Novo decreto de João Pessoa libera torcedores vacinados em estádios e ginásios - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Novo decreto de João Pessoa libera torcedores vacinados em estádios e ginásios

Foto: Cisco Nobre / GE
A Prefeitura de João Pessoa autorizou o retorno de público aos estádios de futebol e ginásios esportivos, limitado a 20% da capacidade das praças esportivas. Além disso, os torcedores precisam cumprir regras sanitárias básicas, como distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas e apresentação do cartão de vacinação com, pelo menos, a comprovação da primeira dose do imunizante contra a Covid-19.
A informação foi divulgada pelo jornalista Laerte Cerqueira, no blog Conversa Política do Jornal da Paraíba e confirmada pelo ge Paraíba.
O texto que fala sobre a liberação está publicado no novo decreto municipal de João Pessoa, editado pelo prefeito Cícero Lucena (Progressistas). A medida passa a valer a partir desta quinta-feira (16), com validade até o dia 30 de setembro.
O decreto estabelece que nas praças esportivas também serão obrigatórios a utilização de máscaras de proteção, disponibilização de álcool 70%, aferição da temperatura corporal na entrada, além de estar proibido vender e consumir de bebidas alcoólicas. Outras medidas mais específicas, segundo o documento, podem ser definidas pela Vigilância Sanitária de João Pessoa.
Em julho, Cícero Lucena já havia sinalizado a possibilidade dessa liberação, mas alguns impasses com o Governo do Estado travaram a flexibilização, que só saiu nesta quarta-feira.
Os números poderiam permitir que abríssemos um pouco mais dos eventos esportivos. Acredito que no próximo decreto vamos ocupar o estádio com pelo menos 20% do público, com todos usando máscaras, com as pessoas tendo a consciência que, mesmo tomando a vacina, é preciso continuar com os mesmos cuidados, evitando a contaminação e repassando a doença para terceiros — disse Cícero Lucena, em entrevista à TV Cabo Branco no mês de julho.
Haverá público nos estádios da Paraíba?
O Governo do Estado ainda não se pronunciou sobre essa nova medida da Prefeitura de João Pessoa. A importância dessa resposta vem da condição de que os principais — e mais utilizados — estádios de futebol da Paraíba pertencem ao Governo Estadual.
O procurador de João Pessoa, Bruno Nóbrega, afirmou que a medida publicada pela Prefeitura é válida para praças esportivas administradas pelo município e destacou que não sabe se o Estado tomará a mesma atitude, liberando os estádios e ginásios administrados pelo Governo da Paraíba.
As medidas de combate à disseminação do novo coronavírus que já estavam em vigor foram renovadas pelo Governo da Paraíba nesta semana. No decreto em vigor, não há nenhuma liberação ou veto expressa à presença de público nos estádios e outras praças esportivas.
Amistoso feminino entre Brasil e Argentina
Depois de a Associação de Futebol da Argentina (AFA) confirmar participação em dois amistosos contra a seleção feminina do Brasil, na Paraíba, a Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) deu sinais de que continuaria insistindo até onde pudesse, para que os torcedores estejam nas arquibancadas e prestigiem o maior clássico sul-americano nos gramados do Amigão, em Campina Grande, e do Almeidão, em João Pessoa, nos dias 17 e 20 deste mês, respectivamente.
O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, afirmou que iria "lutar com unhas e dentes" para isso se concretizar. Ele, inclusive, indicou que poderia elaborar um protocolo especial para a logística da partida realizada no Almeidão.
O ge fez contato com o Governo da Paraíba, com as secretarias de Saúde do Estado e de João Pessoa, além de com a FPF-PB para saber da possibilidade de presença de público nesses jogos, mas não obteve retorno.

Por Raniery Soares 
GE João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui