Causos & Lendas do Nosso Futebol: Você se lembra de Fernando Baiano? - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 22 de maio de 2021

Causos & Lendas do Nosso Futebol: Você se lembra de Fernando Baiano?

Foto: Divulgação/Internet
Ele nasceu na cidade de Paulo Afonso-BA, no dia dezesseis de fevereiro do ano de mil novecentos e sessenta, foi batizado pelos seus pais com o nome de José Fernandes de Oliveira Inô, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o meio campista “Fernando Baiano”.
Tudo começou nas quadras de futebol de salão da sua cidade natal, quando jogou nas equipes do Operário, do Tiradentes e da seleção local. A sua habilidade, visão de jogo e facilidade de servir os companheiros do ataque logo chamaram a atenção dos treinadores e dos clubes.
Em 1978, para a alegria dos paraibanos, ele começou a jogar profissional na equipe do Campinense Clube, mostrando logo cedo a sua técnica apurada ao conduzir a bola. Até os dias de hoje a torcida rubro-negra lembra com saudade daquele atleta que suou e contribuiu muito com a sua camisa.
No ano de 1981, Fernando Baiano continuou alegrando o torcedor de Campina Grande, todavia, agora, vestindo a não menos famosa camisa alvinegra do Treze Futebol Clube, em uma excelente fase da equipe proprietária do presidente Vargas.
O seu futebol já havia ultrapassado as divisas da nossa querida Paraíba, quando em 1984 ele foi contratado pelo Sport Club do Recife, o rubro-negro da Ilha do Retiro. Em seguida, o nosso homenageado foi defender as cores do Londrina Esporte Clube, equipe tradicional do rico e próspero estado do Paraná.
Depois dessas temporadas no futebol pernambucano e paranaense, respectivamente, Fernando Baiano voltou a alegrar a torcida paraibana, em 1985, desta vez vestindo o manto alvinegro da estrela vermelha, do tradicional Botafogo Futebol Clube. A sua imensa torcida alvinegra nunca esqueceu dos seus passes refinados com a camisa de número dez.
Em 1988, o nosso meio campista foi contratado para jogar no Nacional Atlético Clube de São Paulo.  Em 1989, ele defendeu as cores da Associação Chapecoense de Futebol. Em 1990, jogou na equipe do Pouso Alegre Futebol Clube, da cidade de Pouso Alegre, MG.  Em 1991, jogou no Rio Branco Futebol Clube, da cidade de Andradas, Minas Gerais.
Ainda em 1991, defendeu as cores do Capela Esporte Clube. Depois, passou pelo Nacional Atlético Clube, de Patos, Atalaia Esporte Clube, de Bananeiras e na Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, de Juazeiro do Norte, CE.
Em 1994, resolveu pendurar as suas disputadas e famosas chuteiras para concluir cursos profissionais em segurança do trabalho e a na área de saúde. Atualmente ele cursa fisioterapia.
Baiano tem muito orgulho por ter sido bicampeão pelo Campinense Clube e tricampeão pelo Treze Futebol Clube, como também de ter participado e ajudado no acesso da equipe do Capela Esporte Clube, da cidade de Capela, para a primeira divisão do campeonato alagoano.
Hoje residindo na próspera e acolhedora Rainha da Borborema, recorda com saudade da sua época de andarilho, mudando constantemente de cidades, conhecendo novas pessoas, não ganhando o dinheiro que se ganha hoje, não usufruindo da estrutura que os clubes hoje possuem, porém, tratando sempre a bola com o carinho e a intimidade que ela merece.
Para nós torcedores, cronistas e desportistas, ficou a certeza de que José Fernandes de Oliveira Inô, o popular “Fernando Baiano”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui