Botafogo-PB e Campinense decidem nesta quarta(2) quem será o segundo finalista do Paraibano 2021 - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Botafogo-PB e Campinense decidem nesta quarta(2) quem será o segundo finalista do Paraibano 2021

Botafogo-PB e Campinense fizeram duelo equilibrado dentro e fora do gramado até o momento no estadual (Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB)
O Clássico Emoção da Paraíba entre Botafogo-PB e Campinense promete mexer com o coração dos torcedores de Belo e Raposa. Quando a bola rolar a partir das 20h30 desta quarta-feira, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, alvinegros e rubro-negros terão 90 minutos para definir quem será o segundo grande finalista do Campeonato Paraibano de 2021. Vale lembrar que, em caso de empate, a vaga será decidida nas disputas de pênaltis.
Botafoguenses e raposeiros fizeram ao longo do campeonato campanhas bastante semelhantes em se tratando de números. O Botafogo-PB se manteve uniforme dentro da competição, o que acarretou em sua permanência no G-2 desde a segunda rodada do estadual. O Campinense, por sua vez, jamais ingressou no grupo dos dois melhores colocados, que garantiram vaga direta às semifinais, mas manteve-se confortável dentro da zona de classificação à repescagem durante grande parte da primeira fase do estadual, inclusive buscando as primeiras posições da tabela até as últimas rodadas.
Belo melhor na defesa e no ataque
Já era esperado que o Botafogo-PB, até pelas peças que dispõe em seu elenco, apresentasse o melhor rendimento no quesito ofensivo no estadual. As expectativas se confirmaram quando a bola enfim rolou para a edição 2021 do estadual. Ao fim das primeiras sete rodadas, o Belo marcou 14 gols, uma expressiva média de dois gols anotados por partida. O Campinense, por sua vez, também não fez feio. Detentor do segundo melhor ataque do Paraibano até o momento, a equipe do técnico Ranielle Ribeiro conseguiu encontrar um importante equilíbrio entre defesa e ataque, o que fez com que o Rubro-Negro terminasse a primeira fase com nove gols em sete jogos e uma satisfatória média de 1,28 gols por partida.
No aspecto defensivo, o Alvinegro pessoense também leva a melhor. Com cinco gols sofridos até agora, fica atrás apenas do Sousa, que sofreu apenas um gol durante toda a fase classificatória — do próprio Botafogo-PB. A média de 0,71 gols sofridos por jogo se dá mesmo com as constantes mudanças de dupla de zaga por Gerson Gusmão, que fez do setor um verdadeiro laboratório, com três formações ao longo de toda a primeira fase. Defesa consistente também apresentou o Rubro-Negro de Campina Grande. O melhor posicionamento defensivo da Raposa, no entanto, aconteceu apenas após o início de trabalho da nova comissão técnica, que organizou o setor e fez com que a equipe sofresse apenas sete gols em sete jogos, uma média de um gol concedido por partida.
Consistência de um lado, evolução do outro
O Botafogo-PB iniciou a sua trajetória no Campeonato Paraibano buscando se redimir junto à torcida após uma melancólica temporada 2020, que pareceu se estender até a Copa do Nordeste, onde fez uma campanha bem abaixo do esperado. Com a chegada de Gerson Gusmão, todavia, a equipe botafoguense se reencontrou com os bons resultados e garantiu a primeira meta traçada pela diretoria, que foi a classificação para as semifinais do Paraibano. O bom momento, inclusive, permitiu que a equipe pessoense permaneça invicta no estadual até aqui.
Invicto também está o Campinense sob a batuta de Ranielle Ribeiro. Nas sete partidas que comandou a equipe de Campina Grande, foram quatro empates e três vitórias. Entre os triunfos, alguns emblemáticos, como o conquistado contra o Treze, por 1 a 0, na última rodada da primeira fase. Em comparação aos resultados apresentados sob o comando de Ederson Araújo, a Raposa passou por um processo claro de evolução em todos os setores, o que permitiu, inclusive, que a equipe chegasse às semifinais do estadual e se colocasse entre um dos favoritos ao título ao lado do próprio Botafogo-PB, adversário desta quarta-feira, e do Sousa, equipe sensação do certame, que disputa a outra semifinal contra o São Paulo Crystal.
Absoluta igualdade disciplinar
As equipes foram, de fato, absolutamente iguais no quesito disciplinar no decorrer desta edição do Campeonato Paraibano. Botafogo-PB e Campinense foram advertidos, cada um, 20 vezes com cartões amarelos e duas vezes com cartões vermelhos. Os números representam uma média de 2,85 advertências por partida para o Belo e de 2,5 para a Raposa, que jogou uma partida a mais que o rival. Em relação às expulsões, a equipe pessoense possui uma aceitável média de 0,28 atletas expulsos por jogo, enquanto os campinenses têm uma média de 0,25.
Relembre o último confronto
Botafogo-PB e Campinense já estiveram frente a frente nesta edição do Campeonato Paraibano. No último dia 12 de maio, raposeiros e botafoguenses se enfrentaram no Estádio Amigão, em Campina Grande, em partida válida pela rodada #5 do estadual. Apesar do gol ainda no ótimo primeiro tempo feito pela equipe da casa, os visitantes igualaram as condições e, em uma falha do então goleiro Danilo, conseguiram, além do empate por 1 a 1, a manutenção de um tabu de mais de três anos sem derrota para o rival.
Expectativas dos treinadores
BOTAFOGO-PB - técnico: Gerson Gusmão
— É outra competição. É um jogo único, completamente diferente de uma fase classificatória, onde podemos errar e recuperar, mas não pretendo mudar em nada o estilo de jogo da equipe. Temos uma linha de trabalho, um modelo de jogo. Temos que aprimorar o que vem sendo feito. Estamos buscando melhorar sempre a cada jogo. Tenho certeza que estaremos melhor no jogo desta quarta do que estivemos na primeira partida que fizemos contra o Campinense. É um jogo eliminatório, temos que ter cuidado, respeito, mas dentro de casa buscar o controle do jogo para conseguirmos a vitória, que é o que nos interessa.
CAMPINENSE - técnico: Ranielle Ribeiro
— Temos que ter pé no chão, tranquilidade. É um jogo de suma importância e de uma dificuldade muito grande. É um time que tem um dos melhores elencos do Nordeste, um time de muita qualidade e com uma técnica muito apurada. Já fizemos um grande jogo contra eles em casa. Não acredito em fator casa. Por não ter torcida, se torna um campo neutro, até porque o Estádio é muito parecido com o nosso, para não dizer idêntico, então nos cabe ir lá e buscar a vitória e a classificação à final, que é nosso objetivo.
Números de Belo e Raposa no Campeonato Paraibano de 2021
BOTAFOGO-PB X CAMPINENSE:
Jogos: 7 x 8
Vitórias: 4 x 3
Empates: 3 x 3
Derrotas: 0 x 1
Gols marcados: 9 x 14
Gols sofridos: 7 x 5
Cartões amarelos: 20 x 20
Cartões vermelhos: 2 x 2

Por Redação do GE
João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui