Coluna de Eduardo Araújo: Fim de Temporada - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Coluna de Eduardo Araújo: Fim de Temporada

O futebol brasileiro vai chegando no fim da sua temporada, marcada pelas campanhas vitoriosas do Flamengo tanto no Brasileirão como na Libertadores, além do título estadual conquistado no primeiro semestre pelo clube de maior torcida e agora expoente desportivo nacional.
Além disso, há de se fazer menção honrosa ao Athletico Paranaense que eliminou o Flamengo nas quartas de finais, o Grêmio na semifinal e derrotou o Internacional na grande final para se sagrar vencedor da Copa do Brasil 2019, o campeonato mais democrático da nação.
Os outros campeões nacionais foram o Bragantino (que na verdade é Red Bull) pela Série B, o Náutico pela Série C e o Brusque pela Série D. Vale rememorar que o Fortaleza conquistou o título regional da Copa do Nordeste, em pleno Almeidão, em grande jogo contra o Botafogo.
Em terras tabajaras, o Botafogo confirmou o favoritismo e conseguiu o título estadual e o Vice Campeonato Regional. Entretanto, amargou um fim de temporada triste, ficando ainda na primeira fase da Série C, competição que voltará a disputar em 2020.
O Treze, quase rebaixado na elite estadual, conseguiu continuar na Série C, completando os dois representantes paraibanos na terceira divisão nacional, adicionados de Campinense e Atlético de Cajazeiras que irão disputar a Série D com novo formato a partir do próximo ano.
Já a nossa Segunda Divisão estadual terminou com o acesso dos dois clubes favoritos, mas com uma surpreendente reviravolta no jogo final que consagrou o título do Sport Lagoa Seca, nos pênaltis, em cima do invicto São Paulo Crystal em pleno Carneirão.
O São Paulo Crystal merece destaque por conta do trabalho desenvolvido em 2019, conseguindo o tão sonhado acesso (bateu na trave nos últimos dois anos – 2017/2018) e ainda obtendo campanhas vitoriosas no Sub 17 (vice campeão) e sendo finalista do Sub 15, com primeira partida contra a Perilima a ser realizada hoje em Campina Grande e jogo final em Cruz do Espírito Santo no próximo domingo.
Já a Perilima, novo destaque no cenário estadual, manteve-se na elite estadual, sagrou-se campeã do sub 19, semifinalista do sub 17 e finalista do sub 15, demonstrando que o trabalho desenvolvido por seu novo dono veio para ficar.
O Confiança de Sapé conseguiu chegar à final do Sub 19 e será um dos representantes, junto com a Perilima, na Taça São Paulo de Futebol Junior 2020. Porém, ficou na semifinal da Segunda Divisão e irá repetir a participação no ano vindouro.
Por fim, insta mencionar que pela primeira vez na história paraibana a treinadora Gleide Costa (atualmente do Botafogo), não será campeã paraibana, posto que a final inédita será realizada entre o Mixto e o Auto Esporte.
A temporada 2019 vai terminando e com ela a constatação de que boa gestão traz frutos de longo prazo, dada o belíssimo trabalho realizado dentro e fora de campo pelo Flamengo e Athletico Paranaense a nível nacional e, no certame estadual, a nova rivalidade sendo criada na base entre Perilima e São Paulo Crystal que passará a ser jogada também na elite estadual, trazendo à tona novos modelos de gestão de equipes até pouco tempo desconhecidas no cenário futebolístico.

Eduardo Araújo
Advogado
eduardomarceloaraujo@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui