A data ainda não está oficialmente confirmada, mas a fórmula de disputa do Campeonato Potiguar de 2014 sim. O presidente da Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, confirmou em entrevista ao portalnoar.com que a competição do ano que vem será realizada novamente em três fases, sendo a primeira delas, disputada entre grupos da região Metropolitana e do Interior do RN.
Uma coletiva de imprensa a ser realizada na próxima quarta-feira (13), na sede da entidade, deverá confirmar a tabela da competição, mas ainda sem as datas das disputas, inclusive do jogo de abertura. A expectativa é pela confirmação da data de inauguração da Arena das Dunas e a confirmação do calendário do Campeonato do Nordeste.
“Dia 12 deveremos ter a inauguração da Arena das Dunas, temos a Copa do Nordeste para acontecer e com datas a serem confirmadas, então deixamos aberta a data [da primeira partida do Estadual] para encontrar um termo que concilie esse conjunto de ações. Achamos por bem, não já publicar a tabela pronta, para analisar com os clubes o melhor medida que alcance o bem comum”, disse Vanildo.
Certo mesmo é que o Estadual terá início ainda na primeira quinzena do mês de janeiro. Quanto à fórmula, conforme já havia divulgado o portalnoar.com no dia 24 de outubro, estariam os times da região metropolitana, do outro, os representantes das outras áreas do estado. Assim, ABC, Alecrim, ambos de Natal, Palmeira de Goianinha e o recém-promovido Globo, da cidade de Ceará-Mirim, formarão o grupo da região Metropolitana.
A chave do interior será formada pelo mossoroense Baraúnas, Corintians de Caicó, Assu e Santa Cruz.
Na fórmula de disputa da Copa FNF, os clubes de cada grupo jogam entre si em partidas de ida e volta. As três agremiações melhores colocadas de cada grupo se classificam para a disputa da Segunda Fase, junto a Potiguar e América. Os campeões de cada chave se enfrentam em mais dois jogos e decidem o título da primeira fase. O vencedor assegura participação na Copa do Brasil do ano seguinte. A decisão do clube rebaixado para a Segunda Divisão será através de um mata-mata entre os piores colocados de cada um dos grupos, em jogos de ida e volta.
Para as fases seguintes da competição, a Taça Cidade do Natal (1º turno) e a Copa RN (2º turno) estão mantidos os mesmos moldes deste ano. O Potiguar de Mossoró, campeão da edição de 2013, e o América, vice-campeão, entram na disputa a partir da fase principal – dividida em 1º e 2º turno – ao encerrarem suas respectivas participações na Copa do Nordeste do ano que vem.
Calendário modificado
As mudanças fazem parte de uma exigência natural do novo calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que encurtou a temporada que sofrerá uma paralisação para a disputa da Copa do Mundo no país entre os meses de junho e julho. Segundo a proposta inicial, a competição começaria no dia 12 de janeiro e terminaria no dia 13 de abril, data-limite estabelecida pela CBF para conclusão das competições estaduais.
Com a definição da CBF de que os campeonatos estaduais deverão ser realizados em 21 datas, o término do Potiguar está previsto para ocorrer dois meses antes da data em que foi concluído neste ano de 2012, quando a última partida da decisão foi disputada na segunda quinzena de maio. Apesar da redução de datas, Vanildo preferiu ver de forma positiva a mudança.
“Eu acho que foi aperfeiçoado, porque vai se basear em duas chaves, com redução de jogos que em contrapartida, vai oferecer a redução de despesas dos clubes. Além disso, com um campeonato das áreas da metropolitana e interiorana, vamos oferecer de forma definitiva a capacidade de um time do interior disputar a Copa do Brasil”, avaliou o presidente da FNF.
Por Bruno Araújo via Portal no Ar com Lance Esportivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador