Causos & Lendas do Nosso Futebol: Você se Lembra de Adé? - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 19 de março de 2022

Causos & Lendas do Nosso Futebol: Você se Lembra de Adé?

 
Adé com a camisa do Santa Cruz de Santa Rita (Foto: Divulgação)
No dia 25 de março do ano de 1957, ele nasceu na pequenina cidade pernambucana de Itapetim -PE, divisa com o estado da Paraíba, foi por seus pais registrado como ADEMILDO FERREIRA GUIMARÃES, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o atacante “ADÉ”.
Depois de ser destaque jogando em várias equipes amadoras de sua cidade, em 1976 o então meia direita ADÉ foi levado para fazer teste e ser aprovado no Esporte Clube Caruaru, que posteriormente passou a ser chamado de Clube Atlético do Porto. Quando foi no mês de dezembro daquele mesmo ano, ele deixou o Esporte Clube e foi jogar no Central Sport Clube, tradicional equipe também da cidade de Caruaru –PE.
Ao retornar para a sua querida cidade para os seus pais assinarem a papelada contratual com o clube, pois ainda era de menor idade, ele resolveu não voltar para jogar em Caruaru.  Em seguida, no mês de janeiro de 1977, viajou para a cidade de Brasília, capital da República e lá jogou vários meses e torneios pelo estreante Olímpico Atlético Clube, equipe que por causa da burocracia do nosso futebol, não participou do campeonato local. Chateado com a situação, o nosso homenageado resolveu parar com o futebol e foi trabalhar como técnico em contabilidade, isso nos anos de 1978 e 1979.
Em 1980, para a nossa alegria, ADÉ resolveu vir morar e trabalhar no estado da Paraíba; de início na prazerosa cidade de Sapé, fato que oportunizou a sua inclusão no elenco do Confiança Esporte Clube, equipe com bastante história no futebol paraibano. Foram nove meses residindo e vestindo a camisa rubro-negra da terra do abacaxi. Nesse período, o Santa Cruz Recreativo Esporte Clube, de Santa Rita, por várias vezes tentou levá-lo para vestir a camisa tricolor do canavial. Posteriormente, ADÉ passou no vestibular e veio morar na cidade de João Pessoa para poder cursar Educação Física. Em 1981 e 1982, o nosso habilidoso meia direita, que também jogava de ponta direita, disputou o campeonato paraibano defendendo as cores tradicionais do Santa Cruz Recreativo Esporte Clube. Em 1983, com a carreira acadêmica bem encaminhada e já trabalhando no DER – Departamento de Estradas e Rodagem, o nosso homenageado não quis mais disputar o futebol profissional, mesmo com um convite para treinar na maravilha do contorno.
 Adé com a camisa do Central de Caruaru (Foto: Divulgação)
Com bastante experiência dentro do campo e das quadras, ele também jogou futebol de salão em vários clubes, ADÉ passou a contribuir com o nosso futebol jogando em várias equipes amadoras da capital, especialmente no esquadrão da ACEP – Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba, ao lado de Chico Matemático e Eudes Toscano e sob os comandos técnicos do saudoso Ivan Bezerra de Albuquerque.
Aproveitando o seu conhecimento teórico obtido no curso de licenciatura em Educação Física, aliado com a sua prática dentro dos gramados e das quadras de futebol de salão, o nosso homenageado fez o curso de árbitro de futebol de campo, com a chancela da Federação Paraibana de Futebol e também o curso de árbitro de futebol de salão, também com a chancela da Federação Paraibana de Futebol de Salão passando a colaborar com a arbitragem desses dois esportes.
Apesar dos seus atuais 65 anos de idade, ADÉ ainda pratica futebol, todo final de semana, com a tradicional pelada do SUB100, ao lado de jogadores como Marcos Silva, Odon, Regis Guru e outros abnegados atletas. Hoje, aposentado como professor do estado e como servidor do DER, ADÉ pega o seu álbum de fotografias e relembra com saudade o seu tempo de atleta profissional e como árbitro, não se arrependendo de nenhuma decisão que tomou, principalmente quando resolveu estudar para um dia ter uma digna aposentadoria.
Para nós torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o senhor ADEMILDO FERREIRA GUIMARÃS, o popular “ADÉ”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

Por Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui