Causos & Lendas do Nosso Futebol: Você se Lembra de Dinaldo? - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 9 de abril de 2022

Causos & Lendas do Nosso Futebol: Você se Lembra de Dinaldo?

Foto: Divulgação 
No dia vinte de junho do ano de 1950, na próspera cidade de Patos - PB, a famosa morado do sol, nasceu o nosso homenageado da semana que foi registrado por seus pais com o nome de DINALDO MEDEIROS WANDERLEY, mas para o mundo da bola, ele ficou conhecido como o habilidoso meio campista “DINALDO”.
No final da década de 60, ele jogou futebol e salão em equipes amadoras da cidade, onde foi bastante destacado com a famosa bola pesada. Dizem, que nas quadras ninguém conseguia tomar-lhe a bola e que o seu chute era indefensável. Quando ele estava com 18 anos de idade, foi chamado para treinar no Nacional Atlético Clube, foi aprovado e passou a ser titular no meio de campo. A sua fase áurea no alviverde patoense ocorreu entre o final de 69 até o ano de 1972, quando ele jogou ao lado de Bastinho, Chacon, Ribamar, Canário, Tico, Pedrinho, Chiquinho Alegria, Pistola, João Grilo e tantos outros bons jogadores que surgiram em Patos.
Dinaldo era aquele jogador diferenciado, que jogava por prazer e que transmitia segurança aos demais companheiros de equipe. Seus lançamentos precisos, seus dribles desconcertantes, sua forma de prender a bola e a visão de jogo impressionaram os técnicos e os torcedores.
João Batista, ex-atleta do Nacional Atlético Clube, assim se reportou sobre o futebol de Dinaldo: “com a bola no pé, era muito difícil alguém tomar, colocava onde queria, chutava bem e forte. Um dos melhores da nossa região”. O ex-companheiro de gramado, Chiquinho Alegria, disse: “Dinaldo jogava muito na meia esquerda, driblava e lançava com perfeição”. João Grilo, também companheiro de equipe, assim se reportou “ Jogava muito, tanto no campo como nas quadras. Um atleta completo.
Quando esteve em João Pessoa, na década de 70, ele passou uma curta temporada no Botafogo Futebol Clube, jogando ao lado de Chico Matemático e companhia. Também disputou jogos amistosos com a camisa do Esporte Clube de Patos. Finalmente, por decisão familiar, ele recusou uma oportunidade de ir treinar no Clube de Regatas Flamengo.
Sabedor que naquela época o futebol não garantia o futuro de ninguém, Dinaldo, filho de uma família abastada, dedicou-se aos estudos e concluiu os cursos de Economia e Direito, assumindo o cargo de Tabelião. Posteriormente passou a ser empresário no ramo da construção civil e distribuidor de matéria prima para a indústria calçadista.  Outra atividade desenvolvida pelo nosso homenageado foi a política, onde exerceu o cargo de deputado estadual por duas legislaturas e foi prefeito de Patos por duas vezes seguidas, de 1997 a 2004.
Quando foi no dia 24 de maio do ano de 2020, Dinaldo, que no passado venceu os seus adversários com dribles precisos e geniais, não conseguiu vencer a COVID 19, falecendo para tristeza de seus familiares, amigos e fãs.
Para nós torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o senhor DINALDO MEDEIROS WANDERLEY, o popular meio campista “DINALDO”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

Por Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui