Causos & Lendas do Nosso Futebol: Você se Lembra do Zagueiro João Carlos? - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Causos & Lendas do Nosso Futebol: Você se Lembra do Zagueiro João Carlos?

Ele nasceu na belíssima cidade do Recife PE, a famosa Veneza brasileira, precisamente no dia 19 - 4 – 1952, foi registrado por seus pais com o nome de JOÃO CARLOS HERMANO, mas para o mundo da bola, ele ficou conhecido como o “zagueiro JOÃO CARLOS COLORAU”.  O atleta em comento iniciou a sua carreira nas categorias de base do Sport Club do Recife, e quando foi no ano de 1975, para a alegria do torcedor paraibano, em particular do botafoguense, ele veio contratado juntamente com o treinador Pedrinho Rodrigues e os companheiros Salvino, Nilton, Celso, Evandro, Nelson e Luisinho que haviam estourado a idade na equipe rubro-negra da Ilha do Retiro.
João Carlos chegou a João Pessoa justamente no ano da inauguração do estádio José Américo de Almeida, inclusive participando do jogo inaugural do Almeidão. Ele integrou uma época de ouro de nosso rico e histórico futebol.  A sua forma firme e segura de marcar o atacante e a sua habilidade em defender no jogo aéreo o credenciaram a ser titular da camisa de nº 03 por vários e seguidos anos na Maravilha do Contorno. Era sempre João Carlos e mais dez. Por ter o cabelo um pouco avermelhado, logo surgiu o apelido de “colorau”.
Na década de 80, João Carlos colorau também deu alegria aos torcedores do Auto Esporte Clube, vestindo a camisa de nº 03 do alvirrubro de Mangabeira. Posteriormente ele teve uma rápida passagem no alvinegro do Geisel, o famoso Santos Futebol Tereré Clube. No clube do povo, lamentavelmente ele fraturou a perna esquerda apressando o encerramento da sua exitosa carreira profissional. Já aposentado do futebol, o nosso homenageado vestiu a camisa da Associação Recreativa de Futebol Sub – 100.
Extra campo, o zagueirão não relaxou nos estudos e cursou o ensino básico nos colégios Ipep e Dom Pedro II, para posteriormente ser aprovado no vestibular e cursar Educação Física na UNIPÊ passando a lecionar nas escolas públicas municipais da cidade de João Pessoa. Ele também foi servidor público da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba - Cagepa. Em João Pessoa, João Carlos contraiu núpcias com a senhora Nadja Brandão, irmã do ex-jogador do Botafogo PB, Saulo Gaguinho, dessa união nasceram três filhos. Quando foi no dia 14 – 10 – 2006, ele sofreu um infarto que o levou a óbito.
No bairro do Valentina Figueiredo, em João Pessoa, há um girador em uma avenida que recebeu o seu nome como uma homenagem póstuma pela sua enorme contribuição ao futebol do nosso estado. João Carlos possuía muitos amigos dentro e fora dos gramados, aqui podemos citar os ex atletas Magno, Nicássio e Fantick.
Para nós torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o Sr. JOÃO CARLOS HERMANO, o popular zagueiro JOÃO CARLOS COLORAU, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

Por Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui