O ano de 2013 foi desastroso para o eixo Rio-São Paulo. Cariocas e paulistas se acostumaram a serem protagonistas no futebol nacional, mas viram o Cruzeiro quebrar um sequência de nove anos de domínio com o título Brasileiro, e correm o risco de ficarem sem representantes no G4 e com três entre quatro dos rebaixados.
No final, apenas o Flamengo, que fazia um 2013 para ser esquecido até Jayme de Almeida assumir o time e liderar o clube ao título da Copa do Brasil, parece ter salvado o ano. O Botafogo tem a melhor campanha no Brasileiro entre cariocas e paulistas, porém pode ver o ano terminar sem vaga na Libertadores.
Ponte desce, Flu e Vasco podem acompanhar
A situação é particularmente dramática para Fluminense e Vasco. Um dos dois cairá para a segunda divisão e há a possibilidade, grande, de que os dois sigam juntos para a Série B. O caso é mais surpreendente para o lado das Laranjeiras. Se cair, o Flu será o primeiro campeão brasileiro rebaixado no ano seguinte do título.
A Ponte Preta já está rebaixada, mas curiosamente pode ser o time paulista mais feliz ao fim do ano. Tudo por causa da campanha na Copa Sul-Americana. A Macaca despachou favoritos e chegou na final. É, hoje, o único time de São Paulo com possibilidade de ir para a Copa Libertadores em 2014. Um sucesso relativo.
Além do trio, a Portuguesa ainda não se livrou matematicamente do rebaixamento, embora seja improvável ver a Lusa na Série B em 2014.
Paulistas fora do G4 e Botafogo ameaça ficar sem vaga
Os últimos nove campeões vieram do eixo Rio-São Paulo. Neste ano, porém, correm o risco de não terem sequer um representante no G4. Os paulistas estão matematicamente descartados - será a primeira vez nos pontos corridos que um time não representa o estado entre os quatro primeiros.
O Botafogo é o único que pode terminar na zona de classificação da Libertadores. Se o campeonato terminasse hoje, o Alvinegro estaria fora. O único representante garantido é o Flamengo, campeão da Copa do Brasil. A Ponte pode conquistar o acesso pelo caminho da Sul-Americana. No Brasileiro, o eixo mais tradicional do futebol foi um desastre.
Santa Catarina, em alta, pode tomar segundo lugar de cariocas
Outra situação inusitada é o crescimento do futebol catarinense. Chapecoense e Figueirense garantiram acesso e, se o Criciúma, em melhor posição que Coritiba, Vasco e Fluminense, conseguir a permanência na Série A, serão três representantes do estado na primeira divisão.
O número seria, no mínimo, igual ao de representantes do Rio de Janeiro, já que Vasco ou Fluminense vão descer de divisão. Santa Catarina ficaria a frente de outros centros tradicionais, com Rio Grande do Sul e Minas. Os paulistas seguem sendo os primeiros colocados, porém com rebaixados na Série A e na Série B.
Ogol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador