurrar o rival para fora da pista ao ultrapassá-lo pelo 15º lugar.
Na volta 51, Ricciardo bateu em Tsunoda quando disputava o 11º lugar com o japonês, ao contornar a curva 6 por dentro; a AlphaTauri chegou a ser erguida, por trás, da pista.
O time chamou o piloto do carro 22 para os boxes e trocou o bico de seu carro, porém, desistiu de retorná-lo à prova devido a um buraco aberto na lateral do monoposto. O lance rendeu 10s de punição para o australiano da McLaren.
Ainda assim, nem tudo se perdeu para Ricciardo, que conseguiu voltar à zona de pontuação após largar em 11º e terminou em sétimo, à frente de Lando Norris. Ele ainda foi escolhido como piloto do dia pelo público.
Dia pra esquecer
Fernando Alonso, que polemizou no fim de semana ao afirmar que os sete títulos de Hamilton "têm menos valor", terminou a etapa mexicana de um jeito não tão bom; partindo em nono, começou a sofrer com a perda de potência progressiva em sua Alpine ao longo da prova até ser superado por Esteban Ocon e Daniel Ricciardo e por fim, parar seu carro na curva 1, acionando um safety car virtual.
Por Redação GE
Cidade do México, México
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