Ídolo do futebol cearense, Fernando Sátiro tem carreira detalhada em livro - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Ídolo do futebol cearense, Fernando Sátiro tem carreira detalhada em livro

Fernando Sátiro defendeu também a Ferroviária-SP (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
O ex-jogador cearense Fernando Sátiro terá a carreira contada em detalhes pelo livro "Almanaque Fernando Sátiro - A Epopeia de um Craque Alencarino". A obra é de autoria do escritor José Renato Sátiro Santiago Jr. Atualmente com 83 anos, o ex-meia fez história jogando por clubes como Gentilândia, Ceará, Ferroviária-SP, XV de Piracicaba-SP e São Paulo, além de defender a Seleção Cearense. Apesar das raízes paulistas, ele optou por morar em terras cearenses e reside na Praia da Caponga, em Cascavel.
O livro traz as fichas técnicas completas de todas as partidas oficiais disputadas por Fernando Sátiro, com histórico sobre a passagem em cada clube, e mais de 60 fotos durante a carreira. O exemplar possui quase 400 páginas. O autor José Renato Sátiro é sobrinho e afilhado do ex-jogador. Ele conta sobre como surgiu o interesse de produzir uma obra com detalhes da carreira do tio e padrinho.
"Já escrevi o Almanaque do São Paulo. Como meu tio jogou lá e em outros times, a família sempre me questionou sobre fazer a dele. Ele tem uma história muito rica, foi campeão cearense em 1956 com o Gentilândia. Queria fazer uma coisa diferente, não ficar só na biografia. Foi aí que pensei em fazer o primeiro almanaque de um jogador. Pesquisei todos jogos em que meu tio jogou, então tenho todas as fichas técnicas da carreira".
A passagem de Fernando Sátiro pelo São Paulo foi marcante e está marcada na história do Morumbi. Na partida inaugural da casa do Soberano - em 2 de outubro de 1960, o ex-meia apareceu como "garçom" e deu passe para o gol de Peixinho, em amistoso disputado diante do Sporting-POR. A partida entre brasileiros e portugueses terminou em 1 a 0 para o Tricolor, com participação decisiva do jogador alencarino.
José Renato Santiago possui forte relação familiar com personagens históricos do futebol cearense. Além de sobrinho de Fernando, o tio-bisavô Alcides Santos fundou o Fortaleza e o avô Felipe Santiago é fundador do Floresta. "A minha proximidade com o futebol cearense é muito grande. Meu bisavô é Manuel Sátiro, minha família é do Mondubim. Então sou sangue alencarino que nasceu em São Paulo", finaliza o escritor.

O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui