Após quatro meses de paralisação, saiba como cada clube chega para a retomada do Paraibano 2020 - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Após quatro meses de paralisação, saiba como cada clube chega para a retomada do Paraibano 2020

Após quatro meses de paralisação, saiba como cada clube chega para a retomada do Paraibano 2020(Foto: GloboEsporte.com)
Foram quase quatro meses sem a bola rolar oficialmente nos gramados da Paraíba, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Mas, enfim, o Campeonato Paraibano vai ter a sua continuidade a partir desta quinta-feira, com Botafogo-PB e Campinense se enfrentando pelo complemento da 8ª rodada, no Estádio Almeidão. Desde o dia 19 de março, quando todas as atividades foram suspensas por conta da recomendação de isolamento social da Organização Mundial de Saúde (OMS), muita coisa aconteceu dentro da realidade dos bastidores de cada clube. Entre chegadas, partidas e muitas incertezas, cada um dos elencos dos 10 times disputantes desta edição do estadual passou por alguma mudança.
Foram muitas as interrogações levantadas sobre como seria para os clubes planejarem os meses que viriam sem futebol, numa posterior crise econômica vivida no Brasil e com folhas salariais a serem cumpridas aos seus funcionários e atletas, mesmo que com os recursos financeiros cada vez mais escassos. Por disputarem torneios nacionais neste segundo semestre, Atlético de Cajazeiras, Botafogo-PB, Campinense e Treze ainda tiveram a sorte de receber auxílio da CBF, enquanto os outros clubes se desfizeram de seus planejamentos e ficaram de braços cruzados, sem muitas esperanças de viabilizar um retorno a curto prazo.
Com a autorização do Governo do Estado e, adiante, das seis prefeituras de cada cidade que sedia os clubes participantes da competição, os treinamentos voltaram a acontecer normalmente, mas, por ora, ainda sem a mínima perspectiva de acesso da imprensa às atividades.
Com a agitação do mercado futebolístico nas últimas semanas e com os times intensificando a preparação para o retorno do Campeonato Paraibano, preparamos um breve cenário sobre a situação de cada clube (até essa quarta-feira) para o retorno do estadual. Confira abaixo:
Atlético de Cajazeiras
Com a melhor campanha do Campeonato Paraibano até aqui, com 18 pontos conquistados, o Trovão Azul começou a testagem da Covid-19 no dia 19 de junho. Com todo o procedimento encerrado no último dia 26, todos os atletas foram liberados para, já no mesmo dia, treinarem em campo. E, com a diretoria conseguindo flexibilizar um acordo de redução salarial entre os atletas, grande parte do elenco foi mantida. Além disso, cinco contratações visando a continuação do estadual e o Brasileiro da Série D foram confirmadas: o lateral-esquerdo Renan Barcelos, os zagueiros Wesley Barbosa e Marcos Arthur, o volante Jean Henrique e o atacante Henrique Pachu. Outro destaque importante ficou por conta da extensão do vínculo do volante Ferreira, que pertence ao Sampaio Corrêa, mas que fica emprestado ao clube paraibano por pelo menos mais três meses.
Por outro lado, apesar das novas aquisições, algumas perdas aconteceram: o zagueiro Egon e o lateral-esquerdo Jackinha, por exemplo, negligenciaram o protocolo de saúde imposto pelo clube e foram dispensados. Já o atacante Éder Paulista, alegando problemas pessoais, pediu para que o seu contrato fosse encerrado. O Atlético-PB volta a campo no próximo domingo, às 16h, no Amigão, em duelo contra o Campinense.
SITUAÇÃO: 1º colocado do Grupo A
PRÓXIMOS ADVERSÁRIOS: Campinense (visitante), Sousa (visitante)
CONFIRA O ELENCO DO TROVÃO AZUL
Goleiros: Ariel, Gabriel, Elvis e Henrique
Laterais-direitos: Filipinho, Pepinho, Pedrinho e Felipe
Laterais-esquerdos: Davi e Renan Barcelos
Zagueiros: Wesley Barbosa, Wesley Rodrigues, Gean e Arthur
Volantes: Gabriel Mendes, Cássio, Edgar e Jean Henrique
Meias: Marcinho, Higor Custódio, Renan e Otávio
Atacantes: Costela, Paulinho, Testinha, Yerien, Carioca e Henrique Pachu
Técnico: Ederson Araújo
Botafogo-PB
O Belo é o único time que está com as atenções divididas entre o Campeonato Paraibano e a Copa do Nordeste. O clube deu início ao protocolo de testagens da Covid-19 no último dia 23 de junho e realizou uma segunda fase de testagens nesta semana. Os treinamentos voltaram no dia 29 de junho, no CT da Maravilha do Contorno. A ideia da diretoria era a de não se desfazer dos atletas que tinha em seu elenco, que agora é comandado pelo mineiro Mauro Fernandes. No entanto, os laterais-direitos Israel e Neílson e o meia Enercino tiveram seus contratos vencidos e se despediram do time alvinegro. Apenas Dico, que estava na mesma condição, prolongou o seu vínculo com o clube.
O único reforço para o plantel alvinegro dentro de campo ficou na conta do presidente Sérgio Meira, que bancou a contratação do atacante Chaveirinho, que esteve no Sampaio Corrêa no primeiro semestre e já está integrado ao elenco botafoguense. O Belo enfrenta o Campinense na noite desta quinta-feira, no Almeidão, às 20h15.
SITUAÇÃO: 3º colocado do Grupo A
PRÓXIMOS ADVERSÁRIOS: Campinense (mandante), Sousa (visitante), CSP (mandante)
CONFIRA O ELENCO DO BELO
Goleiros: Felipe, Samuel, Rhuan e Jean
Laterais-direitos: Léo Moura
Laterais-esquerdos: Christianno e Mário
Zagueiros: Fred, Luís Gustavo, Marcelo Xavier, Donato e Gabriel Yanno
Volantes: Rogério, Everton Heleno, Wellington Cézar e Mineiro
Meias: Juninho, Marcos Vinicius, Rodrigo Andrade, Cássio Gabriel, Gabriel Correia e Erivélton
Atacantes: Dico, Mário Sérgio, Lucas Simón, Lohan, Chaveirinho, Pimentinha e Kelvin
Técnico: Mauro Fernandes
Campinense
Líder do Grupo B do estadual, com 13 pontos, a Raposa precisou alinhar as suas últimas semanas entre os testes de Covid-19 e as contratações que não pararam de chegar. Foram, ao todo, 17 reforços contratados neste período de suspensão do Campeonato Paraibano e pelo menos 14 saídas. Após os exames realizados no último dia 24, o clube chegou a informar que um atleta e um membro da comissão técnica apresentaram resultado positivo em seus exames. Mesmo assintomáticos, os dois foram afastados para que pudessem cumprir o isolamento social recomendado. Novos testes foram realizados nesta semana.
Mas curioso mesmo tem sido a incerteza no comando técnico: o time entrou na pandemia com Oliveira Canindé no comando, mas ele saiu para a chegada de Ruy Scarpino; Scarpino alegou problemas pessoais, sequer se apresentou e deu lugar a Evandro Guimarães; Evandro treinou o time por menos de uma semana e também saiu por motivos pessoais; e agora a Raposa segue sem um técnico efetivo.
Quem chegou e quem saiu no Rubro-Negro
Quem chegou: Rodrigo Dias, Wellington Lima, Alex Travassos, Breno, Rômulo, Vinicius Araújo, Caio Breno, Elielton, Alaor, Pedro Cobel, Wagner Querino, Juliano, Léo Cine, Thauan, Reinaldo Alagoano, Pedro Maycon e Cleison.
Quem saiu: Pantera, Adílson Júnior, Vitão, Gabriel Vieira, Jairo, Jó, Bruno Rodrigues, Vinicius Vargas, Zé Paulo, Fábio Júnior, Rhuan, Maike, Andrew e Júlio Barboza, além dos treinadores Oliveira Canindé, Ruy Scarpino e Evandro Guimarães.
O primeiro desafio do Campinense após a paralisação do futebol acontece contra o Botafogo-PB, nesta quinta-feira, no Estádio Almeidão, às 20h15.
SITUAÇÃO: 1º colocado do Grupo B
PRÓXIMOS ADVERSÁRIOS: Botafogo-PB (visitante), Atlético-PB (mandante), Treze (visitante)
CONFIRA O ELENCO DA RAPOSA
Goleiros: Rodrigo Dias, Wellington Lima e Caio Ruan
Zagueiros: Alex Maranhão, Uesles, Rômulo, Breno, Dorgival (base) e Paulo Matheus (base)
Laterais-direitos: Allefe e Alex Travassos
Laterais-esquerdos: Matheus Camargo, Matheus Silva e Vinicius Araújo
Volantes: Peu, Robertinho, Elielton, Caio Breno e Marinho (base)
Meias: Wagner Querino, Alaor, Pedro Cobel, Odílyo (base) e Léo Cine
Atacantes: Rafael Ibiapino, Pedro Maycon, Juliano, Cleison, Andrezinho (base), Reinaldo Alagoano, Thauan e Gabriel Santos
Treinador: Hélio Cabral (interino)
CSP
O Tigre voltou a treinar desde o dia 29 de junho. Só que com um porém: sem realizar os testes de Covid-19 obrigatórios nos jogadores. Embora os treinos não fossem com bola, o time pessoense acabou correndo na contramão do que o protocolo de retomada do futebol pede aos clubes. O grande susto aconteceu quatro dias depois, quando os atletas foram testados na sede da Federação Paraibana de Futebol (FPF) e foi constatado que sete deles já tinham contraído o vírus. Contudo, todos eles já estavam fora do risco de contaminação.
O elenco do CSP será o mesmo de antes da pausa no estadual para a sequência da disputa. Não chegou e não saiu ninguém. Na quarta colocação do Grupo B, com sete pontos, o Tigre enfrenta o Sport Lagoa Seca no próximo sábado, no Almeidão, às 16h, e vai precisar reagir nos dois últimos jogos da primeira fase que lhe restam para escapar do rebaixamento e da sombra do São Paulo Crystal, último colocado em sua chave e que está a apenas um ponto de distância.
SITUAÇÃO: 4º colocado do Grupo B
PRÓXIMOS ADVERSÁRIOS: Sport-PB (mandante), Botafogo-PB (visitante)
CONFIRA O ELENCO DO TIGRE
Goleiros: Wallace, João Paulo e Arthur
Laterais-direitos: Tharlles e Vitor
Laterais-esquerdos: Artur
Zagueiros: Darlan, Dênis e Alberte
Volantes: Emerson Bastos, Luís Gustavo e Gustavo
Meias: Natalício, Wescley, Matheus, Aellen e Fábio
Atacante: Di, Bahia e Ronald
Técnico: Josivaldo Alves
Nacional de Patos
O Canário do Sertão se prepara para o seu retorno com uma novidade à beira do gramado: Celso Teixeira é o novo treinador da equipe. Querendo escapar de vez do rebaixamento e ainda com um pingo de esperança para se classificar para a fase semifinal, o time volta à ativa com 10 novidades para a remontagem do elenco que perdeu 11 peças do time.
As testagens de Covid-19 do elenco nacionalino aconteceram no dia 1º de julho, data em que os treinamentos foram retomados. Todos os atletas, membros da comissão técnica e funcionários testaram negativo. Com oito pontos, o Canário do Sertão é o terceiro colocado do Grupo B e, de cara, enfrenta o ex-time de seu novo comandante, o Treze, em confronto que vai acontecer no José Cavalcanti, às 16h do sábado.
Quem chegou e quem saiu no Naça
Quem chegou: Danilo Itaporanga, Darlan, Leone, Cristiano, Xuxa, Anthony, Kiko Alagoano, Denilson, Marlon e Edmar, além do treinador Celso Teixeira.
Quem saiu: Diego, Yuri Silva, Yuri Martins, Sidney, Airton Júnior, Leomir, Raniel, Júnior Mandacaru, Carioca, Ítalo Rodrigues e Ciel, além do treinador Sérgio China.
SITUAÇÃO: 3º colocado do Grupo B
PRÓXIMOS JOGOS: Treze (mandante), Perilima (visitante)
CONFIRA O ELENCO DO CANÁRIO DO SERTÃO
Goleiros: Danilo, Yuri e Damião
Laterais-direitos: Pêu e Gabriel
Laterais-esquerdos: Jonathan e Danilo Itaporanga
Zagueiros: Leone, Darlan, Marinho e Marlon
Volantes: Rafael Tchuca, Cristiano, Xuxa e Vitinho
Meias: Patrick, Vander, Anthony e Kiko Alagoano
Atacantes: Du Paraíba, Israel, Denilson, Manu e Edmar
Treinador: Celso Teixeira
Perilima
Com 19 jogadores com contratos vigentes, a Perilima, que está no Grupo A do estadual, já escapou do rebaixamento e tem chances para lá de remotas de se classificar para a próxima fase. Com 10 pontos somados, a Águia tem como propósito para as rodadas finais dar oportunidade aos atletas que são pratas da casa.
De 32 exames de Covid-19 realizados na Águia, apenas um funcionário teve o resultado positivo. Administrado por Jailton Oliveira, que é avesso ao retorno do futebol, o time da cidade de Campina Grande não contratou nenhum atleta para a sequência da disputa estadual. No último sábado, inclusive, a Perilima testou o seu time em jogo-treino contra o Treze e saiu de campo derrotada por 3 a 0. O próximo compromisso da equipe acontece contra o São Paulo Crystal, no Carneirão, às 16h do próximo sábado.
SITUAÇÃO: 4ª colocada do Grupo A
PRÓXIMOS JOGOS: São Paulo Crystal (visitante), Nacional de Patos (mandante)
CONFIRA O ELENCO DA ÁGUIA
Goleiros: Lustoza e Jonathan
Laterais-direitos: Wellington Formiga
Zagueiros: Tiago Bob, Jairo e Samuel
Laterais-esquerdos: Bacelar e Nycael
Volantes: Ezequias, Chiquinho, Jonathan e Lyedson
Meias: Gabriel, Dênis e Dedey
Atacantes: Edgo, Carlos, Tibério e Jotinha
Técnico: Eudes Pedro
Sao Paulo Crystal
Em meio ao processo de retorno das atividades, o Tricolor de Cruz do Espírito Santo precisou passar pela sentida perda do seu diretor executivo, Eduardo Araújo, de 33 anos, que faleceu em decorrência da Covid-19, no último dia 28. Considerado um dos nomes mais promissores do futebol paraibano, o dirigente foi um dos grandes responsáveis por colocar o São Paulo Crystal na elite do futebol paraibano. Quis o destino que o clube lutasse as duas últimas rodadas contra o rebaixamento sem a importante e influente presença de Eduardo.
Com seis pontos e na lanterna do Grupo B, o Tricolor vai precisar fazer bem a sua parte e cruzar os dedos por tropeços do CSP ou do Nacional de Patos. O primeiro compromisso vai ser em sua casa, no Estádio Carneirão, contra a Perilima, no próximo sábado, às 16h. Com os jogadores testados e treinando desde o dia 29 de junho, a equipe conta com o retorno do atacante Isaías, que voltou do empréstimo ao Aimoré, do Rio Grande do Sul, e é a principal esperança de gols nesses dois jogos finais.
SITUAÇÃO: 5º colocado do Grupo B
PRÓXIMOS JOGOS: Perilima (mandante), Sport-PB (visitante)
CONFIRA O ELENCO DO TRICOLOR
Goleiros: João Manoel e João Victor
Lateral-direito: Michel
Laterais-esquerdos: Marcus Vinicius e Walter
Zagueiros: Dipão, Júnior e Igor
Volantes: Léo Henrique, Luanderson, Victor e Welton
Meias: Leandro e Índio
Atacantes: Biro-Biro, Isaías, Davi, Henrique e Orlando Júnior
Técnico: Wilton Bezerra
Sousa
Segundo colocado no Grupo B, o Dinossauro tem 13 pontos e só perde o posto de primeiro colocado para o Campinense pelo saldo de gols. Com cinco pontos a mais que o Nacional de Patos, o Alviverde sousense só depende de si para decretar a sua classificação para a próxima fase do Campeonato Paraibano.
Com apenas o atacante Jó Boy diagnosticado com a Covid-19, a equipe retomou as suas atividades desde o dia de 3 de julho. Com um pacote de sete reforços, o time sousense segue sob o comando de Givanildo Sales em busca do terceiro título estadual. Foram anunciados como reforços para a fase final do Campeonato Paraibano o goleiro Ricardo, o zagueiro Weder, os volantes Gleidson e Rafinha, os meias Esquerdinha e Juninho e o atacante Tiago Souza.
O volante Carlão foi também um dos contratados e já estava treinando com a equipe. Contudo, recebeu proposta do futebol paulista e sequer vai estrear pelo Dinossauro. Já o atacante Siloé, que foi anunciado como "presente de aniversário" no dia em que o clube completou 29 anos, teve um impasse com o Guarany de Sobral e não foi liberado para se apresentar no Alviverde. O último jogo do Sousa, antes da paralisação, foi contra o Botafogo-PB, no empate por 1 a 1, em João Pessoa. E é o Belo o primeiro adversário do Dino no retorno da competição, no próximo domingo, no Marizão, às 16h.
SITUAÇÃO: 2º colocado do Grupo B
PRÓXIMOS JOGOS: Botafogo-PB (mandante), Atlético-PB (visitante)
CONFIRA O ELENCO ATUAL DO DINOSSAURO
Goleiros: Ricardo, João Victor e Roniele
Laterais-direitos: Iranílson e Luanderson
Laterais-esquerdos: Nininho e Marcelo
Zagueiros: Cláudio Baiano, Jeferson e Victor Beleza
Volantes: Rafinha, Júnior Lira e Xandinho
Meias: Dakson, Esquerdinha, Téssio, Gionnotti, Juninho e Luquinhas
Atacantes: Jó Boy, Tiago Souza, Rodrigo Poty e Filipinho
Treinador: Givanildo Sales
Sport Lagoa Seca
Lanterna geral da competição e já rebaixado, o Carneiro somou apenas três pontos em oito partidas. Uma vitória conquistada e sete derrotas na conta. Para a sequência da competição, o clube não tem certeza ainda nem de quem vai comandar a equipe. É que o treinador Cézar Wellington é do grupo de risco e, provavelmente, não vai poder estar à beira do gramado. O time que vai a campo nas rodadas restantes da competição, começando pelo encontro com o CSP, neste sábado, no Almeidão, será composto por jovens formados pelas categorias de base e por atletas que já tiveram passagem pelo time profissional. Última equipe que voltou aos treinamentos, o time da cidade de Lagoa Seca vai ter apenas cinco dias treino para se preparar para o primeiro dos dois jogos que lhe restam nesta edição do estadual.
SITUAÇÃO: 5º colocado do Grupo A (já rebaixado)
PRÓXIMOS JOGOS: CSP (visitante), São Paulo Crystal (mandante)
Não foi divulgada a lista do elenco atual do Sport Lagoa Seca.
Treze
As únicas baixas definitivas do Galo da Borborema para o retorno do futebol foram o meia Patrick Mota e o atacante Rafael Oliveira, que chegaram a um acordo e se desligaram do clube. Em contrapartida, seis jogadores desembarcaram para dar gordura ao elenco, que, agora, conta com 26 atletas. O lateral-direito Léo Pereira, o zagueiro Alisson Cassiano, o volante Rezende, os meias Bruno Mota e Edson Carioca e o atacante Ermínio são as apostas do Treze para a sequência da temporada.
A equipe do treinador Moacir Júnior voltou a treinar no dia 29 de junho. Nas testagens da Covid-19, um funcionário e o meia Bruno Mota foram diagnosticados com a doença. O jogador, inclusive, já está liberado para as atividades. A expectativa, de agora em diante, fica mesmo para a fase final do Campeonato Paraibano, onde a equipe está na segunda colocação do Grupo A, com 16 pontos conquistado até aqui. O Treze entrou em campo no último sábado em jogo-treino contra a Perilima. E a vitória foi alvinegra, por 3 a 0, com gols de Alexandre Santana, Guilherme e Douglas Lima. O próximo adversário, agora para valer, é o Nacional de Patos, no José Cavalcanti. O encontro acontece às 16h do próximo sábado.
SITUAÇÃO: 2º colocado do Grupo A
PRÓXIMOS JOGOS: Nacional de Patos (visitante), Campinense (mandante)
CONFIRA O ELENCO DO GALO BORBOREMA
Goleiros: Jeferson, Paulo Wanzeler e Renan
Laterais-direitos: Gustavo e Léo Pereira
Laterais-esquerdos: Gilmar, Tales
Zagueiros: Breno Calixto, Nilson Júnior, Alisson Cassiano, Ítalo e Eduardo Elias
Volantes: Rezende, Robson, Dedé e Vinicius
Meias: Guilherme, Alexandre, Marcelino, Bruno Mota, Douglas Lima e Edson Carioca
Atacantes: Frontini, Caxito, Júnior Fialho e Ermínio
Técnico: Moacir Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui