Ronaldo tem reunião com Governo de Minas Gerais para Cruzeiro administrar o Mineirão - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

terça-feira, 14 de junho de 2022

Ronaldo tem reunião com Governo de Minas Gerais para Cruzeiro administrar o Mineirão

Torcida do Cruzeiro no Mineirão (Foto: Gustavo Aleixo)
Ronaldo chega a Belo Horizonte nesta quarta-feira e já tem compromisso importante agendado. Na parte da tarde, o gestor do Cruzeiro se reunirá com Romeu Zema, governador de Minas Gerais, e o tema central do encontro será a possibilidade de o clube passar a administrar o Mineirão.
Será apenas a primeira conversa formal entre as partes, e nenhuma decisão será tomada no encontro, até em função de haver contrato vigente do Governo de Minas Gerais com a Minas Arena, atual administradora do estádio. O acordo entre as partes tem validade até 2037 – com possibilidade de prorrogação até 2045.
Pelo contrato atual, o Governo de Minas tem de fazer repasses mensais à administradora. A quantia, hoje, é próxima de R$ 10 milhões, e o Governo busca medidas para reduzir o impacto dessa situação nos cofres.
O encontro desta quarta-feira ocorrerá no gabinete do governador do Minas Gerais e contará com a presença também de Fernando Marcato, Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do estado. Temas gerais, inclusive relacionados à SAF, também estão na pauta.
Sobre o Mineirão, as partes pretendem construir uma ideia inicial em relação aos moldes de acordo para que o Cruzeiro possa administrar o estádio. A partir daí, será necessário conversar também com a Minas Arena para que a situação seja debatida em conjunto, justamente em função do contrato longo que está vigente.
Segundo apurou o ge, uma das alternativas que será discutida é de que o Cruzeiro, como eventual interessado em administrar o Mineirão, possa assumir o repasse acertado do Governo de Minas com a Minas Arena, mas tendo um prazo maior para realizar o pagamento do contrato assinado em 2010.
Neste caso, a atual administradora receberia os valores aos quais tem direito por contrato, mas em parcelas menores e de responsabilidade do Cruzeiro, que poderia explorar o estádio em sua totalidade, com eventos, venda de camarotes, entre outras formas de tornar o local rentável.
Essa e qualquer outra proposta que parta do Governo ou do Cruzeiro precisaria passar por análise jurídica, justamente em função de haver um contrato com longa vigência pela frente. Ainda é preciso analisar, por exemplo, se o clube poderia assumir o Mineirão diante de um acordo, ou se seria necessária realização de nova licitação.
A possibilidade de o Cruzeiro administrar o estádio surge principalmente diante da proximidade da inauguração da Arena MRV, do Atlético-MG. Com o América-MG administrando o Independência, o Mineirão terá apenas o Cruzeiro como equipe masculina de futebol para atuar por lá. Times de base e femininos dos três grandes da capital normalmente mandam jogos no Estádio das Alterosas.
O Cruzeiro chegou a mandar jogos no Independência, no início deste ano, justamente por considerar alto o custo para duelos no Mineirão. A gestão do clube conseguiu, junto à Minas Arena, uma melhoria nos números, que ainda são considerados altos.

Por Guilherme Macedo 
GE Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui