Causos & Lendas do Nosso Futebol: O Rei Pelé na Paraíba - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 31 de outubro de 2020

Causos & Lendas do Nosso Futebol: O Rei Pelé na Paraíba

Pelé entregando a faixa de BI Campeão Paraibano ao ponta direita DISSOR(Foto: Divulgação)
Tudo ocorreu no dia 14 de novembro de 1969, uma noite inesquecível de sexta-feira, no antigo estádio governador José Américo de Almeida, o saudoso campo olímpico do Boi Só, onde hoje funciona uma Vila Olímpica, no tradicional bairro dos Estados.
Naquele dia histórico, em que a capital do estado da Paraíba literalmente parou para assistir o jogo do nosso Botafogo PB versus o Santos Futebol Clube, de Pelé, Carlos Alberto Torres, Manuel Maria e outras feras.
O nosso alvinegro tinha sido bicampeão paraibano, possuía um elenco de excelentes jogadores como Lula, Fernando, Lúcio Mauro, Lando, Valdo, Zezito, Nininho, Chico Matemático, Valdeci Santana, Dissor, Zito Camburão e tantos outros que nos deram muitas alegrias. 
A então maior praça de esportes da capital, tinha passado por reformas em suas estruturas, principalmente na iluminação e merecia uma partida comemorativa para mostrar ao público as benfeitorias realizadas pelo governo de plantão.
Pois bem, o alvinegro paulista havia jogado na quarta-feira em Recife, contra o Santa Cruz Futebol Clube, e o Governo da Paraíba conseguiu imprensar esse histórico amistoso para ser realizado com menos de 72 horas de intervalo, apesar da inicial negativa e contrariedade da então CBD, que depois cedeu aos apelos de ordem política.
Amistoso a parte, a população queria mesmo era ver o atleta Édson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, que já havia disputado três copas do mundo e conquistado as duas primeiras, em 58, 62 e 66. Pelé estava com 29 anos de idade, bem próximo de marcar o seu milésimo gol e se preparando para disputar e ganhar a sua terceira copa mundial.
Naquele dia muita gente faltou ao trabalho ou encerrou o expediente mais cedo. As escolas e faculdades encerraram as suas atividades e liberaram os alunos e docentes. Houve uma sessão especial e conjunta da câmara municipal e da assembleia legislativa, outorgando títulos ao maior jogador de futebol do planeta.
A Rádio Tabajara, patrimônio imensurável de todos os paraibanos, junto com o centenário jornal A União, forneceram aos amantes do futebol uma cobertura completa daquela partida em que poderia ser marcado o milésimo gol de Pelé. Destaque para Eudes Moacir Toscano.
Veio exclusivamente do Recife - não tínhamos ainda canal de televisão -, uma equipe de TV para cobrir o jogo que poderia ser marcado como a partida do milésimo gol do filho de seu Dondinho e de dona Celeste.
As dezoito horas a arquibancada, o alambrado, as cabines de imprensa, a pista que circundava o gramado, os corredores e demais dependências da praça de esportes já estavam tomados de torcedores, dirigentes, políticos e curiosos. Os portões foram fechados com duas horas de antecedência e a briosa Polícia Militar passou a ter redobrado trabalho em evitar os famosos penetras que escalavam e pulavam o alto muro. O início da partida teve um atraso de quase duas horas, tamanho era a festa e os imprevistos daquela noite histórica.
O Santos Futebol Clube venceu o jogo por três tentos a zero, dois gols de Manoel Maria e um de Pelé, através de penalidade máxima. Depois o Rei foi jogar de goleiro, acertadamente, para aqui não marcar o seu milésimo gol. A festa já estava reservada para ocorrer no maior templo do futebol do mundo: o Maracanã!
Aliás, poucos anos depois as nossas insensíveis autoridades desativaram aquela belíssima e histórica praça de esportes - estádio José Américo de Almeida - e a transformaram em uma vila olímpica; equipamento muito útil ao nosso estado, mas que poderia ter sido construído em inúmeros terrenos então existentes em nossa cidade, sem precisar inutilizar um já existente e bastante útil.
Na minha humilde ótica, aquela praça de esportes jamais deveria ter sido desativada, só precisava de mais lances de arquibancadas, adaptações arquitetônicas aos novos tempos e hoje estaria recepcionando vários jogos de pequeno e médio portes.  Infelizmente, da mesma forma que desativaram os históricos prédios do jornal A União e da Rádio Tabajara, ambos no centro de João Pessoa, assim agiram com o aconchegante estádio Olímpico.
Inclusive, ali deveria ter sido erguido um monumento ao histórico gol 999 para uns, e 1000, para outros, marcado pelo maior jogador de futebol de todos os tempos. Como ocorreu no seu antológico gol, dando quatro banhos seguidos, incluindo o goleiro, na famosa Rua Javari, campo do Juventus, cidade de São Paulo, onde há uma placa e um busto em sua homenagem. Ou a placa existente no Maracanã, de iniciativa do jornalista Joelmir Beting, que homenageou um gol em que Pelé driblou a metade do time do Fluminense Futebol Clube, daí surgindo a expressão gol de placa.
Por toda parte do planeta, existem homenagens, marcos e registros da passagem do atleta do século, inclusive virando ponto obrigatório de visitação de turistas, historiadores, pesquisadores e admiradores.
Dedico este artigo aos ex-jogadores Lula, Zezito, Dissor, Valdeci Santana e Chico Matemático, que foram coadjuvantes daquela histórica noite e que hoje tenho o privilégio de gozar de suas amizades.

Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui