Causos & Lendas do Nosso Futebol: VOCÊ SE LEMBRA DO LATERAL SEVERO? - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 27 de agosto de 2022

Causos & Lendas do Nosso Futebol: VOCÊ SE LEMBRA DO LATERAL SEVERO?

 
Ele nasceu no dia 02 de janeiro do ano de 1957, na próspera e cultural cidade de Campina Grande PB, terra do maior São João do mundo e celeiro de grandes jogadores, foi por seus pais registrado com o nome de JOSENILDO SEVERO DA COSTA, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o lateral direito “SEVERO”. O nosso homenageado da semana foi um atleta leal que sabia defender e apoiar o ataque com muita propriedade e desenvoltura.
Tudo começou nas categorias de base do Olaria do bairro do Catolé, Campina Grande, onde ingressou no infantil, passou para o juvenil e depois para amador. Seu futebol dinâmico e objetivo o levou direto para o time profissional da então sensação do futebol paraibano, a Sociedade Desportiva Borborema – O GAVIÃO, equipe que surgiu de uma dissidência do Campinense Clube e que disputou o campeonato paraibano de 1976 e 1977. Depois das duas temporadas no nosso estado, jogando ao lado de Odon, Fernando Canguru, Magno, Tinteiro, Sílvio, Radar e Mazinho, SEVERO foi jogar na equipe carioca do América Futebol Clube e depois de uma temporada foi para o Campo Grande Atlético Clube. Em seguida, como muitos atletas desse imenso país, ele passou a levar uma vida de atleta cigano da bola.
Em 1978 ele jogou no Itabuna Esporte Clube da Bahia; em 1979 ele vestiu a camisa do Clube Esportivo Dom Bosco, do Mato Grosso; em 1980 ele defendeu as cores do Botafogo Sport Clube, da Bahia; em 1981 e 1982 ele esteve no Esporte Clube Flamengo, PI; em 1983 ele defendeu a Agremiação Sportiva Arapiraquense o Asa de Arapiraca, AL; em 1983 ele esteve na Associação Chapecoense de Futebol, SC; em 1985 e 1986 esteve vestindo e honrando as cores do Botafogo Futebol Clube - PB onde teve o prazer de colocar faixa de campeão e uma enorme identificação com o clube. Finalmente, foi jogar na Associação Desportiva Atlanta da cidade de Jequié, BA e foi na belíssima terra de Jorge Amado que ele resolveu pendurar as suas disputadas chuteiras e enveredar na função de treinador.
Como treinador de futebol ele dirigiu várias equipes como o Botafogo Futebol Clube, o Campinense Clube, esteve na comissão técnica do Londrina Esporte Clube - PR, na Sociedade Esportiva Matsubara - PR e dirigiu várias equipes de Futsal em nosso estado.  Ele atuou como preparador de goleiros em vários clubes. Em todos esses clubes SEVERO foi um atleta e treinador que somou, que contribuiu e que deixou amizade e saudades. Vários foram os treinadores que ele teve o prazer de trabalhar na sua exitosa carreira de atleta, resultando um acúmulo muito proveitoso de conhecimentos que ele faz questão de agradecer. Hoje, aos 65 anos de idade, aposentado, residente na Rainha da Borborema ele pega os recortes dos jornais e recorda de um tempo em que se jogava bola, não se ganhava dinheiro e nem possuía as condições materiais e logísticas de hoje, mas se praticava um futebol bonito e com muito amor ao clube.
Para nós torcedores, desportistas e cronistas paraibanos ficou a certeza de que o Sr. JOSENILDO SEVERO DA COSTA, o popular lateral direito “SEVERO”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

Por Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br

Um comentário:

  1. Parabéns Dr. Serpa pela reportagem brilhante. O homenageado merece os louros dissecados a sua pessoa por sua trajetória de vida, pessoal e desportiva. Tive o prazer de sua convivência como atleta e como amigo. Saúde e paz para vocês. Saudades. Abraços do amigo Fernando Canguru.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui