A Ponte Preta é o Brasil na Copa Sul-Americana. É desta forma que os veículos de comunicação que transmitirão a final entre a Macaca e o Lanús-ARG têm “vendido seu peixe”. A afirmativa, contudo, não é 100% verdadeira. Isso porque torcedores de Atlético-PR, Goiás, Botafogo e Vitória devem se juntar aos simpatizantes do Guarani para secar a Ponte Preta.
Não que haja uma grande rivalidade entre estes clubes e a Alvinegra. O grande motivador desta torcida contra é a vaga na Libertadores de 2014. É que se os campineiros conquistarem o título Sul-Americana também garantiriam vaga na Libertadores e tirariam uma vaga do Brasileirão.
Isso acontece porque a Conmebol permite o máximo de seis participantes de um mesmo país no principal torneio do continente. Como o Atlético-MG foi campeão, o Brasil já tem seis clubes garantidos. Além do Galo, estão garantidos Flamengo (campeão da Copa do Brasil), Cruzeiro (campeão brasileiro) e Grêmio (segundo no Brasileirão).
Uma das duas vagas restantes será preenchida pelo terceiro colocado do Brasileirão. O último depende justamente da performance da Macaca. Caso o time de Jorginho Campos seja campeão, o G4 vai virar G3 e as chances principalmente de Goiás, Botafogo e Vitória diminuíriam.
O Atlético-PR depende apenas das próprias pernas para carimbar sua vaga. Com 61 pontos, na terceira posição, o time precisa vencer o Vasco, em Joinville – Furacão perdeu mando -, no domingo. Mais abaixo está o Goiás, com 59 pontos, que recebe o Santos, em Goiânia.
O quinto colocado, primeiro fora do G4, é o Botafogo que soma 58 pontos e encara o Criciúma, no Maracanã. Por fim, quem está em situação mais delicada é o Vitória, que também soma 58 pontos e joga contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte.
Ponte Preta e Lanús se enfrentam no primeiro jogo, nesta quarta-feira, às 21h50, no Pacaembu. A partida de volta está marcada para o dia 11 de dezembro, também quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília), no Estádio La Fortaleza, em Lanús.
Agência Futebol Interior
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador