Secretário de Saúde da Paraíba nega rápida retomada do futebol: "Não é uma atividade essencial" - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

terça-feira, 9 de junho de 2020

Secretário de Saúde da Paraíba nega rápida retomada do futebol: "Não é uma atividade essencial"

Geraldo Medeiros é secretário de saúde da Paraíba — Foto: Reprodução / TV Cabo Branco
A Federação Paraibana de Futebol (FPF) e os clubes já se reuniram pela retomada do futebol, mas, se depender da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a volta da modalidade no estado vai ter que esperar um pouco mais. Em contato com a reportagem do GloboEsporte.com, Geraldo Medeiros, secretário da pasta, garantiu que futebol não é uma atividade essencial e que, mesmo sem público, um jogo promove aglomeração de pessoas. Ele garantiu também que somente com o achatamento da curva de contágio da Covid-19 em solo paraibano é que vai ser possível definir os rumos do retorno dos treinamentos e da sequência do Campeonato Paraibano.
Geraldo Medeiros informou que a retomada do futebol vai ser analisada apenas em uma fase posterior na flexibilização das atividades na Paraíba. O secretário indicou que a modalidade não está entre as primeiras alternativas.
O futebol é uma atividade que, mesmo sem público, promove aglomeração. Além disso, não é uma atividade essencial. Vai precisar ser analisada numa fase posterior e não como uma primeira alternativa – disse Geraldo.
Com a afirmação do representante da Secretaria de Estado da Saúde, está praticamente descartada a hipótese indicada pela FPF e o desejo de alguns representantes de clubes do retorno dos treinamentos, ainda neste mês de junho, nas sedes oficiais. Ao que tudo indica, o futebol vai aguardar mais um pouco para que a conversa sobre o retorno consiga algo mais concreto. A própria presidenta da Federação, Michelle Ramalho, faz questão de destacar que, apesar de a projeção pensada ao lado dos clubes ser mesmo a de retorno dos treinos no próximo dia 15, qualquer movimentação nesse sentido só vai ser efetivada após a liberação dos órgão de saúde e seguindo todas as medidas de segurança.
Questionado sobre o número alto de testes que os clubes vão precisar para poder retomar os treinamentos quando a atividade estiver liberada pelo Governo do Estado, Geraldo Medeiros disse que a Paraíba possui testes suficientes, mas não recomenda o uso indiscriminado.
Vale destacar que, para a retomada do Campeonato Paraibano, cada equipe vai precisar testar jogadores, comissões técnicas, funcionários e seus familiares e pessoas próximas.
Nós temos testes suficientes na Paraíba. Mas depende do protocolo. O uso indiscriminado de testes não é recomendado. Por isso, nós vamos ter que elaborar um protocolo para que sejam utilizados pelos clubes – cravou o secretário.
FPF promete rigor nos protocolos e planeja dialogar com secretarias de saúde na próxima semana
Plano da FPF prevê testagens em atletas e volta do Paraibano só após liberação de órgãos de saúde
A favor ou contra? Paraibanos se dividem em enquete sobre o retorno do futebol ainda em junho
Médico avalia que só vai ser seguro retomar o futebol na Paraíba em outubro ou novembro
Por fim, o representante da saúde do Governo do Estado informou que os treinos e, consequentemente, o Campeonato Paraibano, só vão poder ser retomados quando a curva de contágio da Covid-19 na Paraíba estiver achatando, algo que diariamente ainda não foi visto desde março, quando o futebol e outras atividades foram suspensas.
Não há previsão de abertura de jogos no momento. Vai depender do número dos casos, se está em decréscimo. É uma série de fatores que vão permitir a flexibilização ou não.
No último balanço divulgado pela SES, a Paraíba possui 20.310 casos e 484 mortes confirmadas pelo novo coronavírus. Vale lembrar que a Região Metropolitana de João Pessoa - que envolve oito cidades: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Pitimbu e Santa Rita – está com um isolamento social mais rígido desde a semana passada. Apesar disso, até então, a medida está bem abaixo da meta esperada pelo Governo do Estado e as Prefeituras dos municípios.

Por Cisco Nobre e Vitor Oliveira 
Globoesporte.com
João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui