Plano da FPF prevê testagens em atletas e volta do Paraibano só após liberação de órgãos de saúde

Presidente Michelle Ramalho trabalha com a volta do Paraibano em julho — Foto: Lucas Barros / TV Cabo Branco
O GloboEsporte.com teve acesso nesta quinta-feira ao Plano de Retomada do Futebol Paraibano, da Federação Paraibana de Futebol (FPF), documento que detalha quais serão as diretrizes para que o Campeonato Paraibano de 2020 volte a ser disputado no estado. Uma das mais importantes direções do plano é em relação ao respeito às decisões dos órgãos municipais, estaduais e nacionais de saúde. A FPF só vai marcar a data dos retornos dos treinamentos e dos jogos quando os poderes públicos anunciarem uma flexibilização gradual do isolamento social na Paraíba.
De qualquer maneira, a FPF já avalia que é possível que o estadual volte a ser disputado em julho. A partir de reunião realizada nessa quarta-feira com cinco dos 10 clubes da elite - Atlético-PB, Botafogo-PB, Campinense, São Paulo Crystal e Treze -, a entidade e esses participantes do Paraibano de 2020 passaram a trabalhar com a hipótese de os treinamentos retornarem no dia 15 de junho. Segundo o Plano de Retomada do Futebol Paraibano, a ideia é dar aos times um período de intertemporada de 15 dias.
Em suas diretrizes, a entidade acredita que o mês de junho vai demonstrar uma queda no número de infectados, o que deve contribuir com a flexibilização no isolamento social, ainda entendido pelos órgãos e também pela entidade como uma boa solução para o momento atual. Na Paraíba a curva segue sendo acentuada. Na penúltima madrugada, o estado bateu o recorde de mortes em 24 horas, com 35 óbitos. Já são mais de 16 mil casos na Paraíba.
Testagens
Um dos pontos importantes do plano, claro, é sobre a realização de exames para todos os agentes de futebol. No entanto, as únicas testagens massivas determinadas pelo plano são referentes aos atletas a à arbitragem, que obrigatoriamente terão que passar por exames para poderem participar das partidas.
Sobre os testes, no entanto, não há uma definição sobre quem vai arcar com as despesas. Nem a FPF confirmou que vai bancar a testagem, e alguns clubes já revelaram que não têm condição de financiar. Um presidente de uma equipe participante do estadual deste ano revelou que "este é o problema", sobre a questão do financiamento das testagens.
Trecho do protocolo — Foto: Reprodução
Monitoramento e treinamentos
FPF e clubes já trabalham com a ideia de que a intertemporada deve se iniciar ainda neste mês. Os clubes já foram orientados a organizar concentrações para os atletas ou isolamentos sociais em residências, como já vem acontecendo, e dinâmicas de treino prevendo distância entre os profissionais, além de grupos menores de jogadores, inicialmente.
Os clubes também terão que ter um departamento de saúde - que pode ser o departamento médico já existente em algumas agremiações - para monitorar os jogadores e eventuais sintomas apresentados pelos profissionais da bola. As equipes também têm que evitar aglomerações em vestiários e organizar formas de os atletas se hidratarem de maneira individual, com garrafas para cada jogador, ou a utilização de objetos descartáveis.
São necessárias ainda sete datas para o término do Campeonato Paraibano.
Partidas
Os jogos devem ser retomados inicialmente com portões fechados. Os estádios utilizados serão os que forem liberados pelo poder público, nos casos das praças que não são privadas - apenas o Presidente Vargas, do Treze, é privado, no Campeonato Paraibano 2020.
No Plano de Retomada do Futebol Paraibano, a FPF não mostra como possibilidade o uso apenas de uma sede, que havia sido ventilado anteriormente. Nele, a entidade até fala como devem ser as viagens, onde cada delegação deve ter o mínimo de pessoas possível, mas sem detalhar sobre quantidade e sobre membros permitidos a se deslocar. Segundo as diretrizes, ônibus e alojamentos devem ser sempre desinfectados.
A orientação é que a preleção e o pós-jogo dos atletas com a comissão técnica sejam feitos dentro do campo com espaçamento entre os integrantes de cada time. Apenas os atletas que estão jogando e os árbitros poderão figurar no campo de jogo e entorno sem máscaras de proteção. Na entrada, até o início da partida, até os atletas titulares deverão usar máscara, além de que está dispensado o protocolo de cumprimento entre os adversários. Haverá controle de temperaturas para todos que entrarem nos estádios, sendo impedido o ingresso da pessoa que estiver com temperatura superior a 37,5°.
Definição do retorno
A FPF no documento faz questão de deixar claro que a competição só vai ser retomada com a liberação dos órgãos de saúde e de pelo menos mais duas deliberações. Segundo a entidade estadual, a CBF vai divulgar ainda um novo calendário do futebol para 2020, para detalhar melhor quando voltarão os estaduais e quando serão os campeonatos nacionais.
Além disso, a FPF vai realizar um Congresso Técnico especial para definir com os times paraibanos as datas da retomada do torneio.
Imprensa
Cada veículo de comunicação tem direito a credenciar para o campo de jogo apenas um profissional. Todos terão a temperatura verificada, sendo impedido o ingresso da pessoa que estiver com temperatura superior a 37,5°. Não há previsão de testagem para profissionais da imprensa no plano, havendo apenas uma recomendação disso.
Não haverá entrevistas antes, durante ou depois das partidas, ficando a cargo dos profissionais endereçarem perguntas para as assessorias de imprensa dos clubes. Todos os profissionais terão que usar máscara no exercício do trabalho.
A FPF vai ceder coletes que vão ser administrados pelas chefias dos departamentos esportivos, que vão disponibilizar aos seus subordinados para serem utilizados de maneira individual.
Por conta do retorno de portões fechados, a FPF pretende aumentar o número de transmissões das partidas. Na internet, o GloboEsporte.com detém os direitos de transmissão do Campeonato Paraibano e levará até você as emoções do torneio mais importante do estado.

Por Pedro Alves 
Globoesporte.com
João Pessoa
Share on Google Plus

Inicio Esporte do Vale

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador