Rio 2016: conheça os paraibanos que vão brigar por medalha na Olimpíada - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Rio 2016: conheça os paraibanos que vão brigar por medalha na Olimpíada

A Olimpíada do Rio vai reunir mais de 10 mil atletas no Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira e seis destes são paraibanos. Kleber Ramos (ciclismo), Jailma Sales e Andressa Oliveira (atletismo), Kaio Márcio (natação), Douglas Santos (futebol) e Mayssa Pessoa (handebol) têm vagas garantidas na competição.
Até hoje, apenas três paraibanos conquistaram medalhas olímpicas, curiosamente, todas elas de prata: Mazinho, no futebol (Seul, 1988); Zé Marco, no vôlei de praia (Sydney, 2000) e Hulk, também no futebol (Londres, 2012). No ranking de estados, considerando o local de nascimento de todos os medalhistas brasileiros, a Paraíba seria apenas a 17ª colocada, com São Paulo podendo se considerar uma potência olímpica.
O GloboEsporte.com/pb aponta quais são as chances de cada um dos seis paraibanos classificados para representar o país no Rio:
ANDRESSA OLIVEIRA
A paraibana é um dos nomes fortes do lançamento de disco no país. No entanto, tem chances quase nulas de subir ao pódio na Olimpíada do Rio. A melhor marca da paraibana é de 64,21 metros, conquistada em 2012 e que lhe valeu o recorde sul-americano.
Andressa Oliveira conseguiu o índice com o recorde sul-americano ao lançar o disco a 60,94 metros(Foto: Reprodução / TV Cabo Branco)
Nos Jogos de Londres, o terceiro lugar do lançamento de disco ficou com a croata Sandra Perkovic, que fez a marca de 65,74 metros. Lançando o disco a 65,89 metros, a alemã Nadine Müller ficou com segunda colocação. A medalha de ouro ficou com a cubana Yarelys Barrios, que atingiu 65,94 metros.
Por causa do recorde sul-americano, Andressa conseguiu vaga em Londres, mas não chegou nem a ir para a final da prova. Ela ficou em 16º lugar, com a marca de 60,94 metros. Atualmente, Andressa está na segunda colocação do ranking brasileiro, com a marca de 59,64 metros.
DOUGLAS SANTOS
Douglas Santos é a maior esperança de medalha de ouro para a Paraíba na Olimpiada. Esta é a primeira vez que o lateral-direito vai participar dos Jogos, mas o paraibano vem sendo convocado para as seleções de base e principal nos último quatro anos.
Douglas Santos é titular absoluto do time de Rogério Micale, que busca o inédito ouro olímpico (Foto: GloboEsporte.com)
A seleção brasileira é cinco vezes campeã mundial, mas ainda não tem um título olímpico. A equipe nacional masculina chegou três vezes à final, em 1984, 1988 e 2012 e ficou com a prata em todas elas. O Brasil ainda tem mais dois bronzes no futebol, conquistados em 1996 e 2008.
JAILMA SALES
Jailma Sales é outra paraibana do atletismo que vai estar na Olimpíada do Rio. Esta é a terceira vez que ela participa dos Jogos, já que também esteve em Pequim-2008 e Londres-2012. Jailma vai disputar os 400m rasos, e também deve ser convocada para integrar a equipe do revezamento 4x400. Nesta última, com boas chances de fazer uma final olímpica. A equipe que conseguiu a classificação para os Jogos do Rio fez o tempo de 42s92. Na Olimpíada de Londres, a equipe ucraniana conquistou a medalha de bronze com o tempo de 42s04.
 
Jailma Sales (D), ao lado da irmã Jucilene em João Pessoa: desta vez ela vai competir sozinha na Olimpíada(Foto: Lucas Barros / GloboEsporte.com/pb)
Jailma é irmã de Jucilene Sales, que também estava cotada para disputar a Olimpíada na prova do lançamento do dardo. No entanto, uma contusão acabou frustrando os planos da caçula. Assim, a família Sales vai dedicar toda a torcida para a meio-fundista.
KAIO MÁRCIO
Entre os paraibanos, Kaio Márcio é o mais experiente em Olimpíada, já que vai para a sua quarta edição dos Jogos - competiu em Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012. No entanto, é outro que tem poucas chances de conseguir algo mais do que passar das fases eliminatórias.
Kaio Marcio vai para a sua quarta olimpíada em 2016 (Foto: Al Belo / Getty Images)
Diferente das edições anteriores, desta vez Kaio vai nadar apenas a prova dos 200 metros borboleta, já que não se classificou para os 100 metros. Assim, também não deve figurar no time do revezamento 4x100 medley.
KLÉBER RAMOS
Kléber Ramos é mais um estreante em Olimpíada. Ele vai disputar a prova de ciclismo de estrada e contra o relógio. Considerado uma das grandes promessas da modalidade no país, Kléber foi uma aposta da Confederação Brasileira de Ciclismo pela renovação, desbancando nomes mais experientes. As boas performances nas provas de estrada, como o Tour do Rio, ajudaram na convocação do paraibano.
As boas performances nas provas de estrada garantiram Kléber Ramos no Rio (Foto: Graziella Batista / MPIX )
A Olimpíada do Rio serve basicamente como experiência, já que as chances de medalha são mínimas. O Brasil não tem tradição no ciclismo e nunca venceu uma medalha nesta prova nos Jogos.
MAYSSA PESSOA
A goleira Mayssa Pessoa foi a última dos atletas paraibanos a ter vaga confirmada, mas tem boas chances de conseguir uma medalha, inclusive de ouro. Isto porque ela vai fazer parte da seleção brasileira de handebol, que vem brigando pelos primeiros lugares nos últimos anos. A meta deste ano é superar a Olímpíada de Londres, quando o time brasileiro foi eliminado nas quartas de final pela Noruega.
Mayssa Pessoa fez parte de todas as recentes conquistas do time de handebol, como o título do Mundial-2013 e as medalhas de ouro no Pan de Santo Domingo e Toronto (Foto: Divulgação / Photo&Grafia)
O sexto lugar em 2012 foi a melhor colocação do país em Olimpíada. Já em 2013, Mayssa esteve na seleção brasileira que venceu o Campeonato Mundial e o Pan-Americano de Santo Domingo, na República Dominicana. Quatro anos depois, repetiu o ouro no Pan de Toronto, no Canadá.
Na Olimpíada do Rio, o time do técnico dinamarquês Morten Soubak ficou no Grupo A, junto com Noruega (campeã olímpica de 2012) e Romênia (que eliminou o país no último Mundial). A chave conta ainda com as equipes de Montenegro, Espanha e Angola. Como o esporte é muito disputado, o Brasil tanto pode ficar com uma medalha (incluindo o ouro) como também pode ser eliminada já numa primeira fase de mata-mata.

Por Larissa Keren
Globo Esporte-João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui