Procurador do STJD diz que vai pedir a exclusão do Botafogo-PB da Copa do Nordeste - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Procurador do STJD diz que vai pedir a exclusão do Botafogo-PB da Copa do Nordeste


Paulo Schmitt julgamento STJD brasileirão 2013 (Foto: Edgard Maciel de Sá)Paulo Schmitt vai perdir punição contra o Botafogo
(Foto: Edgard Maciel de Sá)

O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, declarou nesta segunda-feira que vai denunciar o Botafogo-PB e pedir a exclusão do clube da Copa do Nordeste. Ele diz que vai fazer isto assim que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhar ao STJD mais detalhes sobre a ação movida na justiça comum pelo vereador pessoense Renato Martins e que culminou na suspensão do jogo entre o Belo e o Náutico, marcado para a noite de hoje no Estádio Nazarenão, em Goianinha.
O vereador que moveu a ação não é dirigente nem responde pelo Botafogo-PB, mas Paulo Schmitt diz que o clube também pode ser punido quando é beneficiado por ações movidas por terceiros. Ainda de acordo com ele, neste caso houve ainda um desrespeito à própria Constituição Federal, que proíbe o ingresso na justiça comum sem que tenham sido eliminado todas as esferas da justiça desportiva. 
Ainda de acordo com Paulo Schmitt, as equipes que recorrem à justiça comum infringem também o artigo 99 do Regulamento Geral de Competição da CBF: "os clubes que tenham concordado em participar de quaisquer das competições, reconhecem a Justiça Desportiva como instância própria para resolver as questões envolvendo disciplina e competições desportivas, nos termos dos parágrafos 1º e 2º do artigo 217 da Constituição Federal, vedado os recursos e medidas cautelares nos tribunais ordinários previstos no parágrafo 2º do artigo 68 dos Estatutos da FIFA”.
Nós não podemos deixar que vontades políticas locais interfiram no andamento da Copa do Nordeste"
Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD
 - Tenho que esperar a CBF ser notificada e enviar o caso para o STJD. Mas assim que chegar nas minhas mãos, vou oferecer uma denúncia pedindo a exclusão do Botafogo da competição. Os times têm que saber que não podem entrar na justiça comum sem esgotar as vias do STJD. Nós não podemos deixar que vontades políticas locais interferam no andamento da Copa do Nordeste – disse o procurador.
Apesar da intenção de Paulo Schmitt, a diretoria do Botafogo se disse calma em relação a situação. Segundo o diretor de futebol do Belo, Ariano Wanderley, o STJD não pode punir o clube por uma coisa que ele não tem culpa.
- Nós não estávamos nem sabendo dessa ação, que foi movida por um vereador que se disse torcedor nosso. E eu só soube disso pela imprensa. Então, como o STJD pode nos punir se não temos culpa? Isso que o Paulo Schmitt disse não tem fundamento e não tem como nós sermos punidos por algo que não cometemos – contou.
O vereador que moveu a ação, Renato Martins, também afirmou que o procurador não tem fundamentos jurídicos para punir o Botafogo pela ação movida por ele.
 - Isso é uma aberração e sem nenhuma consistência técnica. Ele não pode punir o clube por uma ação movida pelos torcedores e que visa o respeito ao Estatuto do Torcedor. O que ele está fazendo é uma ameaça para colocar terror na torcida e no clube – contou o vereador.
Entenda o caso
Após a realização do jogo do Botafogo contra o Sport, no dia 19, no Almeidão, pela Copa do Nordeste, o STJD decidiu interditar o estádio por entender que ele não oferecia a segurança necessária ao torcedor. Na partida, houve confronto entre a torcida do time pernambucano e a polícia. A PM usou spray de pimenta para conter os mais exaltados e os efeitos chegaram ao campo, paralisando o jogo.
Após a interdição, o confronto entre Belo e Náutico deste domingo, que aconteceria na praça esportiva de João Pessoa, foi transferido para o Nazarenão, em Goianinha. No entanto, a juíza Lilian Cananéia concedeu uma liminar que cancela o jogo e diz que o Botafogo tem que mandar seus jogos no Almeidão.

Globoesporte.com/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui