Presidente da Perilima entende que, se a FPF realizar o Paraibano em 2021, tem que ser no primeiro semestre - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Presidente da Perilima entende que, se a FPF realizar o Paraibano em 2021, tem que ser no primeiro semestre

Jailton Oliveira destaca que no Paraibano as despesas são maiores que as receitas — Foto: Ramon Smith / Desportiva Perilima
A Perilima é um dos sete clubes que apoiaram o cancelamento do Campeonato Paraibano de 2021, sob a alegação de insuficiência financeira, uma vez que as agremiações estão sem os recursos provenientes do programa de incentivo ao esporte, do Governo do Estado. Mas o presidente da Águia de Campina, Jailton Oliveira, entrou no debate - informal até o momento - sobre a competição ser adiada para o segundo semestre, em vez de cancelada. O dirigente refuta essa hipótese e entende que, se o estadual for mantido, tem que ser mesmo na primeira metade do ano.
Desde que sete dos oito clubes da elite optaram pelo cancelamento do Paraibano de 2021, os bastidores estão fervilhando, com negociações entre dirigentes e o poder público. Mas o repasse de verbas do Governo do Estado às agremiações, referentes ao programa Paraíba Esporte Total, ainda de 2020, parece algo inviável, uma vez que o ano em questão já acabou. E, em meio a essa indefinição sobre o estadual, levantou-se a hipótese de a competição só ser realizada após a volta do público aos estádios.
O atual campeão estadual, o Treze, já declarou ser favorável ao acontecimento do campeonato apenas no segundo semestre. Assim como o Galo, o Sousa também já se posicionou e deve defender a realização do estadual após a volta da torcida aos estádios.
Já o Nacional de Patos é contra o adiamento do Paraibano, alegando que, concorrendo com as séries C e D do Brasileiro, o estadual teria que se estender por mais tempo, gerando mais custos para os clubes que disputam apenas essa competição. E é essa também a tese que o Jailton Oliveira, presidente da Perilima, defende.
- Penso que o mais viável seria no primeiro semestre. No segundo semestre, teríamos um campeonato mais longo em função das competições da CBF, o que acarretaria mais dois ou três meses de folha para os clubes que não estão nessas competições. Por outro, também comprometeria as equipes que estão jogando as competições da CBF, pois teriam que jogar quarta e domingo - destacou Jailton.
Mas o dirigente máximo da Perilima mantém o discurso de que, sem apoio do poder público aos clubes, o Campeonato Paraibano de 2021 não deveria acontecer. Segundo ele, os custos com os jogos são bem mais altos que os valores que os clubes arrecadam.
- Os clubes esperam que o governador do estado tenha a sensibilidade de viabilizar um recurso que seja via FPF para que eles possam amortizar um pouco das despesas de fazer um Paraibano. Vale salientar que os clubes gastam muito mais do que o valor proposto pelo governo no programa Paraíba Esporte Total - pontuou Jailton Oliveira.
A Perilima é um dos poucos clubes que estão aptos a receber os valores do programa Paraíba Esporte Total, que em 2020 substituiu o Gol de Placa, suspenso por conta de fraudes. Os programas de incentivo ao esporte, do Governo do Estado, não foram pagos em 2019, justamente por conta dessas irregularidades, nem em 2020, já que os clubes precisaram assinar um acordo de leniência, se comprometendo a revolver ao Estado os valores utilizados indevidamente, para só assim poderem receber a verbo do novo programa.
O fato, sobre a realização ou não do Campeonato Paraibano neste temporada, é que, até o momento, a Federação Paraibana de Futebol (FPF), ainda não marcou uma nova reunião com os clubes para tratar do assunto. Com isso, o estadual segue cancelado e, como são necessários 60 dias entre a divulgação da tabela e do regulamento da competição e o início dos jogos, a disputa não poderia começar antes de meados de março.

Por Bruno Rafael 
Campina Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui