Jô Soares: um apaixonado pelo futebol desde criança! - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Jô Soares: um apaixonado pelo futebol desde criança!

Foto: Reprodução
Nesta sexta-feira faleceu Jô Soares, jornalista, escritor e humorista, aos 84 anos, em São Paulo. Ele era um apaixonado por futebol. Sempre que podia, comentava sobre futebol em seus programas. Em 2018 chegou a ser comentarista especial da Fox Sports sobre o Mundial, comentando diretamente da sua residência. Mas acompanhou de perto uma Copa que poucos brasileiros assistiram: Copa da Suíça, em 1954. Procurou ensinar a Pelé bater uma penalidade máxima, ironizar os erros de arbitragem nos anos 80 (mas parecem de 2022) e entrevistou todo elenco do fantástico Santos de 2010.
Nascido em 1938, no Rio de Janeiro, Jô Soares fazia piada que queria ser jogador de hóquei no gelo, mas sempre foi apaixonado por futebol. Sobrinho de Kanela, um dos maiores técnico de basquete da história do Brasil, sua vida sempre caminhou ao lado do esporte.
Aos 12 anos, foi um dos 199.854 torcedores presentes ao Maracanazzo, a grande final da Copa do Mundo de 1950, como relatou em seu livro A Copa que Ninguém Viu e a que Não Queremos Lembrar, de 1994, sobre a primeira edição do Mundial no Brasil.
Ainda em 1982, quando a seleção brasileira comandada por Telê Santana encantava o país, Jô Soares deu voz ao clamor popular com o personagem Zé da Galera, no programa Viva o Gordo, da TV Globo. Na atração, Zé da Galera pegava o orelhão e ligava a Telê para falar "Bota ponta, Telê!”.
A seleção não jogava com pontas – atuava no esquema 4-4-2 que começou a ser usado naquele período. No 4-4-2, o meio-campo tinha dois volantes e dois meias – Cerezo, Falcão, Socrates e Zico e dois atacantes – Éder Aleixo e Serginho Chulapa, que não precisavam descer pelo fundo, já que os laterais ocupavam o espaço – Leandro na direita e Júnior na esquerda.
Só que antes, interpretando o mordomo Gordon, no programa Família Trapo, na TV Record. Ao lado de Ronald Golias, eles tentaram ensinar Pelé a jogar futebol, especialmente a bater um pênalti. Na atração, Jô Soares “brincou” de ser goleiro.
Nos anos 80, Jô Soares lançou um personagem que satirizava os erros de arbitragem. Ele era um “bandeirinha” e discutia com o árbitro de campo dentro dos vestiários sobre lances polêmicos de campo.
Em 2010, Jô entrevistou o então jovem Neymar, que surgia na Vila Belmiro. Vários jogadores do Santos participaram da entrevista. Uma das entrevistas mais lembradas pelos “mais jovens” por reunir tanta gente no estúdio. O treinador Dorival Junior, hoje no Flamengo, também participou. Nos seus programas sempre recebia comentaristas esportivos, jogadores e treinadores de futebol. Personalidades de outras modalidades também tinha espaço no Programa do Jô na Globo e Jô Onze e Meia no SBT.
Em 2018 comentou a Copa do Mundo, já um pouco debilitado, para a Fox Sports, em um programa com treinadores. Ele participava da atração da sua residência. E depois do Mundial antecipou o que viraria prática nos clubes brasileiros: a contratação de técnicos estrangeiros.
“Nunca houve um ciclo tão longo de predomínio do futebol europeu nas Copas. Como não há nada a aprender com isso? Precisamos dos técnicos deles. Eu aprendo todo dia. Saio na rua e sempre trago uma lição nova para casa. Descubro alguma coisa nova com pessoas na rua”, opinou.
Jô Soares morreu na madrugada desta sexta-feira no hospital Sírio-Libanês em São Paulo, segundo informações o apresentador estava internado desde 28 de julho, a causa da morte não foi divulgada. O anúncio do falecimento foi feito por Flávia Pedra, ex mulher do apresentador, e confirmada pela assessoria de imprensa. O velório e o enterro serão reservados apenas a familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui