SP Crystal quer Paraibano ainda no primeiro semestre e planeja sugerir dois formatos de disputa - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

SP Crystal quer Paraibano ainda no primeiro semestre e planeja sugerir dois formatos de disputa

Arthur Ferreira, direto executivo do São Paulo Crystal — Foto: Raniery Soares / FPF-PB
A Federação Paraibana de Futebol (FPF), enfim, marcou uma segundo reunião na qual vai dialogar com os clubes clubes da elite sobre o detalhes para edição 2021 do Campeonato Paraibano. O encontro está marcado para esta sexta-feira, e a diretoria do São Paulo Crystal já sabe o que pensa para o estadual deste ano: o Tricolor do Espírito Santo tem duas propostas para o formato de disputa e quer a competição ainda no primeiro semestre, com apenas um rebaixado.
O novo diretor executivo do São Paulo Crystal, Arthur Ferreira, falou com a reportagem do ge Paraíba e revelou as duas propostas que o clube pretende levar à reunião desta sexta-feira. A primeira delas é um formato mais simples, com as oito equipes se enfrentando no sistema de todos contra todos, em jogos de ida volta durante a primeira fase (14 datas), com os quatro primeiros colocados avançando para as semifinais, disputadas em jogo único (mais uma data), e com a decisão tendo também apenas uma partida (mais uma data). Esse formato seria comportado em 16 datas. Apenas o último colocado da primeira fase seria rebaixado.
- Acredito que o campeonato deva acontecer no primeiro semestre, até por determinação das normas da Confederação Brasileira de Futebol. A diretoria do São Paulo Crystal defende que a fórmula de disputa seja com grupo único, em jogos de ida e volta, classificando quatro clubes para a fase semifinal e sendo rebaixada apenas uma equipe - explicou o dirigente tricolor.
A segunda proposta do São Paulo Crystal é um pouco mais complicada. Na primeira fase, os oito times se enfrentariam no sistema de todos contra todos, mas apenas em jogos de ida (sete datas), com os dois primeiros colocados avançando diretamente para as semifinais, e terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputando as outras duas vagas nas semifinais em uma espécie de repescagem, em jogos únicos (mais uma data). Essa fase semifinal seria decidida em apenas um jogo (mais uma data), fechando com a final, também em jogo único (mais uma data). Esse formato seria mais enxuto, com apenas 10 datas, e também teria apenas um rebaixado, que seria o último colocado da primeira fase.
- Em último caso, defendemos a possibilidade de jogos só de ida, com primeiro e segundo colocados da primeira fase se classificando para a terceira fase (semifinal), e terceiro, quarto, quinto e sexto se classificando para uma segunda fase, eliminatória, que decidiria os outros dois clubes que disputariam a semifinal - destacou Arthur Ferreira.
Importante lembrar que, de acordo com o calendário que a CBF definiu para o 2021 do futebol brasileiro, estão previstas 16 datas para os estaduais, de 28 de fevereiro a 23 de maio. Só que, mesmo que a tabela (ainda que básica) e o regulamento do Campeonato Paraibano já sejam publicados nesta sexta-feira, a competição só poderia começar a partir de 17 de março, já que o Estatuto do Torcedor e o Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF determinam um intervalo de 60 dias entre a divulgação dos documentos e o início da disputa. Assim, a FPF já perderia algumas datas previstas pela CBF no calendário oficial.

Por Bruno Rafael 
GE Campina Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui