Causos & Lendas do Nosso Futebol: Você se Lembra do goleiro Victor Bahia?

Ele nasceu no dia onze de junho do ano de mil novecentos e sessenta e nove, na pequenina e aconchegante cidade de Gurinhém, Estado da Paraíba. Os seus pais o batizaram com o nome de Antônio Victor das Neves, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o goleiro “Victor Bahia”.  Ainda criança ele acompanhou os familiares e foi morar no estado do Rio de Janeiro.  Com dezessete anos, para alegria do nosso torcedor, retornou ao solo paraibano e fixou residência na cidade de Logradouro, interior da Paraíba.
Com a camisa de número um do Logradouro Futebol Clube, Victor Bahia passou a ser destaque nas copas rural e cultura, competições disputadas na região do Brejo, precisamente na cidade de Guarabira.
A sua altura, regularidade e firmeza embaixo da trave logo chamaram a atenção da diretoria do Auto Esporte Clube, que trouxe aquele jovem goleiro e o lançou no futebol profissional.  Em 1994 “Victor Bahia” já estava integrado ao plantel profissional da aguerrida equipe alvirrubra de Mangabeira.
Quando saiu do clube do povo, o nosso homenageado foi reforçar e ajudar o Confiança Esporte Clube, da próspera cidade de Sapé, terra do abacaxi, que tinha formado uma boa equipe e que conseguiu a sua classificação para disputar a primeira divisão do nosso estado.
Em 1997 ele retornou ao elenco do Auto Esporte Clube e como sempre teve excelente participação, fechando o gol e orientando os seus companheiros que jogavam na defesa. Em 1998 foi transferido para o alvi-azulino do brejo. Com as cores da Associação Desportiva Guarabira também realizou uma excelente temporada, sendo até os dias de hoje lembrado pelo torcedor guarabirense.
Em 1998 ele foi contratado pela equipe do Vila Branca Sport Club, tradicional agremiação da cidade de Solânea, também localizada no brejo, que no passado deu uma grande contribuição ao nosso futebol e que esperamos o seu retorno ao futebol profissional.
Em 1999 “Victor Bahia” trocou o Brejo pelo Sertão, quando foi vestir as cores do tradicional Sousa Esporte Clube, equipe que juntamente com o Nacional, de Patos e o Atlético, de Cajazeiras, brigam pela hegemonia do futebol sertanejo.
E como o bom filho sempre retorna à casa dos pais, no ano de 2000 o nosso goleiro retornou para disputar a sua terceira e última temporada no Auto Esporte Clube, quando aproveitou e se despediu do futebol profissional aposentando as suas chuteiras e luvas.
Hoje, residindo na cidade de Sapé, o nosso goleiro mantém a sua forma física jogando na equipe master do seu querido Auto Esporte Clube, oportunidade que aproveita para colocar o papo em dia e rever os velhos companheiros de gramado.
Tomando um cafezinho e batendo um descontraído papo, ele emocionado me disse que não ganhou dinheiro nem títulos no futebol profissional, mas formou enormes e sinceras amizades que perduram até os dias atuais.  
Para nós torcedores, cronistas e desportistas ficou a certeza de que Antônio Victor das Neves, o popular goleiro “Victor Bahia”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br
Share on Google Plus

Inicio Esporte do Vale

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador