MP veta Perpetão e Marizão e sugere adiar início do Campeonato Paraibano 2014 - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

MP veta Perpetão e Marizão e sugere adiar início do Campeonato Paraibano 2014


promotor valberto lira (Foto: Kako Marques) 
Valberto Lira, promotor de Justiça do Ministério Público da Paraíba (Foto: Kako Marques)
O Campeonato Paraibano de 2014 corre o sério risco de não começar no dia 5 de janeiro. Pelo menos essa é a opinião de Valberto Lira, procurador de Justiça e coordenador da Comissão Estadual Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, que já avisou que vai sugerir o adiamento do Estadual à Federação Paraibana de Futebol (FPF).
Até aqui, os três estádios vistoriados pela comissão foram reprovados pelo Ministério Público. O primeiro foi o Teixeirão, em Santa Rita. E na tarde desta quinta-feira, o Perpetão, em Cajazeiras; e o Marizão, em Sousa. Diante desse quadro, Valberto Lira não vê como a bola rolar dentro de pouco mais de uma semana.
- A decisão de começar ou não o campeonato no dia 5 é exclusivamente da Federação, do conselho arbitral. A comissão só cuida dos estádios, da segurança dos torcedores. Mas acho que o bom senso aconselha que seja adiado, até porque não sei quais estádios estarão em condições de receber jogos no dia 5 - frisou o procurador de Justiça.
Estádio Perpetão, em Cajazeiras (Foto: Reprodução / TV Paraíba)
Perpetão tem muro derrubado e está sem alambrado para separar torcidas adversárias (Foto: Reprodução / TV Paraíba)
A situação se torna ainda mais grave porque os dois principais estádios da Paraíba - o Almeidão, em João Pessoa; e o Amigão, em Campina Grande - também estão passando por reformas e já estão previamente descartados para as três primeiras rodadas do Estadual. Valberto Lira, inclusive, disse que não há sequer datas para serem feitas as próximas vistorias.
Acho que o bom senso aconselha que seja adiado (o Paraibano), até porque não sei quais estádios estarão em condições de receber jogos no dia 5"
Valberto Lira, procurador de Justiça
do Ministério Público da Paraíba
 - Só vamos avaliar os dois estádios quando a Suplan entregar a obra. E isso, ao que me consta, só depois do dia 15 de janeiro - informou.
Vistorias no Sertão
A Comissão Estadual Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios esteve nesta quinta-feira vistoriando o Perpetão e o Marizão. E mesmo com os dois sendo reprovados por ora, Valberto Lira viu uma situação bem diferente entre eles.
O caso mais complicado é o de Cajazeiras. Como as obras estão atrasadas, Valberto Lira demonstra pessimismo quanto ao Atlético jogar em seu estádio no início do Campeonato Paraibano.
- As intervenções de engenharia deixaram o estádio sem nenhuma condição de jogo. Temos um muro derrubado e também o alambrado que separa as torcidas. Como vamos realizar uma partida desse jeito? - perguntou Valberto, ressaltando que a engenheira responsável pela obra deu um prazo até o dia 15 de janeiro para que a reforma esteja concluída e apta para uma nova vistoria.
Estádio Marizão, em Sousa (Foto: Reprodução / TV Paraíba)
Estádio Marizão, em Sousa, deve ficar pronto até o dia 15 de janeiro
(Foto: Reprodução / TV Paraíba)

Em seguida, a comissão seguiu para Sousa. No Marizão, a situação encontrada foi bem mais animadora. De acordo com Valberto, o estádio está praticamente liberado para o Campeonato Paraibano, faltando apenas pequenos detalhes.
- A única questão pendente no Marizão é em relação às saídas de emergência. Mas isso pode ser feito nos próximos dias, dependente apenas de vontade política - alertou.
Nesta sexta-feira, a comissão segue para vistoriar o José Cavalcanti, em Patos. Mesmo sem os times da cidade no Campeonato Paraibano, a intenção é dar uma opção à FPF para programar os jogos de Sousa e Atlético, casos seus estádios não estejam liberados até o dia 5 (isso se a competição começar mesmo no início de janeiro).
Prefeitura de João Pessoa realiza últimas reformas no Estádio da Graça antes do início do Campeonato Paraibano (Foto: Renata Vasconcellos) 
Estádio da Graça ainda precisa passar por melhorias para receber jogos do Paraibano(Foto: Renata Vasconcellos / GloboEsporte.com/PB)
Comissão põe em risco utilização da Graça
Sem contar com o Almeidão, a cidade de João Pessoa pode ficar também sem o Estádio da Graça no início do Campeonato Paraibano. Valberto Lira informou que algumas intervenções sugeridas pela comissão há seis meses nunca foram realizadas e que isso pode tirar a praça de esportes do certame de 2014.
- São obras sugeridas por nós há seis meses e que não foram feitas. Será que vão ser feitas em seis dias?
A Graça é a única opção para Auto Esporte, CSP e Santa Cruz de Santa Rita disputarem a primeira fase do Campeonato Paraibano.
torcedores Atlético-PR briga Joinville (Foto: Reprodução / RPCTV) 
Torcedores de Atlético-PR e Vasco brigam na Arena Joinville (Foto: Reprodução / RPCTV)
Confusão em Joinville serve de alerta
O rigor adotado pela Comissão Estadual Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios coincide com a discussão sobre a situação das praças esportivas do país, especialmente após a confusão das torcidas de Atlético-PR e Vasco na Arena Joinville, pelo Campeonato Brasileiro. Valberto Lira lembrou que o trabalho feito na Paraíba busca minimizar problemas dessa natureza.
- Muita gente pede para que os estádios sejam liberados de qualquer jeito. Mas temos que zelar pela segurança, pela prevenção de acidentes. O entulho de uma obra pode virar arma na mão de torcedores. Muita gente fala por falar, mas será o primeiro a criticar em caso de tragédia - finalizou o procurador de Justiça.

 
Por

João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui