Paraibano 2013: Botafogo e Treze já decidiram 10 estaduais, com 5 títulos para cada - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Paraibano 2013: Botafogo e Treze já decidiram 10 estaduais, com 5 títulos para cada

 

Final de 2013 vai ser o desempate entre os dois clubes. Belo já venceu duas vezes fora de casa, mas o Galo venceu as duas últimas decisões

Técnico do Botafogo-pb, Marcelo Vilar, Campeonato Paraibano, Paraíba, final do paraibano (Foto: Richardson Gray / Globoesporte.com/pb) 
Botafogo joga a primeira partida da final em casa(Foto: Richardson Gray / Globoesporte.com/pb)
Com mais de 70 anos de tradição, Botafogo-PB e Treze já disputaram ao longo da história 10 decisões de Campeonato Paraibano, com disputa empatada (cinco títulos para cada lado). Nesta segunda-feira, os dois times começam a disputar uma nova final com ares de tira-teima, para saber quem desempata o confronto direto em decisões.
O Clássico Tradição, como é conhecido o confronto, decidiu um título pela primeira vez em 1940. Já a última vez que isto aconteceu foi em 2006. Em ambas as oportunidades o Treze acabou campeão.
Importante dizer que estão sendo contabilizados todos os jogos decisivos que definiram o título e não necessariamente a final do campeonato. Isto porque, em alguns casos, um dos times foi campeão após vencer o rival na final do segundo turno, por exemplo, sendo campeão antecipadamente.
O confronto é tão acirrado que os dois times já até dividiram um título. Foi em 1975, quando cada clube conquistou um turno e, depois de confusões jurídicas, ambos foram declarados campeões.
Treino do Treze, jogadores reunidos, PV, técnico Vica (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba) 
Treze joga por empate na soma dos resultados e  decide o título com o segundo jogo em Campina(Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)
Apesar de empatado, o duelo recente é favorável ao clube de Campina Grande. As duas últimas disputas, por exemplo, foram vencidas pelo Galo, campeão em 2006 e em 2000. Neste, vencendo o título no Estádio Almeidão, em plena João Pessoa. Esta, por sinal, foi a única vez que o Treze foi campeão em cima do Belo jogando fora de casa.
Em contrapartida, o Botafogo foi campeão em cima do Treze pela última vez em 1999. E em 1988 foi campeão em Campina Grande, vencendo no Estádio Amigão. Ao contrário do rival, no entanto, o Botafogo já venceu o Treze duas vezes fora de casa, mesmo cenário que vai acontecer neste ano (já que a partida decisiva acontece no Amigão, em Campina Grande, na quinta-feira).
Nos números absolutos do clássico, o desta segunda é o de número 381. O Treze já venceu 154 vences e o Botafogo venceu 120. São 107 empates. Contudo, no que diz respeito ao número de títulos a vantagem é ampla em favor do Belo: são 25 conquistas botafoguenses, contra 15 trezeanas.
Confira as vezes que Botafogo e Treze decidiram o título*:
Ano Quem venceu Onde foi a disputa
2006 Treze Campina Grande
2000 Treze João Pessoa
1999 Botafogo João Pessoa
1989 Treze Campina Grande
1988 Botafogo Campina Grande
1986 Botafogo João Pessoa
1969 Botafogo João Pessoa
1968 Botafogo Campina Grande
1950 Treze Campina Grande
1940 Treze Campina Grande
 
 
* Fonte: The Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation

Fonte: Globoesporte.com/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui