Causos & Lendas do Nosso Futebol: VOCÊ SE LEMBRA DO VOLANTE ERIVAN? - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 6 de agosto de 2022

Causos & Lendas do Nosso Futebol: VOCÊ SE LEMBRA DO VOLANTE ERIVAN?

 
Ele nasceu na belíssima e histórica cidade de Olinda, estado de Pernambuco, precisamente no dia 05 de novembro do ano de 1958. Foi registrado por seus pais com o nome de ERIVAN PEREIRA DA SILVA, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o seguro e competente volante “ERIVAN”.
A sua carreira dentro das quatro linhas começou no infantil do Independência Futebol Clube, equipe de futebol fundada pelo seu pai. Logo cedo ele demonstrou aptidão e intimidade, com a bola, resultando, no ano de 1972, em sua ida para as disputadas categorias de base do Clube Náutico Capibaribe. Nessa época ele jogava de meia de armação, tendo como destaque a sua visão de jogo e o chute forte e bem direcionado ao gol, atributos que o levou a integrar a seleção pernambucana de juniores.
Em 1979, com vinte e um anos de idade, o nosso homenageado assinou o seu primeiro contrato profissional com o famoso alvirrubro dos Aflitos. Nessa época, ele já havia optado em jogar como volante, posição que seguiria em toda a sua carreira de atleta. Chegou a ser campeão do torneio início pernambucano, porém em um plantel que tinha atletas do nível de Jorge Mendonça, Beliato, Sidcley, Drailton, Fernando Santana, Luciano Veloso e Fedato era difícil para ERIVAN conseguir o seu espaço no grupo.
A falta de espaço para jogar no alvirrubro da Veneza brasileira, em 1980, resultou na sua vinda para o também alvirrubro de João Pessoa, o tradicional Auto Esporte Clube. Depois de jogar uma temporada no clube do povo, ele foi obrigado a retornar ao Recife e novamente se integrar ao plantel do Clube Náutico Capibaribe. Com o desligamento do então treinador Roberto Brida, novamente ficou sem espaço no grupo, o que fez conseguir o seu passe e voltar para a cidade de João Pessoa, desta vez para a Maravilha do Contorno para vestir a tradicional camisa do Botafogo Futebol Clube, tendo o prazer de jogar ao lado de João Carlos e Deca. Em 1983, resolveu deixar o alvinegro da estrela vermelha e retornar ao Auto Esporte Clube, onde jogou até o final da temporada de 1985, ao lado de amigos como Nascimento e Waldeci.
Posteriormente, foi jogar no tricolor canavieiro do Santa Cruz Recreativo Esporte Clube, da próspera e vizinha cidade de Santa Rita, onde permaneceu até o ano de 1989 e teve o prazer de se iniciar como treinador e encerrar a sua carreira. Todavia, já com 38 anos de idade, não conseguiu recusar um convite do vitorioso treinador Zé Lima e jogou mais uma temporada com a camisa da Sociedade Esportiva de Sousa quando encerrou em definitivo.
Penduradas as suas famosas chuteiras, voltou para Pernambuco e foi trabalhar na iniciativa privada. ERIVAN também concluiu o Curso de Treinador de Futebol pela UNIBRA. Hoje, com 63 anos de idade, bem vividos, ele mata a saudade dos gramados vestindo o uniforme da Associação Máster do Santa Cruz. Para nós torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o SR. ERIVAN PEREIRA DA SILVA, o popular volante ERIVAN, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

Por Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui