Há 20 anos, Paysandu vencia o Cruzeiro e conquistava a última edição da Copa dos Campeões - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Há 20 anos, Paysandu vencia o Cruzeiro e conquistava a última edição da Copa dos Campeões

 
Foto: Marcos Michellin
A conquista de um título já é marcante na história de um clube de futebol. Porém, quando a façanha é realizada por time que não era tido como favorito, o feito acaba sendo ainda maior. Há exatos 20 anos, o Paysandu vencia o Cruzeiro e conquistava a última edição da Copa dos Campeões.
A competição reunia os melhores dos regionais do Brasil - Copa Rio-São Paulo, Copa Sul-Minas, Copa do Nordeste, Copa Norte e Copa Centro-Oeste. O torneio foi disputado por três anos seguidos. O primeiro a vencer foi Palmeiras, depois o Flamengo e, por último, o Paysandu.
A conquista bicolor não foi fácil. Após perder o jogo de ida por 2 a 1, em um Mangueirão lotado, o Papão precisava reverter o placar em um partida realizada no Castelão, em Fortaleza. A equipe paraense venceu por 4 a 3 no tempo normal e 3 a 0 nos pênaltis. Autor da última cobrança, Luís Fernando relembra com carinho do título.
Cada vez que fala de Paysandu e Copa dos Campeões, parece que estou vivendo aquele momento. Acho que isso ficou gravado, impresso no coração, na mente. Parece que isso se torna mais presente. O tempo passa e eu estou vivendo cada dia novamente isso.
Um dos heróis da campanha do Paysandu foi o atacante Vandick, vice-artilheiro daquela competição com cinco gols. Ele foi autor de três gols em cima do Cruzeiro na última partida, ajudando o time no maior título da história do clube.
Nosso grupo tinha Fluminense, Corinthians e Náutico. Quer dizer, entramos como azarões e acabamos terminando em primeiro na primeira fase, isso nos deu a condição de jogar sempre em casa. Tivemos o privilégio de jogar em Belém e o torcedor foi fundamental naquela conquista.
Adversário do Papão na decisão, o ex-atacante Fábio Júnior, hoje comentarista do Grupo Globo, foi artilheiro do torneio com seis gols. Ele conta que mantém uma ligação com o clube paraense.
Posso confessar que sou fã de carteirinha da torcida do Paysandu. Fui algumas vezes em Belém jogar contra o Paysandu, era sempre muito lindo ver a festa da torcida. O estádio cheio, cantando e apoiando. Era sempre muito bacana de jogar. Quero parabenizar o Paysandu por esses 20 anos da conquista, que marcou não só eles, mas para mim.
O técnico do Papão naquela título foi o icônico Givanildo Oliveira, um dos maiores da história do clube. A taça é a mais importante para a vitoriosa carreira do treinador de 73 anos, segundo diz ele mesmo.
Pode ser pela importância no Brasil todo, acho que talvez tenha sido. A história não apaga. A ruim não apaga, imagina a boa. Aí é que fica, marca. Isso está até hoje lá no Paysandu.
Com o título, o Paysandu garantiu uma vaga inédita na Libertadores da América do ano seguinte. O clube é até hoje o único da região norte a participar do torneio continental, tendo feito uma campanha de destaque.
Para quem viveu, participou ou acompanhou de longe, que comemore. Comemore bem esses 20 anos, porque foi a maior conquista. Não foi só a maior conquista do Paysandu, é a maior conquista do futebol do norte – ressalta o ex-atacante Vandick.
O título da Copa dos Campeões foi o terceiro do Paysandu em 2002, que já havia vencido o Campeonato Paraense e a Copa Norte. Para celebrar a tríplice coroa, a diretoria do clube lançou um uniforme comemorativo e realizou um jogo festivo com os ídolos daquela época, no mês passado.
Campanha do Paysandu
Primeira fase
Corinthians 1 x 1 Paysandu
Paysandu 0 x 0 Fluminense
Paysandu 3 x 2 Náutico
Quartas de final
Paysandu 2 x 1 Bahia
Semifinal
Paysandu 3 x 1 Palmeiras
Final
Jogo de ida: Paysandu 1 x 2 Cruzeiro
Local: Mangueirão (Belém-PA)
Público: 53.615
Gols: Fábio Júnior 14' e Sandro Goiano 32' do 1º; Joãozinho 18' do 2º;
Paysandu: Marcão; Marcos, Gino, Sérgio e Luís Fernando; Sandro Goiano, Rogerinho, Jóbson (Trindade) e Wélber; Jajá (Cleisson) e Vandick (Albertinho). Técnico: Givanildo Oliveira.
Cruzeiro: Jefferson; Maicon, Cris, Luisão e Leandro; Ricardinho, Augusto Recife (Fernando Miguel), Vânder e Jorge Wagner (Jussiê); Lucas (Joãozinho) e Fábio Júnior. Técnico: Marco Aurélio.
Jogo de volta: Cruzeiro 3 x 4 Paysandu (pênaltis: 0 x 3)
Local: Castelão (Fortaleza-CE)
Público: 5.719
Gols: Fábio Júnior 9', Vandick 11', Vandick 22', Cris 39' e Vandick 40' do 1º; Fábio Júnior 3' e Jóbson 12' do 2º;
Cruzeiro: Jefferson; Maicon (Ruy), Cris, Luisão e Leandro; Augusto Recife, Ricardinho, Vânder e Jorge Wagner (Jussiê); Joãozinho e Fábio Júnior. Técnico: Marco Aurélio.
Paysandu: Marcão, Marcos, Gino, Sérgio e Luís Fernando; Sandro Goiano, Rogerinho, Jóbson e Vélber; Jajá (Vânderson) e Vandick (Albertinho). Técnico: Givanildo Oliveira.

GE
Belém, PA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui