RENOVADA: Seleção brasileira chega à Copa do Mundo sem campeões após 20 anos - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

terça-feira, 27 de maio de 2014

RENOVADA: Seleção brasileira chega à Copa do Mundo sem campeões após 20 anos



A renovação da seleção brasileira em relação à última Copa do Mundo e o jejum de títulos que já chega a 12 anos causaram um fato raro na edição de 2014. Nenhum jogador convocado já levantou a taça. Um dado que preocupa por um lado, já que resume um grupo menos experiente, mas também anima a comissão técnica. Segundo o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira, isso aumenta a fome de vitórias.
Apenas seis atletas do atual grupo chamado por Luiz Felipe Scolari já disputaram um Mundial: Júlio Cesar, Daniel Alves, Maicon, Thiago Silva, Ramires e Fred. Todos em 2006 e/ou 2010, anos em que o Brasil foi eliminado nas quartas de final por França e Holanda, respectivamente. A última vez que a Seleção havia chegado nessas condições foi 1994, ano do tetracampeonato justamente sob o comando de Parreira.
- Esse grupo quer ganhar e criamos um entorno muito bom, com facilidade de trabalho, apoio da CBF. Não tem ninguém aqui que já tenha sido campeão do mundo e poder conquistar esse título em casa motiva a todos de uma forma muito especial - disse o agora braço-direito de Felipão.
Desde que o Brasil levantou sua primeira taça de campeão mundial, em 1958, essa é apenas a quarta Copa sem nenhum jogador vitorioso. As outras foram 1982, 90 e 94.
Em 2010, na África do Sul, Lúcio, Gilberto Silva, Kaká e Kleberson eram remanescentes do pentacampeonato de 2002. Na Copa de 2006, naturalmente, havia ainda mais atletas campeões: Dida, Cafu, Roberto Carlos, Ronaldo, Ronaldinho, Rogério Ceni e Ricardinho.
Na visão da comissão técnica, o currículo em Copas hoje faz menos diferença do que antigamente porque os jogadores adquirem experiência nos clubes, principalmente os que atuam na Europa e disputam a Liga dos Campeões. A quantidade de partidas decisivas das quais eles participam atenua a falta de rodagem pela Seleção.
Em 94, último Mundial que o Brasil disputou sem campeões, havia uma semelhança. Alguns jogadores já haviam entrado em campo em edições anteriores, mas até então estavam marcados por insucessos. Eram os casos de Taffarel, Jorginho, Aldair, Branco, Dunga, Muller, Bebeto e Romário.
- Não cabe fazer comparações de épocas tão diferentes, mas não tem como fugir do bom ambiente, a disposição e o desejo de ganhar a Copa do Mundo. Sentimos isso nas palavras dos jogadores e na maneira como se situam com a gente - afirmou Parreira, técnico naquela oportunidade e coordenador agora.
Considerada uma das maiores equipes de todos os tempos, a seleção brasileira de 1970 tinha apenas um campeão mundial: Pelé, que havia participando tanto das campanhas de 58 quanto de 62.

JOGADORES CAMPEÕES DO MUNDO NAS COPAS: 
 
1962: Gilmar, Castilho, Djalma Santos, Nilton Santos, Bellini, Mauro, Zózimo, Zito, Didi, Pelé, Garrincha, Vavá, Zagallo e Pepe
1966: Gilmar, Altair, Bellini, Djalma Santos, Zito, Pelé e Garrincha
1970: Pelé
1974: Leão, Piazza, Zé Maria, Rivellino, Jairzinho e Edu
1978: Leão e Rivellino
1982: nenhum

1986: Leão
1990: nenhum
1994: nenhum
1998: Taffarel, Cafu, Aldair, Dunga, Leonardo, Bebeto e Ronaldo
2002: Cafu e Ronaldo
2006: Dida, Rogério Ceni, Cafu, Roberto Carlos, Lúcio, Gilberto Silva, Ricardinho, Kaká, Ronaldinho e Ronaldo
2010: Lúcio, Gilberto Silva, Kleberson e Kaká

Por Globo Esporte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui