Causos & Lendas do Nosso Futebol: SESSENTA E OITO PRIMAVERAS DO TABAJARA ATLÉTICO CLUBE - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 24 de setembro de 2022

Causos & Lendas do Nosso Futebol: SESSENTA E OITO PRIMAVERAS DO TABAJARA ATLÉTICO CLUBE

A próspera e hospitaleira cidade brejeira de Alagoa Grande PB, terra do radialista esportivo Rivaldo Leite e berço do músico e também goleiro Jackson do Pandeiro, possui uma agremiação histórica que no último dia 07 de setembro completou 68 anos de profícua e exitosa fundação. No ano de 1954, um grupo de desportistas locais resolveu fundar o TAC - TABAJARA ATLÉTICO CLUBE, sendo o comerciante João Teixeira de Souza o seu primeiro presidente. O nome da agremiação foi sugerido por Geraldo Marques, um dos principais idealizadores e fundador do clube.
Com as cores branca e preta e com o desenho de um índio em seu escudo, a equipe possui uma enorme contribuição ao futebol paraibano, em particular na categoria amadora, disputando torneios, campeonatos e jogos amistosos em sua praça de esportes, o estádio João Montenegro. Ali já estiveram equipes como o Vila Nova, de Itabaiana; o América Futebol Clube, de Esperança; o São Sebastião Esporte Clube, de Bayeux; o Cruzeiro Esporte Clube, de Mari; o Alvorada Esporte Clube, de Juarez Távora; o Santos Futebol Clube, de Pilar; o Tabajara Esporte Clube, de Monteiro; o Estudantes Sport Club, de Timbaúba PE; o América Futebol Clube, de Rio Tinto e outras agremiações.
O TAC também enfrentou as equipes profissionais do estado, como o Treze Futebol Clube; Botafogo Futebol Clube, Auto Esporte Clube, o extinto Esporte Clube União, o Santos Futebol Clube; o Confiança Esporte Clube; Guarabira Esporte Clube; o Santa Cruz Recreativo Esporte Clube; o Esporte Clube de Patos e o Nacional Atlético Clube. Vários atletas profissionais começaram as suas carreiras jogando com a camisa do TAC, aqui podemos elencar Edvaldo Moraes, foi destaque no Campinense; Chico Alicate, destaque no Auto Esporte; Ito, Auto Esporte e Guarabira; Toinho Cruz, Treze e Guarabira; Marcos Silva, jogou no Campinense e outros; Ivan Júnior, Santa Cruz do Recife e Mogi Mirim SP; Cida, Santa Cruz do Recife.
O que a sua torcida e os cronistas esportivos não esquecem, foram os dois principais títulos conquistados pelo Tabajara Atlético Clube:  1) conquista da II Copa Borborema de Futebol, ocorrida na tarde do dia 16 de dezembro de 1978, quando derrotou a forte equipe da seleção da cidade de Taperoá, por um tento a zero, jogo realizado no estádio Ernani Sátiro O Amigão, e o segundo lugar no Torneio Mistão, realizado em 1970, quando enfrentou o Campinense Clube, o Treze Futebol Clube, o América Futebol Clube, de Esperança, o Industrial Esporte Clube, de Ingá e o Esporte Clube Cuité, do município de Cuité.
Parabéns ao TABAJARA ATLÉTICO CLUBE, por seus 68 anos de fundação e história.  Desejamos longevidade e novas conquistas ao alvinegro.

Por Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui