Projeto de Lei quer rebatizar Maracanã com nome de "Estádio Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé" - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Projeto de Lei quer rebatizar Maracanã com nome de "Estádio Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé"

Maracanã pode passar a se chamar Estádio Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé — Foto: Staff Images/Conmebol
Um Projeto de Lei publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro pretende rebatizar o Maracanã com o nome de "Estádio Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé". Dessa forma, o jornalista Mário Filho passaria a dar nome ao complexo esportivo como um todo.
Embora entre em vigor a partir da publicação no Diário, o projeto de lei ainda precisa ser votado pela Alerj. A justificativa de André Ceciliano, presidente da assembleia e autor do projeto, é homenagear Pelé ainda em vida com o nome do palco mais importante do futebol brasileiro.
Inaugurado no dia 16 de junho de 1950, o Maracanã completou 70 anos em 2020 - veja a página especial do ge. Ele foi inicialmente batizado de Estádio Municipal e recebeu sua primeira partida oficial no dia seguinte à inauguração: um amistoso entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo terminou com vitória dos paulistas por 3 a 1.
Procurada pelo ge, a gestão do Maracanã informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.
Confira o que diz o Projeto de Lei Nº 3489/2021:
"CONCEDE NOME AO COMPLEXO ESPORTIVO DO MARACANÃ.
Autor: Deputado ANDRÉ CECILIANO
D E S PA C H O: A imprimir e às Comissões de Constituição e Justiça; e de Esporte e Lazer.
Em 02.02.2021.
DEPUTADO ANDRÉ CECILIANO, PRESIDENTE.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLVE:
Art.1º - Fica concedido o nome Complexo Esportivo Mario Filho ao Complexo Esportivo do Maracanã.
Parágrafo Único: Fica concedido nome de 'Estádio Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé', ao estádio principal do Complexo Esportivo do Maracanã.
Art. 2º - As placas contendo o nome do estádio farão menção ao milésimo gol do Pelé.
Art. 3º - O Poder Executivo poderá regulamentar a presente lei por ato próprio.
Art. 4º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 02 de fevereiro de 2021.
JUSTIFICATIVA:
A utilização de nomes de pessoas vivas nos bens pertencentes ao patrimônio público tem sido uma preocupação da sociedade para zelar pelo que é de todos e impedir a privatização do patrimônio público.
De acordo com a Lei nº 6.454, de 24 de outubro de 1977, que dispõe sobre a denominação de logradouros, obras, serviços e monumentos públicos, é proibido, em todo território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da Administração Indireta. Porém, o uso de “cognomes” é como se fosse apenas um apelido e não alteraria o nome do estádio.
Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante. Ele é amplamente considerado como um dos maiores atletas de todos os tempos e “rei do futebol”.
Em sua carreira, Pelé chegou aos 1281 gols, sendo o único jogador a conseguir esse feito. Considerado rei do futebol, o ex-jogador trouxe muito prestígio para a seleção brasileira, colocando-a no mais alto patamar da história.
No Brasil, é aclamado como herói nacional por suas realizações no futebol e por seu apoio franco a políticas que melhoram as condições sociais dos mais necessitados. Ao longo de sua carreira e aposentadoria, Pelé recebeu vários prêmios individuais e de equipe por seu desempenho em campo, suas conquistas recordes e seu legado no esporte.
O Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé. Assim sendo, mais do que justa uma homenagem a uma pessoa reconhecida mundialmente pelo seu legado no futebol brasileiro e pela prestação de relevantes serviços no país."

Por Redação do GE
Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui