Da falência à final: Rangers ressurge em 10 anos e decide Liga Europa contra Eintracht Frankfurt - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Da falência à final: Rangers ressurge em 10 anos e decide Liga Europa contra Eintracht Frankfurt

Lundstram comemora gol da classificação do Rangers à final da Liga Europa (Foto: Getty Images)
No início da temporada 2012/2013, apenas seis jogadores se reapresentaram nos treinos do elenco principal do Rangers. O tradicional clube da Escócia iniciava ali uma nova era. Afundado em dívidas, precisou decretar falência em fevereiro de 2012 e recomeçar na quarta divisão local.
Dez anos depois, o Rangers está de volta. Nesta quarta-feira, vai disputar a final da Liga Europa contra o Eintracht Frankfurt, em Sevilla. O ge acompanha a partida em Tempo Real a partir das 16h (de Brasília).
Esta será a chance de o Rangers conquistar seu segundo título europeu na história. Antes, faturou a extinta Recopa há exatos 50 anos, na temporada 1971/1972. Desta vez, porém, um eventual sucesso vai transcender a questão esportiva.
Mesmo de volta ao protagonismo, o Rangers ainda não vive situação financeira confortável. Em seu último balanço, divulgado em novembro de 2021, o clube revelou que teve um prejuízo de 24 milhões de libras na última temporada. Além disso, o clube vai precisar tomar um empréstimo de 7,5 milhões de libras até o fim da temporada para cumprir todas as suas obrigações financeiras.
- Ainda há muito trabalho a ser feito enquanto nós melhoramos nosso modelo de negócios. Um modelo que precisa ser condizente com este clube, mas sustentável, para proporcionar fundações sólidas enquanto completamos nosso programa de recuperação e construímos um caminho para um crescimento sustentável - escreveu a diretoria no balanço financeiro.
O título da Liga Europa representa praticamente o valor necessário pelo Rangers para completar o ano: 7,8 milhões de libras. Além disso, o troféu vale automaticamente uma vaga como cabeça de chave na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. Seria um ganho financeiro considerável para um clube que há pouco tempo tinha expectativas bem menores.
- Há quatro anos estávamos pensando apenas em nos classificar para a fase de grupos (da Liga Europa). Há cinco anos estávamos perdendo para o Progrès Niederkorn (pequeno time de Luxemburgo). Eu voltei ao Rangers em 2018. Uma final europeia em 2022? Se você for honesto consigo mesmo, você pensaria que não haveria chance - disse o goleiro Alan McGregor, um dos jogadores mais experientes do Rangers, em entrevista ao jornal "The Guardian".
A linha do tempo do Rangers:
2012: falência declarada e recomeço na quarta divisão da Escócia;
2013: subida para a terceira divisão;
2014: subida para a segunda divisão com uma campanha de 33 vitórias em 36 jogos;
2016: subida para a primeira divisão;
2018: Steven Gerrard assume como técnico;
2021: com Gerrard no comando, o Rangers volta a ser campeão escocês, de forma invicta.
Eintracht Frankfurt no caminho
Para dar um passo gigantesco rumo à saúde financeira, o Rangers terá pela frente um adversário bem credenciado. Ao longo de sua campanha, o Eintracht Frankfurt ficou marcado não apenas pelo que fez em campo, como a eliminação do Barcelona nas quartas de final, mas também pelo que seus torcedores aprontaram pela Europa.
Na vitória por 3 a 1 sobre o Barcelona em pleno Camp Nou, ocorreu uma invasão germânica. A estimativa é de que cerca de 30 mil torcedores do Eintracht tenham assistido ao triunfo, o que gerou, inclusive, uma crise institucional no clube catalão.
Na fase seguinte, diante do West Ham, a ideia era promover outra invasão. O clube inglês, precavido, reforçou a segura e limitou os torcedores no estádio em Londres a apenas 3 mil, embora houvesse muito mais nas ruas da capital britânica. Mas de pouco valeu: o Eintracht Frankfurt avançou à final, com direito a comemoração em casa com seus torcedores.
Para a final em Sevilha, a expectativa é de nova invasão, tanto de torcedores do Eintracht Frankfurt quanto do Rangers. De acordo com a polícia local, são esperados 100 mil torcedores do Rangers e 50 mil do Eintracht.
A capacidade do estádio Ramón Sánchez Pizjuán, palco da final, é de 42,5 mil pessoas. A princípio, a Uefa distribuiu apenas 9,5 mil ingressos para cada um dos clubes, com o restante indo para patrocinadores e convidados. Diante do grande número de torcedores, porém, há a expectativa de que mais ingressos sejam disponibilizados para as torcidas.

Por Redação do GE
Sevilha, Espanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui