Conheça a história da camisa sem escudo que o Botafogo-PB usou na vitória sobre o Flamengo em 1980 - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

terça-feira, 19 de maio de 2020

Conheça a história da camisa sem escudo que o Botafogo-PB usou na vitória sobre o Flamengo em 1980

Página de Revista Placar da época — Foto: Reprodução
Você, que é torcedor do Botafogo-PB, ou mesmo que acompanha a história do futebol paraibano, já se perguntou por que o uniforme dos jogadores de linha na foto histórica da equipe que bateu o Flamengo no Campeonato Brasileiro de 1980 não tem o escudo do Belo? Pois é, o fato é que em um dos mais conhecidos capítulos da história do Alvinegro da Estrela Vermelha, o escudo do clube só saiu na foto na camisa do goleiro Hélio Show.
Aquele time do Botafogo-PB, que fez excelente campanha no Brasileirão daquele ano, ficou conhecido no país como "Matador de Tricampeões". A alcunha foi atribuída porque, além de vencer o tricampeão carioca Flamengo, o Belo também passou pelo tricampeão gaúcho Internacional. A vitória sobre o Flamengo, em pleno Maracanã, aliás foi a única derrota do time de Zico e companhia até a final do Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-MG, antes de o Rubro-Negro se tornar campeão nacional pela primeira vez na sua história.
Em 1980, o Botafogo-PB ficou em 20º lugar, numa competição com 44 clubes. Venceu jogos importantes, mas o triunfo sobre o Flamengo perdura até hoje como um dos maiores feitos do clube. Até porque não era qualquer Fla. Era o de Zico, Adílio, Andrade, Júnior e mais outras estrelas, que naquele ano, ao se tornar campeão brasileiro, pavimentou o caminho para se tornar pela primeira vez campeão da Libertadores e do Mundial.
Dentre vários fatos inusitados naquele 6 de março, um dos mais enigmáticos é sobre o uniforme botafoguense. É que, claro, as fotos daquela partida entraram para a história. E, também óbvio, a do time posada vai ser eterna. Mas apenas o goleiro Hélio Show tem em seu peito o escudo do Botafogo-PB, que naquela altura já tinha a estrela vermelha.
Uniformes perdidos ou sugestão de João Saldanha?
São duas as histórias que tentam explicar a razão de o Botafogo-PB, em um dos seus momentos mais importantes, ter jogado com uma camisa sem escudo. A mais conhecida delas é reproduzida por Magno, ídolo do clube e meia daquele time histórico. Segundo ele, as camisas acabaram embarcando para outro lugar, e não para o Rio de Janeiro, onde aconteceu a partida.
- Viemos saber no vestiário o que tinha acontecido. A empresa aérea desviou os uniformes do Botafogo-PB. E aí foi um corre-corre para os diretores comprarem um padrão do Botafogo do Rio. Eu nunca joguei com meião cinza. A única vez que eu joguei com meião cinza foi contra o Flamengo do Rio - comentou.
Fadado mesmo a tecer a sua história dentro do campo, talvez Magno tenha reproduzido uma versão diferente do que realmente aconteceu naquele 6 de março de 1980. É essa pelo menos a tese do conselheiro alvinegro Raimundo Nóbrega, grande responsável dentro do clube de resgatar e reunir a história do Botafogo-PB.
De acordo com Raimundo, o grande responsável pelo padrão sem escudo foi João Saldanha. Isso mesmo, o jornalista e ex-técnico da Seleção Brasileira. Mas por que um dos grandes comunistas da história brasileira iria tirar justamente a estrela vermelha do Belo?
Não teve nada a ver com política. Segundo Raimundo, em uma das resenhas esportivas daquele dia, o então presidente do Botafogo-PB, Álvaro Magliano, esteve ao lado de João Saldanha, que já havia voltado a trabalhar na imprensa carioca. Em conversas no estúdio, Saldanha sugeriu que o time jogasse de listrado, para ganhar a simpatia dos torcedores do xará carioca. Naquele momento, o Belo vinha utilizando muito um padrão branco com detalhes vermelhos.
- Foi uma sugestão de João Saldanha. Ele disse isso para o presidente Álvaro Magliano e ele saiu querendo comprar os padrões alvinegros. Acredito que o time não tinha levado (o padrão alvinegro), já que o time vinha usando o branco normalmente naquele ano. Tanto é que depois dali, o time continuou usando esse padrão sem escudo em algumas partidas - comentou Raimundo.
Esse uniforme - listrado e sem a estrela vermelha -, inclusive, foi um dos escolhidos pelo GloboEsporte.com no Camisapops do Nordeste. Lá estão várias camisas de momentos históricos de alguns do principais clubes da região.

Por Pedro Alves 
Globoesporte.com
João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui